Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 27 de julho de 2011

'Pagode Saudade' compila 14 hits do samba que despontou nos anos 90

O sucesso instantâneo do grupo paulista Raça Negra, a partir de 1990, deu o tom do samba que seria priorizado pela indústria na música na década de 90. Editada pela gravadora Som Livre neste mês de julho de 2011, a coletânea Pagode Saudade compila 14 sucessos desse gênero popular de samba - até hoje em voga nas paradas. A seleção destaca hits radiofônicos de Só pra Contrariar (Que se Chama Amor), Soweto (Derê), Os Morenos (Marrom Bombom, em gravação ao vivo, e não no superior registro original de estúdio), Ginga Pura (Vergonha na Cara), Razão Brasileira (Eu Menti), Art Popular (Temporal) e do seminal Raça Negra (É Tarde Demais). A vida efêmera da maioria dos grupos reunidos no disco sinaliza que o pouco fôlego desse tipo de pagode - apesar de algumas músicas da compilação terem sobrevivido ao tempo.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

O sucesso instantâneo do grupo paulista Raça Negra, a partir de 1990, deu o tom do samba que seria priorizado pela indústria na música na década de 90. Editada pela gravadora Som Livre neste mês de julho de 2011, a coletânea Pagode Saudade compila 14 sucessos desse gênero popular de samba - até hoje em voga nas paradas. A seleção destaca hits radiofônicos de Só pra Contrariar (Que se Chama Amor), Soweto (Derê), Os Morenos (Marrom Bombom, em gravação ao vivo, e não no superior registro original de estúdio), Ginga Pura (Vergonha na Cara), Razão Brasileira (Eu Menti), Art Popular (Temporal) e do seminal Raça Negra (É Tarde Demais). A vida efêmera da maioria dos grupos reunidos no disco sinaliza que o pouco fôlego desse tipo de pagode - apesar de algumas músicas da compilação terem sobrevivido ao tempo.