Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 10 de julho de 2011

Álbum conceitual de Bowie, de 1995, inspira musical em cartaz no Rio

Entre 1994 e 1995, David Bowie retomou sua parceria com Brian Eno - com o qual esteve envolvido na confecção de seus álbuns Low (1977), Heroes (1977) e Lodger (1979), títulos que formam a célebre Trilogia de Berlim - e lançou disco conceitual, Outside (1995), no qual discorreu sobre a avalanche de informação e a desintegração da cultura na era virtual. Recebido com certa frieza pela crítica na época de seu lançamento, Outside teve sua cotação elevada no mercado fonográfico ao longo dos últimos anos, já sendo reconhecido como um dos discos  mais consistentes e visionários do cantor e compositor inglês. No encarte de Outside, Bowie esboçou trama policial que serviu de inspiração para Aquela Companhia de Teatro escrever e encenar musical em cartaz no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), desde 1º de julho de 2011. Embora a rigor situada em 31 de dezembro de 1999, a história de Outside - Um Musical Noir faz referências no texto de Pedro Kosovski a ícones dos anos 2000 como o Facebook e a cantora Lady Gaga, evocada em cena através do figurino extravagante da personagem Ramon Ramona, interpretada pelo ator Jorge Caetano. Como o musical pretende ser uma "celebração do universo artístico de David Bowie", músicas de diversas fases da discografia do CamaleãoLife on Mars, Cat People, Loving the Alien, This Is Not America, Hallo Spaceboy, Let's Dance e Moonage Daydream - são ouvidas nas vozes dos atores e no toque dos músicos da banda Outsiders. O musical fica em cartaz até 28 de agosto.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Entre 1994 e 1995, David Bowie retomou sua parceria com Brian Eno - com o qual esteve envolvido na confecção de seus álbuns Low (1977), Heroes (1977) e Lodger (1979), títulos que formam a célebre Trilogia de Berlim - e lançou disco conceitual, Outside (1995), no qual discorreu sobre a avalanche de informação e a desintegração da cultura na era virtual. Recebido com certa frieza pela crítica na época de seu lançamento, Outside teve sua cotação elevada no mercado fonográfico ao longo dos últimos anos, já sendo reconhecido como um dos discos mais consistentes e visionários do cantor e compositor inglês. No encarte de Outside, Bowie esboçou trama policial que serviu de inspiração para Aquela Companhia de Teatro escrever e encenar musical em cartaz no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), desde 1º de julho de 2011. Embora situada em 31 de dezembro de 1999, a história de Outside - Um Musical Noir faz referências no texto de Pedro Kosovski a ícones dos anos 2000 como o Facebook e a cantora Lady Gaga, evocada em cena através do figurino extravagante da personagem Ramon Ramona, interpretada pelo ator Jorge Caetano. Como o musical pretende ser uma "celebração do universo artístico de David Bowie", músicas de diversas fases da discografia do Camaleão - Life on Mars, Cat People, Loving the Alien, This Is Not America, Hallo Spaceboy, Let's Dance e Moonage Daydream - são ouvidas nas vozes dos atores e no toque dos músicos da banda Outsiders. O musical fica em cartaz até 28 de agosto.