Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Garota de Ipanema completa 50 anos eternamente jovial e cheia de graça

Conhecida em todo o mundo, Garota de Ipanema chega aos 50 anos nesta quinta-feira, 2 de agosto de 2012, desafiando as leis implacáveis do tempo. Não, o tempo não pára, mas Garota de Ipanema - criada por Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980) em 1962 - nunca envelhece por conta da forma eternamente jovial de sua melodia e de seus versos. Apresentada pela primeira vez em 2 de agosto de 1962, em show que juntou no palco de boate carioca Tom, Vinicius, João Gilberto, o baterista Milton Banana (1935 -1999) e o baixista Otávio Bailly, Garota de Ipanema é um samba. Mas um samba cheio de graça, cheio de bossa, com uma leveza que traduz o espírito de uma época e da cidade que a viu nascer. Ao exaltarem a beleza da moça do corpo dourado do sol de Ipanema, a caminho do mar em seu doce balanço, Tom e Vinicius criaram uma das coisas mais lindas da música brasileira, lançada em disco pelo cantor Pery Ribeiro (1937 - 2012). Um tema que identifica o Brasil no mapa-múndi da música desde que foi gravada em março de 1963 pelo saxofonista Stan Getz (1917 - 1991) com João Gilberto e Astrud Gilberto para o álbum Getz / Gilberto (1964). Foi a primeira de centenas de gravações feitas nos quatro cantos do mundo com a letra em inglês escrita pelo versionista Norman Gimbel. Por suas formas perfeitas, que fizeram o mundo se curvar à música do Brasil, Garota de Ipanema merece todas as honras em seu cinquentenário.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Conhecida em todo o mundo, Garota de Ipanema chega aos 50 anos nesta quinta-feira, 2 de agosto de 2012, desafiando as leis implacáveis do tempo. Não, o tempo não pára, mas Garota de Ipanema - criada por Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980) em 1962 - nunca envelhece por conta da forma eternamente jovial de sua melodia e de seus versos. Apresentada pela primeira vez em 2 de agosto de 1962, em show que juntou no palco de boate carioca Tom, Vinicius, João Gilberto, o baterista Milton Banana (1935 -1999) e o baixista Otávio Bailly, Garota de Ipanema é um samba. Mas um samba cheio de graça, cheio de bossa, com uma leveza que traduz o espírito de uma época e da cidade que a viu nascer. Ao exaltarem a beleza da moça do corpo dourado do sol de Ipanema, a caminho do mar em seu doce balanço, Tom e Vinicius criaram uma das coisas mais lindas da música brasileira, lançada em disco pelo cantor Pery Ribeiro (1937 - 2012). Um tema que identifica o Brasil no mapa-múndi da música desde que foi gravada em março de 1963 pelo saxofonista Stan Getz (1917 - 1991) com João Gilberto e Astrud Gilberto para o álbum Getz / Gilberto (1964). Foi a primeira de centenas de gravações feitas nos quatro cantos do mundo com a letra em inglês escrita pelo versionista Norman Gimbel. Por suas formas perfeitas, que fizeram o mundo se curvar à música do Brasil, Garota de Ipanema merece todas as honras em seu cinquentenário.

Tombom disse...

Acredito que, ao lado de "Aquarela do Brasil" (Ary Barroso) e "Carinhoso" (Pixinguinha/João de Barro), "Garota de Ipanema" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) forma uma trilogia básica que revela ao mundo a assinatura musical do nosso País.

Maria disse...

A música é mesmo uma obra prima de Tom e Vinícius apenas uma de muitas! PS: Stacey Kent ótima cantora de Jazz tem ótima versões para as músicas de Tom Jobim e Vinicíus de Moraes como Águas de Março, Samba da Benção e Corcovado vale a pena ouvir.