Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Primeiro DVD do Mundo Livre eterniza grupo em cena com imagens quentes

Resenha de DVD + CD
Título: Mangue bit ao vivo
Artista: Mundo Livre S/A
Gravadora: Coqueiro Verde Records
Cotação: * * * *

Formato cada vez mais desgastado no diluído mercado fonográfico, já que os canais do YouTube se tornaram a principal plataforma audiovisual de lançamento e veiculação de música, o DVD ainda sobrevive na indústria brasileira com eventual relevância. A edição de Mangue bit ao vivo tem o mérito de apresentar o primeiro registro audiovisual (oficial) de show do Mundo Livre S/A. Embora ofuscado pela supremacia da conterrânea Nação Zumbi na mídia, o bom grupo pernambucano - capitaneado pelo vocalista, guitarrista e compositor Fred Zero Quatro - foi um dos pilares do movimento recifense da década de 1990 rotulado como Mangue Beat. Felizmente, o primeiro DVD do grupo - gravado ao vivo em shows feitos pelo Mundo Livre S/A em 10 e 11 de abril de 2015, no Sesc Belenzinho, na cidade de São Paulo (SP) - foi filmado a tempo de eternizar o grupo com o baixista Walter Areia, músico que saiu da banda na última sexta-feira, 29 de abril de 2016, para morar em Lisboa, Portugal. A filmagem, aliás, é quente. A direção de João Solda conseguiu captar o calor das duas apresentações da banda no Sesc Belenzinho em palco adornado com cenário criado por Gigi Barreto com inspiração na arquitetura caótica das palafitas que povoam os manguezais urbanos do Recife (PE) com a lama revolvida pelos grupos do movimento musical dos anos 1990. Editado pela Coqueiro Verde Records em kit duplo que traz também o CD ao vivo resultante da gravação, o DVD faz jus ao histórico honroso do grupo. Já o roteiro peca por dar pouca ênfase ao repertório do antológico primeiro álbum do Mundo Livre S/A, Samba esquema noise (Banguela Records, 1994), gravado quando Otto ainda era o percussionista do grupo. Do álbum mais relevante da discografia do Mundo Livre S/A, Mangue bit ao vivo rebobina somente as músicas Livre iniciativa (Fred Zero Quatro e Tony Rodrigues Montenegro, 1994) e Manguebit (Fred Zero Quatro, 1994). Em contrapartida, o roteiro apresenta a inédita Loló Luiza (Fred Zero Quatro), samba noise de tom leve e lúdico acentuado pela gagueira esboçada por Fred Zero Quatro na interpretação da canção. O som feito pelo Mundo Livre S/A é quente como as imagens do DVD. O público - que faz coro em músicas como Computadores fazem arte (Fred Zero Quatro), clássico do Mangue Beat lançado no primeiro álbum da Nação Zumbi -  também contribui para manter alta a temperatura do show (bem) gravado ao vivo para ser exibido neste oportuno primeiro DVD do Mundo Livre S/A.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Formato cada vez mais desgastado no diluído mercado fonográfico, já que os canais do YouTube se tornaram a principal plataforma audiovisual de lançamento e veiculação de música, o DVD ainda sobrevive na indústria brasileira com eventual relevância. A edição de Mangue bit ao vivo tem o mérito de apresentar o primeiro registro audiovisual (oficial) de show do Mundo Livre S/A. Embora ofuscado pela supremacia da conterrânea Nação Zumbi na mídia, o bom grupo pernambucano - capitaneado pelo vocalista, guitarrista e compositor Fred Zero Quatro - foi um dos pilares do movimento recifense da década de 1990 rotulado como Mangue Beat. Felizmente, o primeiro DVD do grupo - gravado ao vivo em shows feitos pelo Mundo Livre S/A em 10 e 11 de abril de 2015, no Sesc Belenzinho, na cidade de São Paulo (SP) - foi filmado a tempo de eternizar o grupo com o baixista Walter Areia, músico que saiu da banda na última sexta-feira, 29 de abril de 2016, para morar em Lisboa, Portugal. A filmagem, aliás, é quente. A direção de João Solda conseguiu captar o calor das duas apresentações da banda no Sesc Belenzinho em palco adornado com cenário criado por Gigi Barreto com inspiração na arquitetura caótica das palafitas que povoam os manguezais urbanos do Recife (PE) com a lama revolvida pelos grupos do movimento musical dos anos 1990. Editado pela Coqueiro Verde Records em kit duplo que traz também o CD ao vivo resultante da gravação, o DVD faz jus ao histórico honroso do grupo. Já o roteiro peca por dar pouca ênfase ao repertório do antológico primeiro álbum do Mundo Livre S/A, Samba esquema noise (Banguela Records, 1994), gravado quando Otto ainda era o percussionista do grupo. Do álbum mais relevante da discografia do Mundo Livre S/A, Mangue bit ao vivo rebobina somente as músicas Livre iniciativa (Fred Zero Quatro e Tony Rodrigues Montenegro, 1994) e Manguebit (Fred Zero Quatro, 1994). Em contrapartida, o roteiro apresenta a inédita Loló Luiza (Fred Zero Quatro), samba noise de tom leve e lúdico acentuado pela gagueira esboçada por Fred Zero Quatro na interpretação da canção. O som feito pelo Mundo Livre S/A é quente como as imagens do DVD. O público - que faz coro em músicas como Computadores fazem arte (Fred Zero Quatro), clássico do Mangue Beat lançado no primeiro álbum da Nação Zumbi - também contribui para manter alta a temperatura do show (bem) gravado ao vivo para ser exibido neste oportuno primeiro DVD do Mundo Livre S/A.

Bernardo Barroso Neto disse...

Comprei o dvd com o cd realmente está sensacional. Mundo Livre SA é uma das maiores bandas do Brasil. Só corrigindo Mauro: do primeiro álbum deles também tem A bola do jogo, que só está no DVD.

BIGODE disse...

Acho os primeiros 4 albuns do Mundo Livre obrigatorios, além de incriveis..mas sempre achei eles terriveis ao vivo, não curto....

No maximo compraria esse cd/dvd por conta do desenho do Derlon na capa, grande grafiteiro artista talentoso demais