Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Maestrini vira personagem na transposição de 'Drama'n Jazz' para o palco

Resenha de show
Título: Drama'n Jazz
Artista: Alessandra Maestrini (em foto de Rodrigo Amaral)
Local: Teatro dos Quatro (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 27 de agosto de 2012
Cotação: * * * 1/2
Show em cartaz no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro (RJ), até 28 de agosto de 2012

"É a primeira vez que eu encarno eu mesma". A frase dita por Alessandra Maestrini no início da estreia carioca do show Drama'n Jazz é a senha para o entendimento do espetáculo dirigido por Gringo Cardia com base no primeiro disco da atriz e cantora, também intitulado Drama'n Jazz e editado pela Som Livre (clique aqui para ler a resenha do CD, que chega às lojas a partir de 3 de setembro de 2012). É que, no palco do Teatro dos Quatro, Maestrini vira personagem e convence ao interpretar a si mesma: uma cantora segura de voz extensa e de exuberante teatralidade, qualidades evidentes já no primeiro número, Help The Poor (Charles Singleton). Maestrini é a protagonista absoluta que divide a cena com o quarteto formado por João Carlos Coutinho (piano e direção musical), João Castilho (violão e guitarra), Jorge Helder (baixo) e Xande Figueiredo (bateria). Transitando com desenvoltura pelos móveis brancos do cenário arquitetado pelo diretor Gringo Cardia, Maestrini é a senhora dessa cena pautada pela sofisticação de seu canto. A afinação e emissão exemplares saltam aos ouvidos em números como I Love You, a versão em inglês escrita pela própria Maestrini para Eu Te Amo (Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque) com o aval do próprio Chico, compositor também presente no roteiro com a canção Sem Fantasia, um dos números mais sedutores do show pelo fato de a música já ser naturalmente um canal para a veiculação da dramaticidade do canto da artista, sem a necessidade de enfatizar o virtuosismo vocal já inerente às interpretações da atriz. Sem Fantasia é um dos momentos em que o roteiro do show extrapola o repertório do CD Drama'n Jazz. Outro é Step By Step, tema em inglês de autoria de Alexandre Elias, compositor que tem alcançado alguma visibilidade na internet com sua banda French Kiss Bossa Nova. No teatro da canção, a atriz-cantora solta a voz em sintonia com o suingue posto pelo baixo de Jorge Helder em 'Round Midnight (Bernard Hanighen, Cootie Williams e Thelonious Monk) e recita poema de sua autoria, Pretérito Imperfeito ou Semibreve, após mostrar delicada canção de sua lavra, Onde (Alessandra Maestrini). A bela iluminação cria climas adequados para que Maestrini vá do jazz propriamente dito de I Feel Good (I Got You) - retumbante releitura do tema composto e interpretado por James Brown (1933 - 2006), apresentada com a intérprete inicialmente deitada num dos móveis do cenário - ao pop assumido da funkeada Se Vacilar (Alessandra Maestrini, Ana Carolina e Torcuato Mariano), música salutarmente infectada com o balanço do soul/r & b norte-americanos. Enfim, Alessandra Maestrini faz sua mise-en-scène ao transpor Drama'n Jazz do disco para o palco, interpretando ela mesma com a confiança de quem sabe que pode encarnar bem a personagem da cantora de grandes dotes vocais, pois a técnica de seu canto é real, jamais uma ilusão proporcionada pelo teatro, celeiro de dramas e algum jazz.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

Nem ouvi o album ainda mas vc praticamente não menciona defeitos do show, e poucos do album, logo nao entendi pq so 3 e 1/2 estrelas. Ela tem uma voz fantástica mesmo, além de ser uma atriz única, como a Bozena me divertia! Fico feliz que ela tenha feito parceria com a Ana. Cada vez mais Ana Carolina abrindo seu leque artistico rs.

Mauro Ferreira disse...

Daniel, três estrelas e meia é uma cotação boa em qualquer revista/jornal/site do mundo. Abs, MauroF

Rafael disse...

Há mais de 1 mês que procuro em todos os lugares possíveis e impossíveis o disco dela para compra (e pasmem!!!!) NUNCA consigo encontrar o mesmo disponível em loja alguma para venda, nem mesmo no site da Som Livre. Só aparece como indisponível para compra em todos os lugares. É um absurdo que esse CD esteja tão difícil de ser encontrado para compra! Péssimo trabalho de distribuição da gravadora!!! Alguém poderia me dar uma orientação onde poderia adquirir o mesmo?

Rafael disse...

Para quem não se lembra da Alessandra, ela interpretou a empregada Bozena no seriado da Globo "Toma Lá, Dá Cá". Grande cantora, desde que a ouvi cantar pela primeira vez fiquei impressionado pelo seu belo timbre de voz. Talento ela tem de sobra!!! Espero que tenha uma vida longa e próspera no controverso mundo da música.

Jorge Reis disse...

Num panorama propositalmente, oportunamente ou geneticamente povoado por cantores filhos de outros artistas, uma atriz cantora é uma excelente novidade, mais ainda se a tecnica for apurada...
Como a moça é bem enturmada, gringo the best, os musicos tocam sempre MB, aval de Buarque.
Tudo pra dar certo...

KL disse...

as melhores cantoras da atualidade estão no teatro musicado, e a maioria delas dá de dez a zero na Geração Indie. Alessandra é excelente, Silvia Bandeira também tem brilhado no show-tributo a Marlene Dietrich, nos espetáculos de Moeller-Botelho há grande vozes femininas. Que venham também para o estúdio, pois a situação atual da mpb é ridícula.

KL disse...

as melhores cantoras da atualidade estão no teatro musicado, e a maioria delas dá de dez a zero na Geração Indie. Alessandra é excelente, Silvia Bandeira também tem brilhado no show-tributo a Marlene Dietrich, nos espetáculos de Moeller-Botelho há grandes vozes femininas. Que venham também para o estúdio, pois a situação da mpb cantada contemporânea é ridícula.