Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alaíde e Horta finalizam CD em que celebram clube dos autores mineiros

Em 2010, Alaíde Costa e Toninho Horta fizeram em Belo Horizonte (MG) um show de voz e violão. Bisado em 2011, esse show foi o embrião e a motivação do primeiro CD gravado pela cantora carioca com o compositor e guitarrista mineiro. Produzido por Geraldo Rocha, o disco - também de voz e violão - está em fase de finalização em Belo Horizonte (MG) e tem lançamento independente previsto para o fim deste ano de 2012 pelo selo de Horta, Minas Records. No embalo das comemorações pelos 40 anos do álbum Clube da Esquina (1972), Alaíde e Horta decidiram celebrar no álbum a obra dos compositores admitidos no seleto clube. O repertório inclui músicas como Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967), Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967), Aqui, Oh! (Toninho Horta e Fernando Brant, 1969), Tudo Que Você Podia Ser (Márcio Borges e Lô Borges, 1972), Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1977), Sol de Primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979), Bons Amigos (Toninho Horta e Ronaldo Bastos, 1980) e Saguin (Toninho Horta, 1980). Embora seja compositor dissociado do clube mineiro, Tom Jobim (1927 - 1994) é a lembrança afetiva do repertório com Sem Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), música que Horta ouviu pela primeira vez na voz de Alaíde. O disco inclui ainda dois temas instrumentais de Horta. Um foi feito em memória do irmão do guitarrista, Paulo Horta, incentivador da carreira musical de Toninho. O outro, Canção Para Alaíde, reverencia a cantora que - cabe lembrar - foi a única presença feminina do belo álbum duplo de 1972 que estabeleceu os estatutos musicais do clube.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2010, Alaíde Costa e Toninho Horta fizeram em Belo Horizonte (MG) um show de voz e violão. Bisado em 2011, esse show foi o embrião e a motivação do primeiro CD gravado pela cantora carioca com o compositor e guitarrista mineiro. Produzido por Geraldo Rocha, o disco - também de voz e violão - está em fase de finalização em Belo Horizonte (MG) e tem lançamento independente previsto para o fim deste ano de 2012 pelo selo de Horta, Minas Records. No embalo das comemorações pelos 40 anos do álbum Clube da Esquina (1972), Alaíde e Horta decidiram celebrar no álbum a obra dos compositores admitidos no seleto clube. O repertório inclui músicas como Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967), Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967), Aqui, Oh! (Toninho Horta e Fernando Brant, 1969), Tudo Que Você Podia Ser (Márcio Borges e Lô Borges, 1972), Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1977), Sol de Primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979), Bons Amigos (Toninho Horta e Ronaldo Bastos, 1980) e Saguin (Toninho Horta, 1980). Embora seja compositor dissociado do clube mineiro, Tom Jobim (1927 - 1994) é a lembrança afetiva do repertório com Sem Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), música que Horta ouviu pela primeira vez na voz de Alaíde. O disco inclui ainda dois temas instrumentais de Horta. Um foi feito em memória do irmão do guitarrista, Paulo Horta, incentivador da carreira musical de Toninho. O outro, Canção Para Alaíde, reverencia a cantora que - cabe lembrar - foi a única presença feminina do belo álbum duplo de 1972 que estabeleceu os estatutos musicais do clube.

lurian disse...

Alaíde é uma das grandes musas dos 'meninos' Clube da Esquina, Não à toa ela foi a voz feminina do disco Clube da esquina (1). Esse projeto tem tudo para render um disco bacana!!!

Na verdade meu sonho era que esse fosse o grande disco de outra musa deles - Nana Caymmi, que ao invés de se render àqueles bolerões cansativos que tem gravado, poderia estar cantando a geração de compositores de quem sempre andou tão perto. Só de pensar Nana cantando Outubro, Idolatrada, Tarde, Sonho de valsa me arrepio...

Tombom disse...

Alaíde é uma joia preciosa nesse mundo povoado de cantoras brasileiras. Ela sempre busca a perfeição do canto. A dupla promete (o repertório é de primeira!)— e o CD é muito bem-vindo.

noca disse...

Alaíde é o máximo e um poço de integridade.Nana,Lurian é a maior interprete de Toninho,mas por ex,nunca confiou ao cara um disco juntos,até Bethania já o fez.Alias Nana talvez ja deva estar em estúdio ja que a Gloria Perez,que é quem faz a cabeça dela hoje,estreia novela em breve.Muitos boleros e canções de gosto duvidoso virão.Nana ja não tem mais a coragem que a fez tão diferenciada.Pasteurizou-se.

Toninho Lima disse...

Tem tudo para ser histórico esse encontro. Muito curioso para ouvir "Travessia" e "Bons Amigos".

Laila Guilherme disse...

que boa notícia! Aguardo ansiosamente.