Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Parceiro de Pitty e militante do rock baiano, Peu Souza sai de cena aos 35

A associação profissional do compositor e guitarrista baiano Peu Souza (22 de julho de 1977 - 5 de maio de 2013) com sua colega conterrânea Pitty  - de quem se tornou parceiro ao assinar com a artista músicas como Equalize (2003) e Déjà vu (2005), compostas na época em que Peu era o guitarrista da banda de Pitty - é o dado biográfico recorrente nas manchetes sobre a precoce saída de cena do músico, aos 35 anos. Encontrado morto em seu apartamento em Salvador (BA) nesta segunda-feira, 6 de maio, por conta de provável suicídio, Peu Souza ganhou mesmo projeção nacional ao trabalhar com Pitty. Contudo, o público mais antenado da Bahia sabe da militância do guitarrista na underground cena roqueira da Salvador dos anos 90, época em que o canto dessa cidade parceria ser somente o axé propagado por vozes como a da cantora Daniela Mercury. Pois, ao longo daquela década, Peu Souza formou bandas como Bizzarre Joe, Dois Sapos e Meio - a mais popular, com público fiel em shows - e Diga aí, Chefe! enquanto ganhava a vida tocando com nomes como Luiz Melodia e Rebeca Matta. Mais recentemente, Peu integrou a banda Nove Mil Anjos, criada em 2008 com Junior Lima, então em seu primeiro trabalho sem Sandy. Mas o grupo se dissipou em 2009. Ao que parece, entre outras insondáveis razões de natureza particular, Peu Souza teria tomado a decisão de sair de cena por causa de desilusão com a falta de (maiores) oportunidades no universo pop brasileiro.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A associação profissional do compositor e guitarrista baiano Peu Souza (22 de julho de 1977 - 5 de maio de 2013) com sua colega conterrânea Pitty - de quem se tornou parceiro ao assinar com a artista músicas como Equalize (2003) e Déjà vu (2005), compostas na época em que Peu era o guitarrista da banda de Pitty - é o dado biográfico recorrente nas manchetes sobre a precoce saída de cena do músico, aos 35 anos. Encontrado morto em seu apartamento em Salvador (BA) nesta segunda-feira, 6 de maio, por conta de provável suicídio, Peu Souza ganhou mesmo projeção nacional ao trabalhar com Pitty. Contudo, o público mais antenado da Bahia sabe da militância do guitarrista na underground cena roqueira da Salvador dos anos 90, época em que o canto dessa cidade parceria ser somente o axé propagado por vozes como a da cantora Daniela Mercury. Pois, ao longo daquela década, Peu Souza formou bandas como Bizzarre Joe, Dois Sapos e Meio - a mais popular, com público fiel em shows - e Diga aí, Chefe! enquanto ganhava a vida tocando com nomes como Luiz Melodia e Rebeca Matta. Mais recentemente, Peu integrou a banda Nove Mil Anjos, criada em 2008 com Junior Lima, então em seu primeiro trabalho sem Sandy. Mas o grupo se dissipou em 2009. Ao que parece, entre outras insondáveis razões de natureza particular, Peu Souza teria tomado a decisão de sair de cena por causa de desilusão com a falta de (maiores) oportunidades no universo pop brasileiro.

Anônimo disse...

Lembro dele tocando com Pitty, logo quando ela apareceu.
Era bastante performático e talentoso.
Além de parecer ser o mais malucão(no ótimo sentido) da trupe.
Aliás, o talento vinha de berço - era enteado do Galvão dos Novos Baianos.
A vida é agridoce.

PS: Fiquei sentido com essa morte.
De verdade.
Suicídio é a morte em dose dupla.


Unknown disse...

Acho que ele tocou no DVD da Rebeca Matta, recém lançado.

A propósito, Mauro, quando vai sair alguma matéria sobre o novo trabalho da Rebeca?

Mauro Ferreira disse...

oi, Douglas, vou postar em breve a resenha do CD/DVD da Rebeca Matta. A fila está grande, mas anda. Abs, MauroF