Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Roberta Sá, Maria Rita e Mart'nália voltam ao samba em próximos discos

Acenda o refletor e apure o tamborim: três cantoras residentes no Rio de Janeiro (RJ) vão voltar ao samba nos discos que lançam ao longo deste ano de 2014. O de Maria Rita já está pronto e tem lançamento previsto para março ou abril, via Universal Music. Em seu quinto álbum de estúdio, o primeiro após controvertido tributo à mãe Elis Regina (1945 - 1982) em show eternizado no CD/DVD Redescobrir (2012), a cantora paulista volta ao gênero que rejuvenesceu seu público a partir da edição de seu terceiro CD, Samba meu (2007). Arlindo Cruz - compositor recorrente no disco lançado há sete anos - figura como autor no repertório que reúne sambas inéditos, sinalizando que Rita não vai se distanciar da linha do bem-sucedido Samba meu. Já Roberta Sá - potiguar de criação carioca - decidiu voltar ao samba em seu quinto álbum de estúdio, mas no quintal pop. A cantora colhe sambas inéditos de compositores associados ao pop brasileiro, como Adriana Calcanhotto e Marina Lima, para o CD que vai ser editado pelo selo MP,B Discos com distribuição da mesma Universal Music que vai pôr o disco de Maria Rita nas lojas. Esse retorno de Roberta Sá ao samba poderá ser encarado como decisão estratégica da artista, já que seu último ótimo disco, Segunda pele (2011), a distanciou do samba e obteve menor adesão popular. Mart'nália também vem de primoroso álbum de menor aderência, Não tente compreender (2012), embebido do suingue de seu produtor Djavan. Coincidência ou não, a carioquíssima filha de Martinho da Vila vai voltar a pisar no terreiro em disco de samba de molde mais tradicional. Será que o samba mandou chamar as três cantoras?

20 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Acenda o refletor e apure o tamborim: três cantoras residentes no Rio de Janeiro (RJ) vão voltar ao samba nos discos que lançam ao longo deste ano de 2014. O de Maria Rita já está pronto e tem lançamento previsto para março ou abril, via Universal Music. Em seu quinto álbum de estúdio, o primeiro após controvertido tributo à mãe Elis Regina (1945 - 1982) em show eternizado no CD/DVD Redescobrir (2012), a cantora paulista volta ao gênero que rejuvenesceu seu público a partir da edição de seu terceiro CD, Samba meu (2007). Arlindo Cruz - compositor recorrente no disco lançado há sete anos - figura como autor no repertório que reúne sambas inéditos, sinalizando que Rita não vai se distanciar da linha do bem-sucedido Samba meu. Já Roberta Sá - potiguar de criação carioca - decidiu voltar ao samba em seu quinto álbum de estúdio, mas no quintal pop. A cantora colhe sambas inéditos de compositores associados ao pop brasileiro, como Adriana Calcanhotto e Marina Lima, para o CD que vai ser editado pelo selo MP,B Discos com distribuição da mesma Universal Music que vai pôr o disco de Maria Rita nas lojas. A volta de Roberta Sá ao samba poderá ser encarada como decisão estratégica da artista, já que seu último ótimo disco, Segunda pele (2011), a distanciou do samba e obteve menor adesão popular. Mart'nália também vem de primoroso álbum de menor aderência, Não tente compreender (2012), embebido do suingue de seu produtor Djavan. Coincidência ou não, a carioquíssima filha de Martinho da Vila vai voltar a pisar no terreiro em disco de samba de molde mais tradicional. Será que o samba mandou chamar as três cantoras?

Marcelo disse...

O que mandou chamar as 3 cantoras foi o mercado!! Se bolero vendesse mais do que o samba, essas 3 e outras mais viriam com discos de bolero... Assim caminha a humanidade... O da Roberta deve ficar interessante...o da Maria Rita deve ter a mesma fórmula de pão com ovo ( espero estar errado ) e Mart nália vem com mais do mesmo...

Fabio disse...

Não acho que foi o samba e sim o $$$$ que mandou chamar pelo menos 2 dessas cantoras.

Marcelo Barbosa disse...

Das três a que gosto mais disparado é a Roberta Sá, porém "sambas" de Marina e Calcanhoto é pra acabar com a intenção.
Roberta que é sempre criteriosa ao escolher seu repertório deveria procurar os verdadeiros sambistas, os da Zona Norte.
E antes pão com ovo do que sambinha mauriçola!! Que venha Maria Rita e seu novo disco e danem-se os elitistas desse blog!!!

Psicólogo Jansen Sarmento disse...

Mart'nália e Roberta Sá são muito bem vindas ao retorno do samba, já Maria Rita... Ah, me poupe: Parece uma morta viva... Samba é alegria, força, vida e na minha opinião, a filha de Elis não consegue expressar isso quando canta tal ritmo!

Unknown disse...

A maria Rita é a maior cantora deste país. Sucesso e seu samba é ótimo.
val

Leo-MT disse...

Não compro CD de nenhuma das 3. Nem de graça!

Estalactites hemorrágicas disse...

O $$$$$$$amba mandou chamar $IM.
Já tou vendo nas entrevistas promocionais:
Maria Rita dizendo que nasceu numa manjedoura sob os arcos da Lapa enquanro Elis tinha contrações de gritar "Qua qua ra qua quá" esperando os reis novos magos baianos. Roberta explanando que cansou de paredes prefere terreiros e, que desde Natal sua bisavó entoava sambas como canções de ninar.
E Martinália? Tamos juntos.

Ricardo Sérgio

Chabacano disse...

Não sou muito ligado em samba e não vejo problema em admitir isso (alguns pcs poderiam me tomar de racista, mas aí eu digo que sou de candomblé), mas curto sim muitas músicas do gênero. Posso dizer, então, que o amor enorme de algumas cantoras pelo gênero parece fabricado dentro de estúdio.

paulo sergio disse...

Esperar pra ouvir.
Tomara que não tragam os "cumpadis".
Nem os filhos, afilhados,...

anônimo disse...

Ansiosa pelo da Roberta Sá, acredito que é a única das três que possa surpreender.... Um ótimo 2014 para vc Mauro!!!

ADEMAR AMANCIO disse...

Eu achava que discos não rendesse dinheiro a mais ninguém.Na região que vivo não se encontra lojas de CDs nem aos gritos.

Unknown disse...

Sinto que Maria Rita ainda luta para encontrar sua linguagem musical. A cada hora chuta para um lado... Não soa natural como a mãe, que podia tanto cantar uma toada caipira como "Romaria" quanto um samba da lavra de Adoniran Barbosa.

Rhenan Soares disse...

Não pode ter sucesso. Não pode ganhar dinheiro. Não pode fazer sempre a mesma coisa, ou cairá no ostracismo. Não pode apresentar trabalhos completamente diferentes, perderá a identidade. Não pode viver à sombra dos ascendentes, é oportunismo. Não pode trilhar caminho próprio, ignorando a genética, é ingratidão. Não pode dar espaço ao novo, é ruim, infame. Não pode revisitar clássicos, é saudosismo, falta de criatividade. Não pode trabalhar, tem que sentar e ficar apontando dedo. Praticidade...

Unknown disse...

MR + samba = amor!

Anônimo disse...

Mauro, você esqueceu da Paula Lima.

Rafael disse...

A Paula Lima já lançou o seu disco de samba desde a metade do ano passado no Japão. Aqui no Brasil que o disco não sai de jeito nenhum, o que é uma pena.

Rafael disse...

Sou um grande admirador da MPB, porém gosto muito de samba (não pagode). Acho que das três, a que melhor canta samba é a Roberta Sá. Ela tem uma voz deliciosa e natural. Há harmonia, leveza e profundidade em seu canto. A que melhor se sai cantando sambas. Também gosto da Martinália, mas venho achando ela muito repetitiva na questão musical. Sempre achei a Maria Rita muito forçada quando canta samba, não soa natural. Acho que ela deveria ficar mais na praia da MPB mesmo, onde se sai muito melhor e bem mais natural.

Fabio disse...

Rafael M. a Paula Lima lançou seu álbum de samba via iTunes desde novembro 2013. #ficaadica

Rui disse...

Gosto da Roberta Sá e. martinalia, boas cantoras... Mas Maria Rita é excepcional, acima de qualquer definição... Todos os discos são ótimos , praticamente ganhou Grammys por cada um... Tem ritmo, e as palavras de casa música soa na nossa mente... Comprei "coração a batucar" pelo iTunes e está muito bom... Todas inéditas mas na voz dela ficam obras primas... MR maior cantora do Brasil