Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

André Marques jazzifica obras de Hermeto em CD feito com Patitucci e Blade

Hermeto Pascoal faz música em fluxo criativo tão intenso e espontâneo que nem sempre registra tudo o que compõe e toca em shows. Na guaribada da noite - tema que o compositor e multi-instrumentista alagoano chegou a tocar em shows feitos na década de 1980, mas nunca gravou em disco - e Ramos de girassol figuram entre as composições que nunca ganharam registro do Bruxo. Ambas figuram entre as 13 músicas de Viva Hermeto, álbum instrumental lançado pela gravadora paulistana Borandá em que o pianista paulistano André Marques jazzifica a obra de Hermeto na companhia de dois músicos norte-americanos, o baterista Brian Blade e o baixista John Patitucci. O trio gravou o disco em estúdio de Nova Jersey, nos Estados Unidos, em novembro de 2014. Líder do trio Curupira e da orquestra Vintena Brasileira, Marques tem grande intimidade com a música de Hermeto por figurar há 21 anos na banda que toca com o Bruxo no Brasil e no exterior. Foi, aliás, em turnê pela Europa, em 2013, que o pianista idealizou o álbum ao perceber a idolatria de Hermeto por Blade e Patitucci. Contatados através do percussionista Rogério Boccato, músico paulista radicado em Nova York (EUA), Blade e Patitucci aceitaram de imediato o convite para gravar o disco e entraram em estúdio sem sequer se encontrarem antes do início das gravações. Nada assim tão incomum entre músicos que falam a língua do jazz e improvisam música. Além de tocar em Viva Hermeto, Boccato assina a produção executiva do disco no qual o trio jazzifica a obra de Hermeto em repertório que mistura standards do repertório do artista - Bebê (Hermeto Pascoal, 1970), Chorinho pra ele (Hermeto Pascoal, 1976) e o baião O ovo (Hermeto Pascoal, 1967), entre eles - com temas obscuros do cancioneiro do Bruxo, caso de Ferragens, espécie de peça erudita composta em quatro breves movimentos. Nesta música, André Marques extrai sons de ferragens das teclas de seu piano. Tema relativamente recente, Boiada (Hermeto Pascoal, 1999) fecha o CD, no qual o virtuoso trio aborda a obra viva de Hermeto Pascoal com a liberdade do jazz.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Hermeto Pascoal faz música em fluxo criativo tão intenso e espontâneo que nem sempre registra tudo o que compõe e toca em shows. Na guaribada da noite - tema que o compositor e multi-instrumentista alagoano chegou a tocar em shows feitos na década de 1980, mas nunca gravou em disco - e Ramos de girassol figuram entre as composições que nunca ganharam registro do Bruxo. Ambas figuram entre as 13 músicas de Viva Hermeto, álbum instrumental lançado pela gravadora paulistana Borandá em que o pianista paulistano André Marques jazzifica a obra de Hermeto na companhia de dois músicos norte-americanos, o baterista Brian Blade e o baixista John Patitucci. O trio gravou o disco em estúdio de Nova Jersey, nos Estados Unidos, em novembro de 2014. Líder do trio Curupira e da orquestra Vintena Brasileira, Marques tem grande intimidade com a música de Hermeto por figurar há 21 anos na banda que toca com o Bruxo no Brasil e no exterior. Foi, aliás, em turnê pela Europa, em 2013, que o pianista idealizou o álbum ao perceber a idolatria de Hermeto por Blade e Patitucci. Contatados através do percussionista Rogério Boccato, músico paulista radicado em Nova York (EUA), Blade e Patitucci aceitaram de imediato o convite para gravar o disco e entraram em estúdio sem sequer se encontrarem antes do início das gravações. Nada assim tão incomum entre músicos que falam a língua do jazz e improvisam música. Além de tocar em Viva Hermeto, Boccato assina a produção executiva do disco no qual o trio jazzifica a obra de Hermeto em repertório que mistura standards do repertório do artista - Bebê (Hermeto Pascoal, 1970), Chorinho pra ele (Hermeto Pascoal, 1976) e o baião O ovo (Hermeto Pascoal, 1967), entre eles - com temas obscuros do cancioneiro do Bruxo, caso de Ferragens, espécie de peça erudita composta em quatro breves movimentos. Nesta música, André Marques extrai sons de ferragens das teclas de seu piano. Tema relativamente recente, Boiada (Hermeto Pascoal, 1999) fecha o CD, no qual o virtuoso trio aborda a obra viva de Hermeto Pascoal com a liberdade do jazz.

Luca disse...

prefiro ouvir Hermeto com o próprio Hermeto