Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Segundo álbum da banda Malta, 'Nova era' desgasta a fórmula de 'Supernova'

Resenha de CD
Título: Nova era
Artista: Malta
Gravadora: Som Livre
Cotação: * *

Lançado em setembro de 2014, o primeiro álbum da banda Malta, Supernova, foi o quarto disco mais vendido no mercado fonográfico brasileiro no ano passado, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). O álbum vendeu nada menos do que 280 mil cópias de sua edição física em CD no rastro da exposição nacional do quarteto na primeira temporada do reality musical Superstar - exibida pela TV Globo de abril a julho de 2014 - e no embalo do sucesso de Diz pra mim, power balada de autoria de Bruno Boncini, vocalista e principal compositor do grupo formado em 2013 na cidade de São Paulo (SP). Nova era - segundo álbum da Malta, lançado neste mês de outubro de 2015 pela gravadora Som Livre, pouco mais de um ano após Supernova - repete e desgasta a fórmula de seu antecessor, como já haviam sinalizado músicas previamente lançadas na web como Dona da voz (Bruno Boncini) e Lá fora (Bruno Boncini). Balada de refrão forte, que evoca os hits do grupo carioca Roupa Nova nos anos 1980, Lá fora tem potencial para bisar o êxito de Diz pra mim nas paradas populares. Contudo, Nova era carece de novidade, soando como cópia de Supernova. Algumas músicas, aliás, são sobras da seleção de repertório do álbum anterior da Malta. Outras foram compostas ao longo da turnê nacional feita pela banda ao longo deste último ano de superexposição na mídia global. Produzido por Adriano Daga (baterista da Malta) com arranjos criados por todos os músicos da banda, Nova era é disco gravado entre junho e agosto deste ano de 2015 após a turnê promocional de Supernova. Parece não haver tido tempo suficiente para que Adriano Daga, Bruno Boncini (voz, violões, cello e piano), Diego Lopes (baixo) e Thor Moraes (guitarras, violões, banjo e programação) procurassem renovar o som da Malta, justificando o título do disco. Afinal, o que se ouve ao longo das 11 faixas do CD é uma série de triviais baladas - Miragem (Bruno Boncini), Cinderela (Bruno Boncini), Pensa em mim (Bruno Boncini) e Mais do que ontem (Bruno Boncini), entre outras - alocadas no meio de eventuais pop rocks, caso de Todo o mal (Bruno Boncini e Thor Moraes). As letras geralmente românticas tampouco contribuem para valorizar o disco, versando sobre o amor de forma banal. Nem a parceria de Bruno Boncini com Edu Falaschi - cantor e compositor paulistano projetado em bandas de rock como Angra - que fecha o álbum, Sou eu, acrescenta alguma real novidade à atual era da Malta. Faltou coragem - e talvez tempo e interesse - para virar o disco e iniciar, de fato, nova era.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Lançado em setembro de 2014, o primeiro álbum da banda Malta, Supernova, foi o quarto disco mais vendido no mercado fonográfico brasileiro no ano passado, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). O álbum vendeu nada menos do que 280 mil cópias de sua edição física em CD no rastro da exposição nacional do quarteto na primeira temporada do reality musical Superstar - exibida pela TV Globo de abril a julho de 2014 - e no embalo do sucesso de Diz pra mim, power balada de autoria de Bruno Boncini, vocalista e principal compositor do grupo formado em 2013 na cidade de São Paulo (SP). Nova era - segundo álbum da Malta, lançado neste mês de outubro de 2015 pela gravadora Som Livre, pouco mais de um ano após Supernova - repete e desgasta a fórmula de seu antecessor, como já haviam sinalizado músicas previamente lançadas na web como Dona da voz (Bruno Boncini) e Lá fora (Bruno Boncini). Balada de refrão forte, que evoca os hits do grupo carioca Roupa Nova nos anos 1980, Lá fora tem potencial para bisar o êxito de Diz pra mim nas paradas populares. Contudo, Nova era carece de novidade, soando como cópia de Supernova. Algumas músicas, aliás, são sobras da seleção de repertório do álbum anterior da Malta. Outras foram compostas ao longo da turnê nacional feita pela banda ao longo deste último ano de superexposição na mídia global. Produzido por Adriano Daga (baterista da Malta) com arranjos criados por todos os músicos da banda, Nova era é disco gravado entre junho e agosto deste ano de 2015 após a turnê promocional de Supernova. Parece não haver tido tempo suficiente para que Adriano Daga, Bruno Boncini (voz, violões, cello e piano), Diego Lopes (baixo) e Thor Moraes (guitarras, violões, banjo e programação) procurassem renovar o som da Malta, justificando o título do disco. Afinal, o que se ouve ao longo das 11 faixas do CD é uma série de triviais baladas - Miragem (Bruno Boncini), Cinderela (Bruno Boncini), Pensa em mim (Bruno Boncini) e Mais do que ontem (Bruno Boncini), entre outras - alocadas no meio de eventuais rocks, caso de Todo o mal (Bruno Boncini e Thor Moraes). As letras geralmente românticas tampouco contribuem para valorizar o disco, versando sobre o amor de forma banal. Nem a parceria de Bruno Boncini com Edu Falaschi - cantor e compositor paulistano projetado em bandas de rock como Angra - que fecha o álbum, Sou eu, acrescenta alguma real novidade à atual era da Malta. Faltou coragem - e talvez tempo e interesse - para virar o disco e iniciar, de fato, nova era.

Luca disse...

O Roupa Nova com todos seus defeitos tá muito a frente desse grupo