Mauro Ferreira no G1

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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sem bossa, safra autoral de Summers esmaece disco gravado com Takai

Resenha de CD
Título: Fundamental
Artista: Andy Summers e Fernanda Takai
Gravadora: Deck
Cotação: * *

Em 2007, sob a direção artística de Nelson Motta, Fernanda Takai seduziu o universo pop brasileiro ao fazer luminosa abordagem do repertório de Nara Leão (1942 - 1989) em seu primeiro álbum solo, Onde Brilhem Os Olhos Seus. Sem bisar o encanto desse disco que a conectou com o mundo da MPB, em especial com o da Bossa Nova, a vocalista do Pato Fu apresenta - cinco anos e um DVD depois - outro disco dissociado do grupo mineiro que a projetou na primeira metade dos anos 90. Gravado em Los Angeles (EUA), sob a direção artística de João Augusto, Fundamental é CD assinado por Takai com Andy Summers, guitarrista do desativado trio inglês The Police. A inusitada ponte que liga  a cantora brasileira ao músico britânico foi erguida por Roberto Menescal, com quem Summers gravou o DVD United Kingdom of Ipanema (2010), imerso nas mesmas águas bossanovistas que banham Fundamental. O ponto fraco do disco reside no repertório esmaecido, formado por onze músicas inéditas compostas por Summers, sendo que as cinco primeiras do CD foram vertidas para o português por John Ulhoa, Zélia Duncan e/ou pela própria Takai. Já em rotação nas rádios do segmento MPB, a canção Fundamental (Andy Summers em versão John Ulhoa e de Fernanda Takai)  se destaca na fraca safra ao lado de Pra Não Esquecer (I Remember - Andy Summers em versão de Zélia Duncan), faixa que concilia sutil batida de baião com a suavidade da bossa. Contudo, o disco perde poder de sedução ao longo de seus 53 minutos. Canções como No Mesmo Lugar (Here I Am Again - Andy Summers em versão de John Ulhoa) soam como simulacros da produção áurea dos papas da Bossa Nova, inclusive pelos versos que remetem ao universo sal-céu-sol-Sul do gênero já abordado com mais intimidade por nomes como Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994). Por mais que todo o acabamento instrumental do disco seja requintado, inclusive pela arregimentação do percussionista Marcos Suzano (cujo toque de brasilidade impediu que a bossa pop ganhasse sotaque demasiadamente gringo) e do baixista mexicano Abraham Laboriel (músico que já tocou com brasileiros como Dori Caymmi e Gilberto Gil), paira em Fundamental a sensação de que faltou bossa a Summers para compor músicas à altura do gênero que abraça com toda sua bagagem cultural. Faltou inspiração para criar onze melodias sedutoras como a da faixa Fundamental. Solos de guitarra - como os de Falling From The Blue (Andy Summers) e Chuva no Oceano (Tearsdrops in the Sea - Andy Summers em versão de Zélia Duncan) - não vão conquistar ouvintes habituados a escutar a produção áurea da bossa nativa. É fato que temas como Smile and Blue Sky Me (Andy Summers) parecem talhados para a voz delicada de Takai e estão mais conectados com o universo pop em geral do que com o leve estado de espírito da bossa. Ainda assim, Fundamental jamais cumpre a expectativa natural depositada em um segundo disco da cantora sem o grupo Pato Fu. Para Andy Summers, que vive fase crepuscular na carreira, o álbum pode até funcionar como injeção de ânimo. Para Fernanda Takai, em que pese o fato de o disco também ser lançado no exterior, Fundamental está longe de ser artisticamente fundamental em discografia que vinha em curva ascendente por resultar sem bossa, sem graça.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2007, sob a direção artística de Nelson Motta, Fernanda Takai seduziu o universo pop brasileiro ao fazer luminosa abordagem do repertório de Nara Leão (1942 - 1989) em seu primeiro álbum solo, Onde Brilhem Os Olhos Seus. Sem bisar o encanto desse disco que a conectou com o mundo da MPB, em especial com o da Bossa Nova, a vocalista do Pato Fu apresenta - cinco anos e um DVD depois - outro disco dissociado do grupo mineiro que a projetou na primeira metade dos anos 90. Gravado em Los Angeles (EUA), sob a direção artística de João Augusto, Fundamental é CD assinado por Takai com Andy Summers, guitarrista do desativado trio inglês The Police. A inusitada ponte que liga a cantora brasileira ao músico britânico foi erguida por Roberto Menescal, com quem Summers gravou o DVD United Kingdom of Ipanema (2010), imerso nas mesmas águas bossanovistas que banham Fundamental. O ponto fraco do disco reside no repertório esmaecido, formado por onze músicas inéditas compostas por Summers, sendo que as cinco primeiras do CD foram vertidas para o português por John Ulhoa, Zélia Duncan e/ou pela própria Takai. Já em rotação nas rádios do segmento MPB, a canção Fundamental (Andy Summers em versão John Ulhoa e de Fernanda Takai) se destaca na fraca safra ao lado de Pra Não Esquecer (I Remember - Andy Summers em versão de Zélia Duncan), faixa que concilia sutil batida de baião com a suavidade da bossa. Contudo, o disco perde poder de sedução ao longo de seus 53 minutos. Canções como No Mesmo Lugar (Here I Am Again - Andy Summers em versão de John Ulhoa) soam como simulacros da produção áurea dos papas da Bossa Nova, inclusive pelos versos que remetem ao universo sal-céu-sol-Sul do gênero já abordado com mais intimidade por nomes como Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994). Por mais que todo o acabamento instrumental do disco seja requintado, inclusive pela arregimentação do percussionista Marcos Suzano (cujo toque de brasilidade impediu que a bossa pop ganhasse sotaque demasiadamente gringo) e do baixista mexicano Abraham Laboriel (músico que já tocou com brasileiros como Dori Caymmi e Gilberto Gil), paira em Fundamental a sensação de que faltou bossa a Summers para compor músicas à altura do gênero que abraça com toda sua bagagem cultural. Faltou inspiração para criar onze melodias sedutoras como a da faixa Fundamental. Solos de guitarra - como os de Falling From The Blue (Andy Summers) e Chuva no Oceano (Tearsdrops in the Sea - Andy Summers em versão de Zélia Duncan) - não vão conquistar ouvintes habituados a escutar a produção áurea da bossa nativa. É fato que temas como Smile and Blue Sky Me (Andy Summers) parecem talhados para a voz delicada de Takai e estão mais conectados com o universo pop em geral do que com o leve estado de espírito da bossa. Ainda assim, Fundamental jamais cumpre a expectativa natural depositada em um segundo disco da cantora sem o grupo Pato Fu. Para Andy Summers, que vive fase crepuscular na carreira, o álbum pode até funcionar como injeção de ânimo. Para Fernanda Takai, em que pese o fato de o disco também ser lançado no exterior, Fundamental está longe de ser artisticamente fundamental em discografia que vinha em curva ascendente por resultar sem bossa, sem graça.

Luca disse...

ouvi algumas músicas e gostei, Mauro, sua safra de textos é que tá fraca essa semana

Rafael disse...

A versão em japonês desse disco contém uma faixa bônus com uma versão em japonês da canção "Fundamental". Bem que a Fernanda Takai poderia liberar para download gratuito essa faixa bônus.

ADEMAR AMANCIO disse...

Esta cantorazinha tem uma vozinha até bonitinha,coitadinha.