Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DVD infantil (re)anima gravações de Elba, Elis Elza, Nara e Ney sobre a fauna

DVD direcionado pela gravadora Universal Music ao público infantil e lançado neste ano de 2015 por conta da movimentação do mercado de música infantil na época do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, Pra gente miúda - Bichinhos (re)anima gravações de músicas sobre a fauna nacional com a adição de animações computadorizadas em 3D que criam personagens para as canções. São fonogramas antigos, gravados por nomes como Elba Ramalho, Elis Regina (1945 - 1982), Elza Soares, Marina Lima, Moraes Moreira, Nara Leão (1945 - 1989) e Ney Matogrosso, entre outros nomes. Elza, por exemplo, canta O pato (Jaime Silva e Neusa Teixeira, 1960) em gravação de 1973. Elis é ouvida em A corujinha (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1980), fonograma do álbum A arca de Noé (Ariola, 1980). Já Nara abre a coletânea com seu registro de O circo (Sidney Miller, 1967) - feito no álbum Vento de maio (Philips, 1967) - enquanto Elba canta O peru (Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade) em gravação do álbum Arca de Noé 2 (Ariola, 1981). Até o choro Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros, 1931) entra na brincadeira com a gravação feita por Ney Matogrosso para o álbum Batuque (Universal Music, 2001). Outro fonograma inusitado na fauna do DVD é Rock da barata, composto por Jorge Mautner e ouvido na voz do autor em gravação de 1973. A coletânea Pra gente miúda - Bichinhos sai também no formato de CD, evidentemente sem as animações em 3D que são as novidades do DVD.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ DVD direcionado pela gravadora Universal Music ao público infantil e lançado neste ano de 2015 por conta da movimentação do mercado de música infantil na época do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, Pra gente miúda - Bichinhos (re)anima gravações de músicas sobre a fauna nacional com a adição de animações computadorizadas em 3D que criam personagens para as canções. São fonogramas antigos, gravados por nomes como Elba Ramalho, Elis Regina (1945 - 1982), Elza Soares, Marina Lima, Moraes Moreira, Nara Leão (1945 - 1989) e Ney Matogrosso, entre outros nomes. Elza, por exemplo, canta O pato (Jaime Silva e Neusa Teixeira, 1960) em gravação de 1973. Elis é ouvida em A corujinha (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1980), fonograma do álbum A arca de Noé (Ariola, 1980). Já Nara abre a coletânea com seu registro de O circo (Sidney Miller, 1967) - feito no álbum Vento de maio (Philips, 1967) - enquanto Elba canta O peru (Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade) em gravação do álbum Arca de Noé 2 (Ariola, 1981). Até o choro Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros, 1931) entra na brincadeira com a gravação feita por Ney Matogrosso para o álbum Batuque (Universal Music, 2001). Outro fonograma inusitado na fauna do DVD é Rock da barata, composto por Jorge Mautner e ouvido na voz do autor em gravação de 1973. A coletânea Pra gente miúda - Bichinhos sai também no formato de CD, evidentemente sem as animações em 3D que são as novidades do DVD.

Rafael M. disse...

Leny Andrade acaba de lançar um disco junto com o guitarrista Roni Ben Hur chamado "Alegria de Viver" pela gravadora internacional Motéma Music. O disco pode ser ouvido no Deezer. Álbum maravilhoso!!! Espero que tenha divulgação aqui no blog!!!

http://motema.com/releases/alegria-de-viver/

Rafael M. disse...

Essa é a relação de faixas do disco da Leny Andrade e seus respectivos compositores...

Leny Andrade & Roni Ben-Hur

Álbum: "Alegria de Viver" (2015)

Gravadora: Motéma Music (EUA)

1. Samba Iluminado (Fred Falcão/Marcello Silva)
2. Balanço Zona Sul (Tito Madi)
3. Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
4. Refém da Solidão (Baden Powell/Paulo César Pinheiro)
5. Estrada Branca (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
6. Alegria de Viver (Luiz Eça/Adapt. Fernanda Quinderé)
7. Cantador (Dori Caymmi/Nelson Motta)
8. É Preciso Perdoar (Carlos Coquejo/Alcyvando Luz)
9. Carinhoso (Pixinguinha/João de Barro)
10. Passa Por Mim (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle)
11. Rugas (Nelson Cavaquinho/Augusto Garcez/Ari Monteiro)
12. Ana Luisa (Tom Jobim)
13. Una Mañana (Morning) (Clare Fischer/Vrs. Barbara Ransom)
14. O Que É Amar (Johnny Alf)