Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 18 de agosto de 2012

Sem embate, Ultraje e Raimundos trocam de repertório com naturalidade

Resenha de CD
Título: Ultraje a Rigor Vs. Raimundos
Artista: Ultraje a Rigor e Raimundos
Gravadora: Deck
Cotação: * * * 1/2

Raimundos e Ultraje a Rigor sempre tiveram afinidades, mas elas nunca ficaram tão explícitas como neste bom disco em que os grupos trocam de repertório com a maior naturalidade. Sim, os dois grupos gostam é de mulher e sempre expuseram a preferência em seu repertório de um jeito meio cafajeste. Com versos desbocados e repletos de palavrões (no caso dos Raimundos) ou com humor irreverente que nunca deixou de focar o sexo feminino com olhar machista (no caso do Ultraje), as exposições dos gostos de cada banda ressaltam a similaridade entre os respectivos universos. Deve ser por isso que o disco produzido por Rafael Ramos resultou tão interessante que o antetítulo sensacionalista da capa - "O embate do século" - parece sem sentido. Não há confronto, mas união  - ainda que as bandas jamais juntem vozes e instrumentos ao longo das 14 faixas do disco. A primeira metade é do Ultraje a Rigor. Sucesso na segunda metade dos anos 80 com seu rock de raiz punk, o grupo de Roger Moreira - mentor da banda e único remanescente da formação original do Ultraje - invade a praia dos Raimundos de forma tão espontânea que fica a sensação de que músicas como O Pão da minha Prima e Me Lambe sempre fizeram parte do repertório do Ultraje. Reverente ao universo musical dos Raimundos, mas sem fidelidade cega, o Ultraje dá seu toque pessoal em Selim, revivida em clima havaiano com pegada de rock e empostação de cantor de música brega. Clássico dos Raimundos, Puteiro em João Pessoa é exemplo de como a boa dicção de Roger Moreira permite uma maior compreensão dos versos despudorados. Do outro lado do ringue, os Raimundos - uma das bandas mais importante da geração 90 do rock nacional - acertam o peso de seu hardcore ao abordar com maior ou menor virulência Rebelde Sem Causa, Nós Vamos Invadir Sua Praia, Ciúme, Mim Quer Tocar e Inútil - cinco hits do primeiro álbum do Ultraje a Rigor, Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985), um dos discos mais emblemáticos do rock brasileiro dos anos 80, tão genial que o Ultraje a Rigor sempre se viu às voltas com as cobranças para bisar seu feito inicial. Na sequência, Eu Gosto de Mulher reitera a ideologia sexista que irmana os grupos. E Nada a Declarar fecha com ironia CD que injeta inesperado fôlego na discografia de duas bandas que já agonizavam no mercado fonográfico.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Raimundos e Ultraje a Rigor sempre tiveram afinidades, mas elas nunca ficaram tão explícitas como neste bom disco em que os grupos trocam de repertório com a maior naturalidade. Sim, os dois grupos gostam é de mulher e sempre expuseram a preferência em seu repertório de um jeito meio cafajeste. Com versos desbocados e repletos de palavrões (no caso dos Raimundos) ou com humor irreverente que nunca deixou de focar o sexo feminino com olhar machista (no caso do Ultraje), as exposições dos gostos de cada banda ressaltam a similaridade entre os respectivos universos. Deve ser por isso que o disco produzido por Rafael Ramos resultou tão interessante que o antetítulo sensacionalista da capa - "O embate do século" - parece sem sentido. Não há confronto, mas união - ainda que as bandas jamais juntem vozes e instrumentos ao longo das 14 faixas do disco. A primeira metade é do Ultraje a Rigor. Sucesso na segunda metade dos anos 80 com seu rock de raiz punk, o grupo de Roger Moreira - mentor da banda e único remanescente da formação original do Ultraje - invade a praia dos Raimundos de forma tão espontânea que fica a sensação de que músicas como O Pão da minha Prima e Me Lambe sempre fizeram parte do repertório do Ultraje. Reverente ao universo musical dos Raimundos, mas sem fidelidade cega, o Ultraje dá seu toque pessoal em Selim, revivida em clima havaiano com pegada de rock e empostação de cantor de música brega. Clássico dos Raimundos, Puteiro em João Pessoa é exemplo de como a boa dicção de Roger Moreira permite uma maior compreensão dos versos despudorados. Do outro lado do ringue, os Raimundos - uma das bandas mais importante da geração 90 do rock nacional - acertam o peso de seu hardcore ao abordar com maior ou menor virulência Rebelde Sem Causa, Nós Vamos Invadir Sua Praia, Ciúme, Mim Quer Tocar e Inútil - cinco hits do primeiro álbum do Ultraje a Rigor, Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985), um dos discos mais emblemáticos do rock brasileiro dos anos 80, tão genial que o Ultraje a Rigor sempre se viu às voltas com as cobranças para bisar seu feito inicial. Na sequência, Eu Gosto de Mulher reitera a ideologia sexista que irmana os grupos. E Nada a Declarar fecha com ironia CD que injeta inesperado fôlego na discografia de duas bandas que já agonizavam no mercado fonográfico.