Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chico vai entrar em estúdio em março para gravar sucessor de 'Carioca'

Chico Buarque entra em estúdio em março de 2011 para gravar seu primeiro disco de estúdio desde Carioca (2006). Com repertório autoral, essencialmente inédito, o álbum vai ser lançado pela gravadora Biscoito Fino, provavelmente ainda neste semestre. O CD vai gerar uma turnê.

17 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Chico Buarque entra em estúdio em março de 2011 para gravar seu primeiro disco de estúdio desde Carioca (2006). Com repertório autoral, essencialmente inédito, o álbum vai ser lançado pela gravadora Biscoito Fino, provavelmente ainda neste semestre. O CD vai gerar uma turnê.

Anônimo disse...

Ah! Alvíssaras! Nós não podemos viver sem isso!
Confesso: Sou viciado em Chico Buarque!
Quanto mais tempo ele passa sem gravar inéditas, mais tempo eu tenho que me recolher à clínicas de tratamento para aguentar esse período de abstensão.
E a coisa piora quando são lançados similares no mercado, com efeito duvidoso. Mais parecem placebos!

Temos que clonar urgentemente "São Chico" para garantir o fornecimento de obras-primas às futuras gerações!!!

Marcelo Barbosa disse...

Gosto do Chico, nem sei se enquadra-se, mas lamento que tenhamos de nos acostumar com lançamentos bissextos.
Projetos discográficos que se revitalizavam anualmente, hoje em dia se tornam esporádicos, vide Beth, Gal, Djavan, Martinho, Paulinho e tantos outros. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Anônimo disse...

Prefiro um lançamento bissexto do Chico, do que bi-lançamentos anuais de certos artistas, que o fazem talvez por obrigações contratuais, cujo repertório ralo não serve de fundo nem para se chupar um chicabom.
Uma música de Chico, "As Atrizes" por exemplo, dá para você morar nela um ano inteiro! Fruir as palavras, os acordes, amealhar sentidos vários e novos. Cada CD de Chico dura o tempo certo. Ele pode se dar ao luxo e nos dar o luxo de um lançamento a cada 10 anos, pois suas canções-diamante são eternas!!

Bruna Piva disse...

Esse cd tá realmente confirmado? Porque a maioria dessas informações sobre um novo cd dele normalmente são só especulações...

Mauro Ferreira disse...

Bruna, a gravação e o lançamento do disco estão confirmados, sim. Pode ser que o disco não saia neste semestre, como previsto por enquanto, mas será lançado até o fim de 2011. Abs, mauroF

Guilherme Siddhartha disse...

Des do ano passado já sabia que Chico tinha voltado a compor pra um novo album. Só estava esperando ser confirmado!
Valeu Mauro!

Estalactites hemorrágicas disse...

Chico é Necessário.
Ricardo Sérgio

Anônimo disse...

Sou grande fã do Chico, mas não vejo mais graça nos seus discos.
Ao meu ver o que ele tinha que fazer, em termos de música, já fez.

PS: Nessa questão dos discos bissextos fico com o Edu.
Se bem que, o Paulinho da Viola exagera. Putzzzzz, desde 1996(Bebadosamba) sem gravar!
Bora, Paulinho, tô precisando de uma dose!

Marcelo Barbosa disse...

Bom, isso depende MUITO do artista. Geralmente os sambistas, salvo raras exceções, tem repertórios de qualidade para se lançar projetos seguidos. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Mauro, nada do novo cd de Dona Elisabeth? Chamar-se-á Brasileiríssima mesmo? Bem que ela poderia gravar no disco de inéditas o samba de 2011 da Mangueira em homenagem ao seu grande ídolo: Nelson Cavaquinho.
PS2: Não sei porque você não resenha mais o cd dos sambas-enredos.

Anônimo disse...

Pô, Marcelão, eu acho que a exceção é justamente do lado oposto.
Poucos, seja no samba, no rock, no forró... muito poucos podem lançar seguidos discos anuais relevantes.
Isso era um lance mercadológico, como o mercado tá em coma...

PS: Falando em samba enredo - no que restou deles. Restou alguma coisa? - nunca vou me esquecer do jeito que o Chico reverenciou o Carlos Cachaça, quando ele(Chico) foi homenageado pela Mangueira.
Ele desfilou atrás da cadeira de rodas do "Seu Carlos".
Dá gosto ver, e sentir, gestos bonitos.

Denilson Santos disse...

Zé Henrique, perdão por me intrometer na sua conversa com o Marcelo, mas concordo com ele.

No que diz respeito aos sambistas (pelo menos os daqui do Rio de Janeiro, onde moro...), há uma profusão de músicas da melhor qualidade. Dava para fazer mais de um disco por ano, com sobras inclusive.

Mas a nossa comatosa indústria de música continua a investir em artistas de qualidade bastante duvidosa e limitada (na minha opinião!!!), baseando-se principalmente em marketing, imagem e preferências da classe média/universitária/conversadora/alienada.

Assim, não se tem (e, talvez, nunca se tenha) acesso a essas maravilhas.

abração,
Denilson

geraldo pimentel disse...

Marcelo,

Segundo um jornal de SP, Folha ou Estadão (não me recordo), está previsto sair até o carnaval um disco de inéditas do Nelson Cavaquinho com a participação da Beth, Alcione, Teresa Cristina, entre outros. Se não me falha a memória, o disco será lançado pela Lua Music

Abraço,

Geraldo Pimentel

Anônimo disse...

Fala, Denílson, vc tá falando de dicos de um gênero musical, tipo com vários artistas?
Eu tava falando basicamente de um único artista.
Pra mim a Marisa Monte é um exemplo nesse quesito.

"Obrigado por discordar de mim. Assim vc me enriquece"

Dom Hélder Câmara.

Abraço

Denilson Santos disse...

Zé Henrique,

Falo em relação a discos de um único artista também. Muitos sambistas do Rio de Janeiro (que é onde moro) têm sambas lindos inéditos suficientes para gravar vários discos por ano, se pudessem...

Mas o gosto musical do público consumidor está mesmo para covers de músicas já insistentemente gravadas. Acho tudo muito chato e careta ultimamente.

abração,
Denilson

Marcelo Barbosa disse...

Geraldo,

Muito obrigado, mas já fôra noticiado aqui pelo Mauro. Trata-se de mais um projeto, tenho certeza que também maravilhoso, idealizado pelo Thiago Marques Luiz.

Zé e Denilson,

Continuo mantendo a mesma opinião. Acho sim que os grandes nomes poderiam perfeitamente lançar discos anualmente como era antigamente, até porque repertório bom é o que mais tem seja inédito ou não. E estrategicamente serviria até como uma forma de driblar as músicas de baixa qualidade. Quem sabe assim as multinacionais do disco não cairiam na real e parariam de apostar nos descartáveis. Abraços em todos,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Zé, aquela foi uma das mais bonitas imagens que a televisão registrou no templo sagrado do Carnaval. Sem dúvida nenhuma aquele beijo marcou.
PS2: Alguns podem interpretar as minhas deixas acima como mais uma utopia na combalida indústria do disco, mas eu gostaria imensamente que voltasse aos tempos de outrora.

M.M. disse...

O último disco "Carioca " , pra mim, é uma exemplo de superação de um artista. Chico não pára de se reinventar, e esse saudosismo que diz que Chico já fez o que tinha que fazer pela música brasileira não cola. Chico , Caetano, Gil, Djavan continuam lúcidos, maduros, produtivos e cada vez melhores...tenho dito.