Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Único disco ao vivo de Cartola, gravado em 1978, é reeditado pela Kuarup

Há 50 anos, o cantor e compositor carioca Angenor de Oliveira (11 de outubro de 1908 - 30 de novembro de 1980), o Cartola,  deu início à sua curta (mas seleta) discografia com a gravação de compacto duplo editado em 1964 pela gravadora Mocambo. Duas das quatro músicas desse compacto, Amor proibido (Cartola) e O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros), figuram entre as 11 composições da única gravação ao vivo de show do artista. Feita em 30 de dezembro de 1978 em apresentação de Cartola no Ópera Cabaré, em São Paulo (SP), essa bela e histórica gravação - produzida com zelo por João Carlos Botezelli, o Pelão -  foi editada postumamente pela extinta gravadora RGE, em 1991, no LP intitulado Cartola ao vivo - Seu último show gravado. Quando a RGE fechou as portas em 2000, a Kuarup repôs o disco em catálogo no formato de CD. É este CD que está sendo reeditado pela reativada Kuarup em sua última fornada de lançamentos. Na companhia do Regional do Evandro, liderado pelo músico Evandro do Bandolim, Cartola deu sua voz densa a temas como Acontece (Cartola), Alegria (Cartola), As rosas não falam (Cartola), O inverno do meu tempo (Cartola e Roberto Nascimento), O mundo é um moinho (Cartola) e Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros), entre outras joias de alto quilate. É disco eterno pela própria natureza perene da obra do compositor de Mangueira. 

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Há 50 anos, o cantor e compositor carioca Angenor de Oliveira (11 de outubro de 1908 - 30 de novembro de 1980), o Cartola, deu início à sua curta (mas seleta) discografia com a gravação de compacto duplo editado em 1964 pela gravadora Mocambo. Duas das quatro músicas desse compacto, Amor proibido (Cartola) e O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros), figuram entre as 11 composições da única gravação ao vivo de show do artista. Feita em 30 de dezembro de 1978 em apresentação de Cartola no Ópera Cabaré, em São Paulo (SP), essa bela e histórica gravação - produzida com zelo por João Carlos Botezelli, o Pelão - foi editada postumamente pela extinta gravadora RGE, em 1991, no LP intitulado Cartola ao vivo - Seu último show gravado. Quando a RGE fechou as portas em 2000, a Kuarup repôs o disco em catálogo no formato de CD. É este CD que está sendo reeditado pela reativada Kuarup em sua última fornada de lançamentos. Na companhia do Regional do Evandro, liderado pelo músico Evandro do Bandolim, Cartola deu sua voz densa a temas como Acontece (Cartola), Alegria (Cartola), As rosas não falam (Cartola), O inverno do meu tempo (Cartola e Roberto Nascimento), O mundo é um moinho (Cartola) e Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros), entre outras joias de alto quilate. É disco eterno pela própria natureza perene da obra do compositor de Mangueira.

Marcelo Barbosa disse...

Se for o disco que tem o Que sejam bem vindos ao vivo é muito bom. Não estou lembrando da capa, até porque o que não falta é cd lá em casa.

Marcelo disse...

Como é bom sabermos que temos esse passado!!! Viva Cartola!! Sempre atual!

Bruno Cavalcanti disse...

Ótima notícia e uma ótima reedição. É uma pena que a discografia do Cartola não tenha ganhado uma daquelas luxuosas caixas com um disquinho de gravações inéditas e participações, seria ótimo ter este material em mãos.