Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Turnê de Marisa chega ao Rio com a música 'Seja Feliz' no fecho do bis

"Curta a vida", receitou Marisa Monte, em verso de Seja Feliz, para a plateia que lotou a casa Vivo Rio ao fim da estreia carioca do show Verdade Uma Ilusão, em 23 de agosto de 2012. Música que sintetiza a ideologia de bem-viver que pauta o repertório do CD O Que Você Quer Saber de Verdade (2011), Seja Feliz (Dadi, Marisa Monte e Arnaldo Antunes) foi a novidade do roteiro na chegada da turnê da cantora e compositora - em foto de Rodrigo Amaral - ao Rio de Janeiro (RJ). Seja Feliz encerra o bis no lugar até então ocupado por Hoje Eu Não Saio Não (Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci, Betão e Chico Salem). A turnê Verdade Uma Ilusão 2012 / 2013 vai permanecer em cartaz na cidade natal de Marisa Monte até 16 de setembro.

20 comentários:

Mauro Ferreira disse...

"Curta a vida", receitou Marisa Monte, em verso de Seja Feliz, para a plateia que lotou a casa Vivo Rio ao fim da estreia carioca do show Verdade Uma Ilusão, em 23 de agosto de 2012. Música que sintetiza a ideologia de bem-viver que pauta o repertório do CD O Que Você Quer Saber de Verdade (2011), Seja Feliz (Dadi, Marisa Monte e Arnaldo Antunes) foi a novidade do roteiro na chegada da turnê da cantora e compositora - em foto de Rodrigo Amaral - ao Rio de Janeiro (RJ). Seja Feliz encerra o bis no lugar até então ocupado por Hoje Eu Não Saio Não (Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci, Betão e Chico Salem). A turnê Verdade Uma Ilusão 2012 / 2013 vai permanecer em cartaz na cidade natal de Marisa Monte até 16 de setembro.

Diogo Santos disse...

Assisti em Curitiba esse show. Fui na segunda noite. E quero ir mais uma vez ...

Mauro, em São Paulo ela cantou 'Aquela Velha Canção'. Saiu do set list?

Maria disse...

Um rapaz que foi ao show postou um comentário no Facebook que Marisa assim como Gal, perdeu o agudo de sua voz ainda não fui no show, mas tive a mesma impressão quando vi o vídeo no youtube da música Arrepio os vocalises estão mais fracos mesmo uma pena!

Marcelo Barbosa disse...

Simplesmente, maravilhosa! Sonho com um dueto de samba entre as minhas duas cantoras preferidas.

Rhenan Soares disse...

De fato, muita relevância. Só que não.

Marcos Henrique disse...

Como Maria disse, eu que fui ao show. Foi tudo muito bom. Marisa é sempre um espetáculo, mas não posso negar a nítida impressão do agudo falho. Uma pena, pelo menos, felizmente os graves estão impecáveis. Ouvir "Diariamente" ao vivo não tem preço.

Mauro Ferreira disse...

Diogo, "Aquela Velha Canção" não fez parte do roteiro da estreia carioca. Abs, MauroF

Maria disse...

Mesmo com o agudo falho, a voz continua afinadíssima e o canto mais limpo do que nunca mas tenho saudade do seu canto lírico aquele comecinho de Panis et Circenses é inesquecível!

Vladimir disse...

Marisa Monte está ótima nesta turnê!!

Um show lindo e imperdível!!

Ela perdeu o agudo da voz??

Nem percebi!!

Abraços

Denilson Santos disse...

Não fui no show, mas escutei no rádio ontem uma música e demorei a reconhecer que era ela cantando, porque a voz nitidamente estava sem brilho e com uma dificuldade enorme de alcançar os agudos. Sem contar que eram notórios os truques de estúdio...
Fiquei triste, pois ela é tão jovem, saudável e talentosa, além de ter estudado técnicas de canto durante muito tempo.
Não dá para comparar com cantoras como gal e elisete que mantiveram a voz intacta até os 60/70 anos de idade.
abs, denilSon

Marcos Henrique disse...

Gal manteve a voz intacta até os 60 anos??? Já faz bastante tempo que ela não produz os mesmos sons dos anos 70/80... Os agudos da Marisa saem mais forçados sim hoje qdo se exige mais projeção de voz, em baixos tons os agudos continuam límpidos. Elizete nãO posso opinar pois não conheço muito da obra, mas que a voz da Gal mudou a partir dos anos anos 90 não há dúvida, mas ela sempre anasalou bastante, o que ajuda bastante. Reconheço uma dificuldade pra quem não é contralto de manter a voz na idade madura, até pq a voz da mulher tende a ficar mais grave naturalmente...

Romani disse...

Vi o show aqui em Sampa, não curti. Achei-a ofegante em alguns momentos, repetitiva em muitos; o visual é enjoativo e meio óbvio, isso acontece muito nos shows dela. Sem contar aquela sensação de "simpatia" ensaiada que ela tenta passar. Nada a ver compará-la com Gal. É certo que Gal (há muito) já não apresenta o mesmo fôlego e a mesma voz linda do passado, mas na idade da Marisa, a Gal ainda batia um bolão. A voz de Marisa, infelizmente, começou a mostrar as primeiras "rugas" muito cedo.

ADEMAR AMANCIO disse...

Não sei se marisa e gal perderam seus agudos,só posso dizer que elas perderam volume vocal,porque na verdade nunca tiveram de sobra,o que elas tinham eram lampejos,bem diferente de uma Elis,Elizeth ou Ângela maria.Apesar desta pequena provocação,continuo achando as duas(gal e marisa)ótimas.

André disse...

Marisa perdendo a voz? Brincadeira não é? Ela cantando as Bachianas de Villa Lobos nas Olimpiadas foi lindo e novo show tá perfeito.

Pedro Progresso disse...

Concordo com André...
Dizer que Marisa perdeu os tons agudos da voz depois das Bachianas no fechamento das Olimpíadas e comentar isso publicamente é um atestado seríssimo de desinformação.

Denilson Santos disse...

Me surpreende alguém pensar seriamente que não foi usado playback na cerimônia de encerramento das Olimpíadas...

Tentar dialogar com fã é muito difícil mesmo... E olha que sou grande fã dela, mas mesmo assim consigo ter uma opinião não influenciada por isso.

abração,
Denilson

Denilson Santos disse...

Fiz uma pesquisa aqui no Blog do Mauro e ele mesmo já havia detectado essas mudanças na voz dela:

"... Mesmo não estando em um de seus melhores momentos como cantora,... Marisa cantou Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico, 1933), um dos temas mais bonitos da obra de Noel Rosa (1910 - 1937), o compositor carioca celebrado na premiação realizada na noite de 6 de julho de 2011. A interpretação da cantora para Feitio de Oração dividiu opiniões entre a plateia de convidados, mas ninguém ficou imune à presença sempre imponente e estilosa da artista carioca, que cantou Noel pela primeira vez. E o fato é que, além de sua voz ter soado sem viço, Marisa não imprimiu em sua interpretação a melancolia impregnada na letra da obra-prima de Noel. O número não fez jus à expectativa."

(Sobre o show do novo disco)"...Marisa canta no show em tons suaves que já nada lembram a cantora de tintas fortes que despontou retumbante na cena nacional nos fins dos anos 80."

abração,
Denilson

LISTRANDO disse...

Acho q vcs deveriam ler a entrevista da Marisa na Revista bravo do mês de Setembro. Ela fala sobre criticas. O que eu mais amo na Marisa além do repertorio e do tom da voz é a postura humana. A voz da Marisa não é peculiar como a da Gal, sua interpretação não é visceral como a da Elis. Mas ela tem uma coisa q as outras não tem. Marisa nunca fez um show mostrando os peitos quando já tinha perdido o agudo, e não morreu de overdose aos 30 e poucos anos. Assim como Bethania, Marisa possui uma obra de 25 anos e de mais 25 outros anos q ainda estão por vir. Tulipa, Mariana, Tiê, Roberta, Ana Cañas, Maria Gadu e tantas outras q surgiram nessa nova safra de cantoras citam MARISA como referencia...

André disse...

Concordo com o LISTRANDO! A maneira como esta moça conduz a carreira é admirável...sempre fiel a principios e é de uma humildade exemplar.

Eduardo Cáffaro disse...

Espero que grave o DVD do show na íntegra. Chega de querer inovar e fazer DVDs chatérrimos que só dá pra assistir 2 ou 3 vezes no máximo. Alguém ensina a Marisa a simplesmente gravar o show completo, por favor ????? Se ela botar o Carlinhos Brown batucando nos dentes outra vez, eu vou surtar. kkkkkkkkk, e olha que eu gosto dele tb ! rsrsrs Mas essas coisas tem que entrar nos extras né ?