Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sob efeito de Daniel Lanois, 'Le Noise' amplifica a guitarra de Neil Young

Resenha de CD
Título: Le Noise
Artista: Neil Young
Gravadora: Reprise Records / Warner Music
Cotação: * * * *

O título do 33º álbum de estúdio de Neil Young, Le Noise, faz trocadilho com o sobrenome do produtor do disco, Daniel Lanois, habitualmente associado a álbuns do grupo U2 e do cantor Bob Dylan. Young já havia se encontrado em shows com Lanois, mas nunca havia entrado em estúdio com o produtor. Gravado em Los Angeles (EUA), Le Noise flagra o trovador canadense a sós com sua guitarra. Sob efeitos sonoros urdidos por Lanois, especialmente perceptíveis em faixas como Walk with me e Sign of Love, Young canta oito temas que expõem sua atitude e sua visão do mundo. Apesar da eventual moldura acústica de músicas como Love and War, Le Noise é álbum elétrico que amplifica a guitarra de Young com direito a distorções e sujeiras (estas detectadas em Angry World, trunfo do contundente repertório que destaca também a acústica Peaceful Valley Boulevard). Em forma, aos 65 anos, o artista reitera em Le Noise o vigor mostrado em álbuns recentes como Living with War (2006) e Fork in the Road (2009).

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O título do 33º álbum de estúdio de Neil Young, Le Noise, faz trocadilho com o sobrenome do produtor do disco, Daniel Lanois, habitualmente associado a álbuns do grupo U2 e do cantor Bob Dylan. Young já havia se encontrado em shows com Lanois, mas nunca havia entrado em estúdio com o produtor. Gravado em Los Angeles (EUA), Le Noise flagra o trovador canadense a sós com sua guitarra. Sob efeitos sonoros urdidos por Lanois, especialmente perceptíveis em faixas como Walk with me e Sign of Love, Young canta oito temas que expõem sua atitude e sua visão do mundo. Apesar da eventual moldura acústica de músicas como Love and War, Le Noise é álbum elétrico que amplifica a guitarra de Young com direito a distorções e sujeiras (estas detectadas em Angry World, trunfo do contundente repertório que destaca também a acústica Peaceful Valley Boulevard). Em forma, aos 65 anos, o artista reitera em Le Noise o vigor mostrado em álbuns recentes como Living with War (2006) e Fork in the Road (2009).

Ismael Angelus disse...

O velho Neil manteve uma garra e energia que poucos artistas de sua geração conseguiram.

Ansioso para escutar mais essa obra do mestre.

=D