Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 11 de agosto de 2012

Pnau joga Elton na pista sem recorrer à fórmula fácil dos remixes de hits

Resenha de CD
Título: Elton John VS Pnau - Good Morning To The Night
Artista: Elton John e Pnau
Gravadora: Mercury Records / Universal Music
Cotação: * * * *

Em meros 28 minutos e oito faixas, Good Morning To The Night se revela um dos mais criativos álbuns de música eletrônica dos últimos anos. Formado pelos produtores Nick Littlemore e Peter Mayes, o duo australiano de dance music Pnau traz a música produzida por Elton John ao longo dos anos 70 para as pistas contemporâneas sem recorrer à fórmula fácil e já desgastada dos remixes de sucessos óbvios. Com o aval do cantor e compositor inglês, Pnau cria praticamente oito temas originais a partir de fragmentos de gravações de músicas feitas por Elton entre 1970 e 1981. O minucioso trabalho de colagem resulta interessante por oferecer novas perspectivas para a obra do artista britânico. Sad, por exemplo, é faixa criada a partir de trecho da balada Sorry Seems To Be The Hardest Word, mixado com pedaços de outros temas. Ora climático (como em Telegraph To The Afterlife, faixa de tom viajante que remete ao som do duo francês Air), ora assumidamente electro-pop (como em Phoenix), o CD Good Morning To The Night explora possibilidades do cancioneiro de Elton John sem lançar mão de clichês. A épica Karmatron - urdida com elementos de músicas como Madman Across The Water e Funeral For a Friend -  e a faixa-título Good Morning To The Night são exemplos da maestria do Pnau na reutilização da música de Elton. A obra do artista é a matéria-prima para a construção de músicas e climas que seduzem o ouvinte. A noite é boa no toque do Pnau.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em meros 28 minutos e oito faixas, Good Morning To The Night se revela um dos mais criativos álbuns de música eletrônica dos últimos anos. Formado pelos produtores Nick Littlemore e Peter Mayes, o duo australiano de dance music Pnau traz a música produzida por Elton John ao longo dos anos 70 para as pistas contemporâneas sem recorrer à fórmula fácil e já desgastada dos remixes de sucessos óbvios. Com o aval do cantor e compositor inglês, Pnau cria praticamente oito temas originais a partir de fragmentos de gravações de músicas feitas por Elton entre 1970 e 1981. O minucioso trabalho de colagem resulta interessante por oferecer novas perspectivas para a obra do artista britânico. Sad, por exemplo, é faixa criada a partir de trecho da balada Sorry Seems To Be The Hardest Word, mixado com pedaços de outros temas. Ora climático (como em Telegraph To The Afterlife, faixa de tom viajante que remete ao som do duo francês Air), ora assumidamente electro-pop (como em Phoenix), o CD Good Morning To The Night explora possibilidades do cancioneiro de Elton John sem lançar mão de clichês. A épica Karmatron - urdida com elementos de músicas como Madman Across The Water e Funeral For a Friend - e a faixa-título Good Morning To The Night são exemplos da maestria do Pnau na reutilização da música de Elton. A obra do artista é a matéria-prima para a construção de músicas e climas que seduzem o ouvinte. A noite é boa no toque do Pnau.

André Buda disse...

Comprei! É muito bom!