Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 12 de maio de 2016

Freire reitera o toque romântico do piano no primeiro álbum dedicado a Bach

Nelson Freire nunca tinha gravado um álbum inteiramente dedicado à obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) na discografia iniciada em 1957 e impulsionada na década de 1960 com série de álbuns editados pela gravadora CBS. Bach - o álbum lançado pela gravadora inglesa Decca em março deste ano de 2016 e editado no Brasil via Universal Music neste mês de maio - preenche essa lacuna na obra fonográfica do pianista mineiro. Freire evidencia o toque romântico e cristalino do piano na execução da Toccata in C minor, BWV 911, do Concerto in D minor, BWV 974 e dos sete movimentos que compõem a Partita nº 4 in D major, BWV 828, entre outras obras. Pianista aclamado em escala mundial no universo da música erudita, Freire reitera o rigor e precisão no toque do piano ao abordar obras como a English suite nº 3 in G minor, BWV 808. No último dos 22 temas alinhados no repertório do álbum Bach, Freire toca o clássico popular Jesus, alegria dos homens - obra extraída da Cantata nº 147 - com arranjo feito pela pianista inglesa Myra Hess (1890 - 1965). A edição física em CD de Bach traz no encarte texto escrito pelo pianista norte-americano Jed Distler sobre a incursão de Freire pela obra do compositor alemão. O texto de Distler aparece no original - em inglês - e em traduções feitas para o francês e o alemão.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Nelson Freire nunca tinha gravado um álbum inteiramente dedicado à obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) na discografia iniciada em 1957 e impulsionada na década de 1960 com série de álbuns editados pela gravadora CBS. Bach - o álbum lançado pela gravadora inglesa Decca em março deste ano de 2016 e editado no Brasil via Universal Music neste mês de maio - preenche essa lacuna na obra fonográfica do pianista mineiro. Freire evidencia o toque romântico e cristalino do piano na execução da Toccata in C minor, BWV 911, do Concerto in D minor, BWV 974 e dos sete movimentos que compõem a Partita nº 4 in D major, BWV 828, entre outras obras. Pianista aclamado em escala mundial no universo da música erudita, Freire reitera o rigor e precisão no toque do piano ao abordar obras como a English suite nº 3 in G minor, BWV 808. No último dos 22 temas alinhados no repertório do álbum Bach, Freire toca o clássico popular Jesus, alegria dos homens - obra extraída da Cantata nº 147 - com arranjo feito pela pianista inglesa Myra Hess (1890 - 1965). A edição física em CD de Bach traz no encarte texto escrito pelo pianista norte-americano Jed Distler sobre a incursão de Freire pela obra do compositor alemão. O texto de Distler aparece no original - em inglês - e em traduções feitas para o francês e o alemão.

ADEMAR AMANCIO disse...

Só vai ganhar comentário quando gravar com Marisa Monte.