Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 21 de agosto de 2012

'Talihina Sky' mostra como grupo Kings of Leon fez do rock a sua religião

Resenha de CD
Título: Talihina Sky - The Story of Kings of Leon
Artista:
Kings of Leon
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * *


Editado no Brasil pela Sony Music neste mês de agosto de 2012, o DVD Talihina Sky - The Story of Kings of Leon exibe o excelente documentário de 2011 que revolve as raízes do grupo norte-americano formado em Nashville (Tennessee, EUA) em 1999 por três irmãos de uma família criada sob a rígida educação Pentecostal - Caleb, Jared e Nathan Followill, filhos do pastor Ivan Leon - com seu primo Matthew Followill. Já exibido nos cinemas dos Estados Unidos e da Europa, o documentário de Stephen C. Mitchell e Casey McGrath conta essa história de música, paixão e fé a partir de volta dos rapazes à terra natal, Talihina (Oklahoma, EUA), para reunião do calendário anual familiar. Com o uso de filmes caseiros, fotos antigas do acervo pessoal do clã Followill e de entrevistas recentes com os músicos da banda, os diretores reconstituem a saga do Kings of Leon. Os manos Caleb, Jared e Nathan rememoram os tempos de pobreza material - quando mal tinham o que vestir - e contam como resolveram migrar para o universo pop, desafiando a noção de que o rock era coisa do diabo. Visão que era recorrente no mundo religioso de garotos que não podiam amar os Beatles e os Rolling Stones sem a acusação de estarem traindo suas crenças - heresia que, na visão do pai pastor, vai ser punida com temporada no inferno. Sem maquiar a visão rígida do patriarca do clã, para quem o rock ainda é a personificação do demônio, Talihina Sky - The Story of Kings of Leon contrapõe a vida atual do grupo - com direito a todos os clichês atribuídos ao mundo do rock e à vida de uma banda na estrada - com o cotidiano pacato de Talihina. É do contraste de mundos tão opostos que vem a força desse documentário. Os meninos que cantavam música gospel - e há imagens desse período de união familiar - desafiaram as leis do Deus de seu pai e fizeram do rock a sua religião. A história é tão legal que pecado é ignorar esse documentário.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Editado no Brasil pela Sony Music neste mês de agosto de 2012, o DVD Talihina Sky - The Story of Kings of Leon exibe o excelente documentário de 2011 que revolve as raízes do grupo norte-americano formado em Nashville (Tennessee, EUA) em 1999 por três irmãos de uma família criada sob a rígida educação Pentecostal - Caleb, Jared e Nathan Followill, filhos do pastor Ivan Leon -com seu primo Matthew Followill. Já exibido nos cinemas dos Estados Unidos e da Europa, o documentário de Stephen C. Mitchell e Casey McGrath conta essa história de música, paixão e fé a partir de volta dos rapazes à terra natal, Talihina (Oklahoma, EUA), para reunião do calendário anual familiar. Com o uso de filmes caseiros, fotos antigas do acervo pessoal do clã Followill e de entrevistas recentes com os músicos da banda, os diretores reconstituem a saga do Kings of Leon. Os manos Caleb, Jared e Nathan rememoram os tempos de pobreza material - quando mal tinham o que vestir - e contam como resolveram migrar para o universo pop, desafiando a noção de que o rock era coisa do diabo. Visão que era recorrente no mundo religioso de garotos que não podiam amar os Beatles e os Rolling Stones sem a acusação de estarem traindo suas crenças - heresia que, na visão do pai pastor, vai ser punida com temporada no inferno. Sem maquiar a visão rígida do patriarca do clã, para quem o rock ainda é a personificação do demônio, Talihina Sky - The Story of Kings of Leon contrapõe a vida atual do grupo - com direito a todos os clichês atribuídos ao mundo do rock e à vida de uma banda na estrada - com o cotidiano pacato de Talihina. É do contraste de mundos tão opostos que vem a força desse documentário. Os meninos que cantavam música gospel - e há imagens desse período de união familiar - desafiaram as leis do Deus de seu pai e fizeram do rock a sua religião. A história é tão legal que pecado é ignorar esse documentário.

aguiar_luc disse...

Vai rolar nos cinemas aqui no Brasil, Cd, DVD. o quê???

Mauro Ferreira disse...

Como está dito na primeira frase do texto, o filme está sendo editado em DVD no Brasil. abs, MauroF

aguiar_luc disse...

Obrigado Gatão!!!