Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 2 de julho de 2011

Fafá se agiganta ao gravar 'Helena, Helena, Helena' em tributo a Taiguara

São Paulo (SP) - Em 1968, Taiguara (1945 - 1996) já sedimentava sua obra como compositor, mas gravou álbum, Taiguara, em que atuou basicamente como intérprete de músicas alheias. Neste disco, o cantor gravou Helena, Helena, Helena (Alberto Land). Um dos títulos mais bonitos (e mais desconhecidos) do repertório de Taiguara, Helena, Helena, Helena ganhou perfeito registro ao vivo de Fafá de Belém. Destaque da gravação do CD e DVD A Voz da Mulher na Obra de Taiguara, realizada em 1º de julho de 2011 em show no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, o belo número mostrou como Fafá se agiganta como cantora quando doma seu canto - passional como o cancioneiro de Taiguara - sem prejuízo da emoção. Sua interpretação de Helena, Helena, Helena - única música da gravação ao vivo não incluída no disco de estúdio lançado em fevereiro pela gravadora Joia Moderna - ressaltou todas as nuances do tema sem jamais sair do tom. Já em Universo no teu Corpo (1970) a cantora - vista em foto de Mauro Ferreira - exagerou na dose de emoção e teatralidade, com direito a batidas de pé típicas de artista de música flamenca. No fim, após a apresentação de Fafá, a maioria das cantoras se reuniu no palco ao som da música O Cavaleiro da Esperança (1994), ouvida na voz do próprio Taiguara, homenageado de noite especial em que mulheres reavivaram os ideais humanistas e libertários da bela obra do compositor, joia ainda moderna.

P.S.: O blog Notas Musicais viajou a São Paulo (SP) a convite da gravadora Joia Moderna

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

São Paulo (SP) - Em 1968, Taiguara (1945 - 1966) já sedimentava sua obra como compositor, mas gravou álbum, Taiguara, em que atuou basicamente como intérprete de músicas alheias. Neste disco, o cantor gravou Helena, Helena, Helena (Alberto Sand). Um dos títulos mais bonitos (e mais desconhecidos) do repertório de Taiguara, Helena, Helena, Helena ganhou perfeito registro ao vivo de Fafá de Belém. Destaque da gravação do CD e DVD A Voz da Mulher na Obra de Taiguara, realizada em 1º de julho de 2011 em show no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, o número mostrou como Fafá se agiganta como cantora quando doma seu canto - passional como o cancioneiro de Taiguara - sem prejuízo da emoção. Sua interpretação de Helena, Helena, Helena - única música da gravação ao vivo não incluída no disco de estúdio lançado em fevereiro pela gravadora Joia Moderna - ressaltou todas as nuances do tema sem jamais sair do tom. Já em Universo no teu Corpo (1970) a cantora - vista em foto de Mauro Ferreira - exagerou na dose de emoção e teatralidade, com direito a batidas de pé típicas de artista de música flamenca. No fim, após a apresentação de Fafá, a maioria das cantoras se reuniu no palco ao som da música O Cavaleiro da Esperança (1994), ouvida na voz do próprio Taiguara, homenageado de noite especial em que mulheres reavivaram os ideais humanistas e libertários da bela obra do compositor, joia ainda moderna.

P.S.: O blog Notas Musicais viajou a São Paulo (SP) a convite da gravadora Joia Moderna

Tom Neto disse...

Prezado Mauro,


Taiguara faleceu, na verdade, em 1996 — e não em 1966.



Abraço,

Tom

Mauro Ferreira disse...

Claro, Tom. Grato por me alertar para o erro de digitação, já corrigido. Abs, MauroF

Eduardo Cáffaro disse...

é a fafa ou a Nina hagen ?

Tiago disse...

gostei mais da foto anterior... hehe

Luis disse...

Aliás, outra correção (sem querer ser chato... rsrs): o autor da belíssima "Helena, Helena, Helena" é Alberto Land, e não Sand. E acrescentando: passada a época de ouro dos festivais, ele se dedicou a engenharia (se não me engano), e teve um fim trágico: foi morto em um assalto, em 2002... Evento pouco noticiado, diga-se de passagem.

Um abraço!

Mauro Ferreira disse...

Luis, jamais é chato quem alerta o blogueiro para erros de digitação e/ou informação. Esses alertas contribuem para a credibilidade do blog. Grato. Abs, MauroF