Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lopez abusa do rap em 'Love?', mas CD cresce nas faixas de pop 'dance'

Resenha de CD
Título: Love?
Artista: Jennifer Lopez
Gravadora: Island Records / Universal Music
Cotação: * *

Sétimo álbum de estúdio de Jennifer Lopez, Love? dilui entre batidas triviais de rap, r & b e pop dance a latinidade da cantora e atriz norte-americana de ascendência porto-riquenha. Recorrente em vários discos do gênero, o time de produtores alinha nomes bombados no mercado fonográfico dos EUA como RedOne, StarGate, The Dream e Tricky Stewart, entre outros. Essa turma por vezes exagera na dose de hip hop. As intervenções do rapper Pitbull em On the Floor - versão em inglês de Chorando se Foi, a lambada que ganhou o mundo no fim dos anos 80 na voz do grupo Kaoma - são dispensáveis, para citar somente um exemplo. Da mesma forma, a batida de rap que envolve Good Hit soa déjà vu. Em contrapartida, o uso da voz de Lil' Wayne em I'm Into You resulta mais interessante porque o canto do rapper dialoga com o de Lopez, em vez de despejar o costumeiro blá-blá-blá. Seja como for, o fato é que Love? avança sem cativar por conta de tantas batidas estéreis. Para piorar, a maioria das ralas letras relaciona clichês. Jennifer Lopez acaba soando como uma subMariah Carey em faixas como o r & b Until It Beats no More. Em linha electro-pop, Papi soa mais interessante com seus ecos de Shakira e Lady Gaga. A propósito, Gaga integra com RedOne o time de produtores de Invading my Mind, faixa pop dance que se destaca em  repertório geralmente anêmico. No mesmo estilo de som formatado para as pistas, Hypnotico - alocada como faixa-bônus - seduz e também ajuda a minimizar a má-impressão deixada pelo álbum. Love? até tem alguns bons momentos, só que, no todo, é ruim e não altera o status de Jennifer Lopez.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sétimo álbum de estúdio de Jennifer Lopez, Love? dilui entre batidas triviais de rap, r & b e pop dance a latinidade da cantora e atriz norte-americana de ascendência porto-riquenha. Recorrente em vários discos do gênero, o time de produtores alinha nomes bombados no mercado fonográfico dos EUA como RedOne, StarGate, The Dream e Tricky Stewart, entre outros. Essa turma por vezes exagera na dose de hip hop. As intervenções do rapper Pitbull em On the Floor - versão em inglês de Chorando se Foi, a lambada que ganhou o mundo no fim dos anos 80 na voz do grupo Kaoma - são dispensáveis, para citar somente um exemplo. Da mesma forma, a batida de rap que envolve Good Hit soa déjà vu. Em contrapartida, o uso da voz de Lil' Wayne em I'm Into You resulta mais interessante porque o canto do rapper dialoga com o de Lopez, em vez de despejar o costumeiro blá-blá-blá. Seja como for, o fato é que Love? avança sem cativar por conta de tantas batidas estéreis. Para piorar, a maioria das ralas letras relaciona clichês. Jennifer Lopez acaba soando como uma subMariah Carey em faixas como o r & b Until It Beats no More. Em linha electro-pop, Papi soa mais interessante com seus ecos de Shakira e Lady Gaga. A propósito, Gaga integra com RedOne o time de produtores de Invading my Mind, faixa pop dance que se destaca em repertório geralmente anêmico. No mesmo estilo de som formatado para as pistas, Hypnotico - alocada como faixa-bônus - seduz e também ajuda a minimizar a má-impressão deixada pelo álbum. Love? até tem alguns bons momentos, só que, no todo, é ruim e não altera o status de Jennifer Lopez.

lurian disse...

Essa é a capa? Que coisa cafona...

Rafael disse...

Mauro,

Bem que você poderia deixar aqui um e-mail seu ou do blog para que os visitantes assíduos do mesmo (como eu) pudesse entrar em contato contigo. Procurei, procurei e não achei uma forma de contato contigo a não ser pelo blog. Saiu no mês passado, pela gravadora Albatroz, o CD do cantor e apresentador de rádio de Minas, o Bob Tostes, com o cantor Marcelo Gaz, chamado "Horizonte". Um ótimo CD por sinal, e que gostaria de ver a sua crítica aqui no blog, pois merece. Segue um endereço, com clipe da música de trabalho desse disco no link abaixo, e um link para o site oficial do projeto:

http://mais.uol.com.br/view/ipojnmsr985z/jazz-e-vinhocdhorizontede-bobtostes-e-marcelogaz-albatroz-04024C983464D4911326?types=A&

POR FAVOR, faça uma crítica do mesmo e divulgue a boa música vinda da minha Minas Gerais.

Rafael disse...

Esqueci de comentar mais uma coisa: nesse disco "Horizonte" do cantor, compositor e apresentador de rádio mineiro Bob Tostes, feito em parceria com o cantor e compositor Marcelo Gaz, hás as participações especiais de Roberto Menescal, Fernanda Takai, Bossacucanova, Juarez Moreira, Jane Duboc, Carlos Malta, Renato Motha, Affonsinho, Celio Balona e Suzana Tostes. E Bob Tostes também é crítico de cinema. Apresenta um programa de rádio na Rádio Guarani, aqui em Belo Horizonte. Mauro, faça a crítica deste disco, ok???

Rafael disse...

Aqui os cantores Bob Tostes e Marcelo Gaz comentam faixa a faixa do disco e músicos como Toninho Horta, Roberto Menescal, entre outros, comenta sobre o trabalho do disco "Horizonte":

http://www.mucurycultural.org/2011/05/presente-de-bob-tostes.html

Rafael disse...

Mauro,

Outr aboa notícia para você publicar no blog: o show inédito de Elza Soares,o "pixinguinha In Jazz", veja no link abaixo:

http://www.vistolivre.xpg.com.br/entretenimento/agenda/elza-soares-leva-o-show-inedito-%E2%80%9Cpixinguinha-in-jazz%E2%80%9D-ao-palco-do-rival-petrobras

Luca disse...

Esse álbum fez sucesso lá fora, aqui ninguém deve ouvir.

Unknown disse...

Eu ouvi "LOVE?" e, de todas as faixas, apenas 3 me agradaram, "Until It Beats no More", "Hypnotico" - bem dançante, pronta para as discotecas e bares, "Papi".