Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chris Brown busca redenção ao juntar r & b, rap e europop em 'F.A.M.E.'

Resenha de CD
Título: F.A.M.E.
Artista: Chris Brown
Gravadora: Jive / Sony Music
Cotação: * * *

Nome visado no universo pop desde que espancou sua então namorada Rihanna em fevereiro de 2009, Chris Brown vem desde então buscando redenção por meio de seus álbuns. Mas o temperamento atribulado e as egotrips do cantor norte-americano de r & b - detectáveis já no título de seu quarto álbum, F.A.M.E., abreviação de Forgiving All my Enemies - dificultam tal redenção. Justiça seja feita, contudo,  Brown evolui musicalmente em F.A.M.E. com sua misturada industrializada de r & b, europop e, claro, rap - presente logo na faixa de abertura, Deuces, na qual figuram Tyga e Kevin McCall.  Mesmo distante de ser obra-prima, F.A.M.E. supera seu antecessor, o desbotado Graffiti (2009). Up to You logo se impõe como a melhor balada de acento r & b do álbum e uma das melhores da discografia do artista. Look at me Now - faixa que agrega Lil Wayne e Busta Rhymes - também se destaca e cativa com o discurso veloz de seu rap, feito sob minimalista batida eletrônica. She Ain't You sampleia Human Nature - balada lançada por Michael Jackson (1958 - 2009) em seu álbum Thriller (1982) - e soa tão pop quanto o harmonioso dueto de Brown com Justin Bieber em Next to You. Já Yeah 3x explicita a influência do europopdance. Em contrapartida, faixas como Wet the Bed (que tem o rapper Ludacris como convidado) e Say It with me (outra incursão de Brown pelo mundo da música eletrônica) banalizam F.A.M.E. e deixam a impressão de que a mistura do álbum foi urdida de forma artificial, dentro do departamento de marketing da gravadora Jive. Ainda assim, há bons momentos no disco e o saldo é (inegavelmente) positivo.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nome visado no universo pop desde que espancou sua então namorada Rihanna em fevereiro de 2009, Chris Brown vem desde então buscando redenção por meio de seus álbuns. Mas o temperamento atribulado e as egotrips do cantor norte-americano de r & b - detectáveis já no título de seu quarto álbum, F.A.M.E., abreviação de Forgiving All my Enemies - dificultam tal redenção. Justiça seja feita, contudo, Brown evolui musicalmente em F.A.M.E. com sua misturada industrializada de r & b, europop e, claro, rap - presente logo na faixa de abertura, Deuces, na qual figuram Tyga e Kevin McCall. Mesmo distante de ser obra-prima, F.A.M.E. supera seu antecessor, o desbotado Graffiti (2009). Up to You logo se impõe como a melhor balada de acento r & b do álbum e uma das melhores da discografia do artista. Look at me Now - faixa que agrega Lil Wayne e Busta Rhymes - também se destaca e cativa com o discurso veloz de seu rap, feito sob minimalista batida eletrônica. She Ain't You sampleia Human Nature - balada lançada por Michael Jackson (1958 - 2009) em seu álbum Thriller (1982) - e soa tão pop quanto o harmonioso dueto de Brown com Justin Bieber em Next to You. Já Yeah 3x explicita a influência do europopdance. Em contrapartida, faixas como Wet the Bed (que tem o rapper Ludacris como convidado) e Say It with me (outra incursão de Brown pelo mundo da música eletrônica) banalizam F.A.M.E. e deixam a impressão de que a mistura do álbum foi urdida de forma artificial, dentro do departamento de marketing da gravadora Jive. Ainda assim, há bons momentos no disco e o saldo é (inegavelmente) positivo.

Caio Faiad disse...

Esse album foi lançado em março..já não é novidade...Novidade msm e q tá faltando aqui é resenha dos novos álbuns de R&B da Joss Stone e Jill Scott e primeiro álbum Kelly Rowland longe das garras do Mathews Knowles, pai de Beyoncé.