Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Alice Caymmi faz milagre ao celebrar Cássia na série 'Cantoras do Brasil'

Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil - Terceira temporada
Título: Alice Caymmi canta Cássia Eller
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Jacob Solitrenick
Emissora: Canal Brasil
Cotação: * * * *
Episódio com exibição programada pelo Canal Brasil para 6 de novembro de 2014


Foi pelas ondas do rádio que a voz-de-trovão de Cássia Eller (1962 - 2001) caiu como raio nos ouvidos de Alice Caymmi. Atualmente com 24 anos, a princesa carioca da dinastia Caymmi nem era adulta quando ouvia pelo dial sua conterrânea interpretar músicas como E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown, 1994) e Milagreiro (Djavan, 2001). Mas Alice cresceu e apareceu em cena para valer neste ano com seu segundo álbum, Rainha dos raios (Joia Moderna, 2014). Seu agigantamento como intérprete é atestado na intensa abordagem de Milagreiro, segundo e melhor número musical do quarto episódio da terceira temporada da série Cantoras do Brasil, programada para ser exibida pelo Canal Brasil semanalmente, às quintas-feiras, a partir de 16 de outubro de 2014. Ao dar voz à composição de Djavan, gravada por Cássia em dueto com o artista alagoano para o 15º álbum lançado pelo cantor no mercado fonográfico brasileiro, Alice expõe nos seus vocalises a imensidão da dor amorosa que pauta os versos do tema. E faz milagre ao sair da sombra de Cássia, já que a interpretação de Milagreiro por Cássia Eller é tão definitiva que a música é mais associada à cantora do que ao próprio Djavan. "Milagreiro é a música do repertório de Cássia de que eu  mais gosto", sublinha a cantora no depoimento concedido à série idealizada por Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto. O tom flamenco da gravação original de Milagreiro é evocado pelas palmas ouvidas no início do registro feito por Alice. Ao gravar E.C.T. e Milagreiro sob a direção de Jacob Solitrenick (que preserva os tons preto-e-branco da filmagem da série), a cantora se junta aos músicos Beto Gibbs (bateria), João Leão (teclados e chocalho) Klaus Sena (baixo), Lucas Raele (Clavineta), Maurício Tagliarini (cavaquinho) e Pipo Pegoraro (violão e guitarra). A gravação de E.C.T. resulta menos impactante, mas Alice acerta o tom da "letra difícil de cantar", como ela ressalta no depoimento que separa um número musical do outro. Enfim, o quarto episódio de Cantoras do Brasil - série que retoma na terceira temporada seu conceito original, centrado no tributo de uma cantora contemporânea a uma intérprete que já saiu de cena - reafirma o talento e a personalidade forte de Alice Caymmi no momento em que a voz da cantora cai como um raio sobre mentes e ouvidos antenados, reinando nas redes.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Foi pelas ondas do rádio que a voz-de-trovão de Cássia Eller (1962 - 2001) caiu como raio nos ouvidos de Alice Caymmi. Atualmente com 24 anos, a princesa carioca da dinastia Caymmi nem era adulta quando ouvia pelo dial sua conterrânea interpretar músicas como E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown, 1994) e Milagreiro (Djavan, 2001). Mas Alice cresceu e apareceu para valer neste ano de 2014 com seu segundo álbum, Rainha dos raios (Joia Moderna, 2014). Seu agigantamento como intérprete é atestado na intensa abordagem de Milagreiro, segundo e melhor número musical do quarto episódio da terceira temporada da série Cantoras do Brasil, programada para ser exibida pelo Canal Brasil semanalmente, às quintas-feiras, a partir de 16 de outubro de 2014. Ao dar voz à composição de Djavan, gravada por Cássia em dueto com o artista alagoano para o 15º álbum lançado pelo cantor no mercado fonográfico brasileiro, Alice expõe nos seus vocalises a imensidão da dor amorosa que pauta os versos do tema. E faz milagre ao sair da sombra de Cássia, já que a interpretação de Milagreiro por Cássia Eller é tão definitiva que a música é mais associada à cantora do que ao próprio Djavan. "Milagreiro é a música do repertório de Cássia de que eu mais gosto", sublinha a cantora no depoimento concedido à série idealizada por Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto. O tom flamenco da gravação original de Milagreiro é evocado pelas palmas ouvidas no início do registro feito por Alice. Ao gravar E.C.T. e Milagreiro sob a direção de Jacob Solitrenick (que preserva os tons preto-e-branco da filmagem da série), a cantora se junta aos músicos Beto Gibbs (bateria), João Leão (teclados e chocalho) Klaus Sena (baixo), Lucas Raele (Clavineta), Maurício Tagliarini (cavaquinho) e Pipo Pegoraro (violão e guitarra). A gravação de E.C.T. resulta menos impactante, mas Alice acerta o tom da "letra difícil de cantar", como ela ressalta no depoimento que separa um número musical do outro. Enfim, o quarto episódio de Cantoras do Brasil - série que retoma na terceira temporada seu conceito original, centrado no tributo de uma cantora contemporânea a uma intérprete que já saiu de cena - reafirma o talento e a personalidade forte de Alice Caymmi no momento em que a voz da cantora cai como um raio sobre mentes e ouvidos antenados, reinando nas redes.

Ju Oliveira disse...

E os outros episódios da temporada? Quem canta e cantam o quê? Seria legal um post sobre os demais episódios. Valeu, Mauro!

Mauro Ferreira disse...

Ju, falarei oportunamente dos outros episódios. Tudo no tempo devido. Grato pelo comentário, MauroF