Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 19 de agosto de 2012

Valorizado por fotos raras, livro 'Viva Elis' conta história oficial da artista

Resenha de livro
Título: Viva Elis
Autor: Allen Guimarães
Editora: Master Books
Cotação: * * *

Já existe uma biografia de Elis Regina (1945 - 1982) que pode ser considerada definitiva. Embora alvo de controvérsias, o livro Furacão Elis - editado em 1985 pela jornalista Regina Echeverria e relançado quatro vezes ao longo desses quase 30 anos anos - expôs em suas páginas toda a grandeza e todas as contradições de uma cantora movida a paixão. Uma voz emblemática que gerou amores e ódios pela personalidade forte da dona dessa voz única na história da música brasileira. Ainda sem edição comercial, Viva Elis - o livro lançado neste mês de agosto de 2012 pelo produtor Allen Guimarães, admirador fervoroso da cantora - reconta  a história da Pimentinha em tom oficial, com o aval dos herdeiros e com ênfase na trajetória artística da intérprete, mas sem se esquivar de tocar em assuntos ainda delicados como as causas da morte da cantora, acrescentando a informação (até então inédita) de que Elis tomou café com os três filhos na manhã de 19 de janeiro de 1982, horas antes de sair de cena. Valorizado pela coleção de fotos raras ou inéditas que apresenta ao longo de suas 178 páginas, Viva Elis reconstitui em ordem cronológica os principais fatos da vida profissional da intérprete gaúcha. Recorrendo a reproduções de trechos de entrevistas da própria Elis e a depoimentos exclusivos de gente que conviveu com a cantora em ambiente de trabalho, o autor traça o perfil profissional da artista nos momentos mais decisivos de sua carreira. Um dos depoimentos mais importantes é o de Hermeto Pascoal, que nega de forma veemente qualquer tentativa de derrubar Elis no seu lendário encontro com a cantora no palco da 13ª edição do Montreux Jazz Festival. Ao fim do livro, uma cronologia com os acontecimentos mais relevantes da vida de Elis e a exposição das capas e contracapas de seus álbuns oficiais funcionam como apêndices que corroboram a narrativa oficial (porém sedutora) de Viva Elis.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Já existe uma biografia de Elis Regina (1945 - 1982) que pode ser considerada definitiva. Embora alvo de controvérsias, o livro Furacão Elis - editado em 1985 pela jornalista Regina Echeverria e relançado quatro vezes ao longo desses quase 30 anos anos - expôs em suas páginas toda a grandeza e todas as contradições de uma cantora movida a paixão. Uma voz emblemática que gerou amores e ódios pela personalidade forte da dona dessa voz única na história da música brasileira. Ainda sem edição comercial, Viva Elis - o livro lançado neste mês de agosto de 2012 pelo produtor Allen Guimarães, admirador fervoroso da cantora - reconta a história da Pimentinha em tom oficial, com o aval dos herdeiros e com ênfase na trajetória artística da intérprete, mas sem se esquivar de tocar em assuntos ainda delicados como as causas da morte da cantora, acrescentando a informação (até então inédita) de que Elis tomou café com os três filhos na manhã de 19 de janeiro de 1982, horas antes de sair de cena. Valorizado pela coleção de fotos raras ou inéditas que apresenta ao longo de suas 178 páginas, Viva Elis reconstitui em ordem cronológica os principais fatos da vida profissional da intérprete gaúcha. Recorrendo a reproduções de trechos de entrevistas da própria Elis e a depoimentos exclusivos de gente que conviveu com a cantora em ambiente de trabalho, o autor traça o perfil profissional da artista nos momentos mais decisivos de sua carreira. Um dos depoimentos mais importantes é o de Hermeto Pascoal, que nega de forma veemente qualquer tentativa de derrubar Elis no seu lendário encontro com a cantora no palco da 13ª edição do Montreux Jazz Festival. Ao fim do livro, uma cronologia com os acontecimentos mais relevantes da vida de Elis e a exposição das capas e contracapas de seus álbuns oficiais funcionam como apêndices que corroboram a narrativa oficial (porém sedutora) de Viva Elis.

Felipe dos Santos disse...

Mauro, em meio a todo o alarido pelos 30 anos da morte de Elis, falou-se que Júlio Maria, crítico d'"O Estado de S. Paulo", lançará outra, ainda durante este segundo semestre. Não?

Felipe dos Santos Souza

Mauro Ferreira disse...

Oi, Felipe, desconheço a existência desse outro livro. Mas tomara que seja publicado. Abs, MauroF

GRUPO ETERNAMENTE ELIS disse...

SÃO 30 ANOS DEDICADOS A UMA MULHER.
SÃO 30 ANOS DEDICADOS A VIDA DE UMA MULHER.
SÃO 30 ANOS DE PURA EMOÇÃO, ALEGRIA E MUITO AMOR.
ESSA MULHER, ESSA VOZ...
COMO DEIXAR CALAR NO TEMPO TAMANHA MAESTRIA.
GRUPO CULTURAL ETERNAMENTE ELIS POR 30 ANOS LEVANDO ESSE SONHO ATÉ VOCÊ.
CONTO COM VOCÊ, PARA SONHAR JUNTOS ESSE TREM AZUL CHAMADO ELIS.
BOM DOMINGO.

Luca disse...

Mauro não deixa claro no texto se quem já leu o Furacão Elis precisa ir atrás desse outro livro.

ADEMAR AMANCIO disse...

"Furacão Elis" em nenhum momento desmerece a cantora Elis regina,quanto a sua persona,todos sabemos que o ser humano é cheio de fraqueza,defeitos e etc.O João marcelo disse que cada vez aceita melhor essa tal biografia,ponto pra ele.