Mauro Ferreira no G1

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quinta-feira, 12 de maio de 2016

Ora brejeiro, ora lírico, CD 'Miragem de inaê' expõe afinidades de Anna e Iara

Resenha de álbum
Título: Miragem de inaê
Artista: Anna Paes e Iara Ferreira
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2


Miragem de inaê é disco com música de sabor brasileiro, típica do catálogo da Biscoito Fino, gravadora que está lançando o álbum das cantoras, compositoras e violonistas Anna Paes e Iara Ferreira, residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Anna é a criadora das melodias. As letras são de Iara. As interpretações são das duas, que se revezam entre solos e duos no registro das dez músicas autorais do álbum gravado sob direção musical do cavaquinista e arranjador Jayme Vignoli. O tal sabor brasileiro está, por exemplo, na melodia e em verso de Se eu pedir, tu me dá?, samba amaxixado e brejeiro cantado por Iara e arranjado pelo saxofonista Pedro Paes. É um sabor refinado à moda antiga, como prova a valsa Carta escondida, solada por Anna a partir do arranjo de base criado por ninguém menos do que Guinga, também intérprete (de canto profundo), violonista (soberbo) e arranjador da Valsa de aprendiz. A presença recorrente deste genial cantor, compositor, violonista e arranjador carioca em Miragem de inaê diz muito sobre o álbum que registra dez temas compostos por Anna com Iara entre 2012 e 2015. Embora enraizado nas tradições da música produzida no Brasil do século XX como sinalizam o afro-brasileiro Canto pra Oyá (evocação vivaz da parceria de Baden Powell com Vinicius de Moraes na década de 1960) e o Choro de madrinha (veículo para a exposição dos ricos dotes de Paulo Aragão e Sergio Valdeos como violonistas), o disco surpreende ao escapar das fronteiras nacionais na canção So sentimental, composta em inglês à moda dos standards atemporais da música norte-americana. Mais um disco de parceria do que de uma dupla, como frisam as artistas, Miragem de inaê evidencia a perfeita sintonia entre as melodias de Anna e as letras de Iara. As duas se conheceram quando Iara foi aluna de curso sobre a obra do compositor Paulo César Pinheiro ministrado pela professora Anna na Escola Portátil de Música, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A oferta a Anna de música feita para Iara foi passo decisivo para aflorar a afinidade entre as compositoras. Miragem de inaê - a música-título do disco, espécie de toada solada pela voz grave e bela da cantora mineira Paula Santoro - reitera a sintonia de obra que somente peca (por enquanto) pela falta de identidade mais bem marcada. As compositoras se mostram hábeis na criação de músicas de ritmos diversos - samba, choro, valsa, canção e toada - sem delinear por ora uma assinatura própria que as identifique como autoras singulares desse cancioneiro que ora evoca Guinga (sobretudo nas valsas), ora remete a Baden Powell (1937 - 2000), ora parece ser de compositor norte-americano dos anos 1930 ou 1940 e ora evoca outros compositores também identificados com a música de sabor mais brasileiro. Assinatura que o tempo pode burilar e deixar mais nítida em discos futuros porque o cancioneiro de Anna e Iara é de bom nível. Por ora, músicas como o sinuoso Réquiem para os vinte anos - tema adornado no disco pelas cordas exuberantes do Quarteto Maogani - e o samba à carioca Mudei de esquina atestam a afinidade da parceria exposta no álbum, encerrado com Mamãe bonita, espécie de toada que expõe belezas naturais e poéticas de um Brasil que resiste às margens, em recantos nem sempre iluminados com a devida atenção. Miragem de inaê é disco que revisita o Brasil de dentro.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Miragem de inaê é disco com música de sabor brasileiro, típica do catálogo da Biscoito Fino, gravadora que está lançando o álbum das cantoras, compositoras e violonistas Anna Paes e Iara Ferreira, residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Anna é a criadora das melodias. As letras são de Iara. As interpretações são das duas, que se revezam entre solos e duos no registro das dez músicas autorais do álbum gravado sob direção musical do cavaquinista e arranjador Jayme Vignoli. O tal sabor brasileiro está, por exemplo, na melodia e em verso de Se eu pedir, tu me dá?, samba amaxixado e brejeiro cantado por Iara e arranjado pelo saxofonista Pedro Paes. É um sabor refinado à moda antiga, como prova a valsa Carta escondida, solada por Anna a partir do arranjo de base criado por ninguém menos do que Guinga, também intérprete (de canto profundo), violonista (soberbo) e arranjador da Valsa de aprendiz. A presença recorrente deste genial cantor, compositor, violonista e arranjador carioca em Miragem de inaê diz muito sobre o álbum que registra dez temas compostos por Anna com Iara entre 2012 e 2015. Embora enraizado nas tradições da música produzida no Brasil do século XX como sinalizam o afro-brasileiro Canto pra Oyá (evocação vivaz da parceria de Baden Powell com Vinicius de Moraes na década de 1960) e o Choro de madrinha (veículo para a exposição dos dotes de Paulo Aragão e Sergio Valdeos como violonistas), o disco surpreende ao escapar das fronteiras nacionais na canção So sentimental, composta em inglês à moda dos standards atemporais da música norte-americana. Mais um disco de parceria do que de uma dupla, como frisam as artistas, Miragem de inaê evidencia a perfeita sintonia entre as melodias de Anna e as letras de Iara. As duas se conheceram quando Iara foi aluna de curso sobre a obra do compositor Paulo César Pinheiro ministrado pela professora Anna na Escola Portátil de Música, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A oferta a Anna de música feita para Iara foi passo decisivo para aflorar a afinidade entre as compositoras. Miragem de inaê - a música-título do disco, espécie de toada solada pela voz grave e bela da cantora mineira Paula Santoro - reitera a sintonia de obra que somente peca (por enquanto) pela falta de identidade mais bem marcada. As compositoras se mostram hábeis na criação de músicas de ritmos diversos - samba, choro, valsa, canção e toada - sem delinear por ora uma assinatura própria que as identifique como autoras singulares desse cancioneiro que ora evoca Guinga (sobretudo nas valsas), ora remete a Baden Powell (1937 - 2000), ora parece ser de compositor norte-americano dos anos 1930 ou 1940 e ora evoca outros compositores também identificados com a música de sabor mais brasileiro. Assinatura que o tempo pode burilar e deixar mais nítida em discos futuros porque o cancioneiro de Anna e Iara é de bom nível. Por ora, músicas como o sinuoso Réquiem para os vinte anos - tema adornado no disco pelas cordas exuberantes do Quarteto Maogani - e o samba à carioca Mudei de esquina atestam a afinidade da parceria exposta no álbum, encerrado com Mamãe bonita, espécie de toada que expõe belezas naturais e poéticas de um Brasil que resiste às margens, em recantos nem sempre iluminados com a devida atenção. Miragem de inaê é disco que revisita o Brasil de dentro.