Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Disco 'Aladdin sane', ápice de Bowie na era do glam-rock, ganha reedição

Mergulho mais profundo de David Bowie no glam-rock, o álbum Aladdin sane (1973) ganha reedição comemorativa de seus 40 anos, já posta à venda no mercado brasileiro via EMI Music. Lançado pelo artista britânico no rastro da consagração obtida com seu álbum anterior, The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars (1972), Aladdin sane foi descrito por Bowie como uma ida de Ziggy para a América. Produzido por Scott Ken com o próprio Bowie, Aladdin sane foi remasterizado por Ray Staff no Air Studios de Londres, Inglaterra, para esta edição de 40 anos. É um álbum impregnado do espírito do rock'n'roll com influência do rhythm and blues. Tanto que o maior hit do álbum, The Jean genie, tem nítida influência do som do grupo The Rolling Stones, de quem Bowie regrava Let's spend the night together (Mick Jagger e Keith Richards, 1966). Primeiro álbum do cantor e compositor inglês a chegar ao topo da parada do Reino Unido, Aladdin sane tem músicas como Drive-in saturday, Watch that man e Cracked actor. A 40th anniversary edition do disco é fiel ao álbum original.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Mergulho mais profundo de David Bowie no glam-rock, o álbum Aladdin sane (1973) ganha reedição comemorativa de seus 40 anos, já posta à venda no mercado brasileiro via EMI Music. Lançado pelo artista britânico no rastro da consagração obtida com seu álbum anterior, The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars (1972), Aladdin sane foi descrito por Bowie como uma ida de Ziggy para a América. Produzido por Scott Ken com o próprio Bowie, Aladdin sane foi remasterizado por Ray Staff no Air Studios de Londres, Inglaterra, para esta edição de 40 anos. É um álbum impregnado do espírito do rock'n'roll com influência do rhythm and blues. Tanto que o maior hit do álbum, The Jean genie, tem nítida influência do som do grupo The Rolling Stones, de quem Bowie regrava Let's spend the night together (Mick Jagger e Keith Richards, 1966). Primeiro álbum do cantor e compositor inglês a chegar ao topo da parada do Reino Unido, Aladdin sane tem músicas como Drive-in saturday, Watch that man e Cracked actor. A 40th anniversary edition do disco é fiel ao álbum original.

Fernando Lima disse...

Tanto essa edição de 40 anos do "Alladin", como a do "Ziggy", só valem a pena pela remasterização; contudo, o ganho de som não é tão diferente da edição de 30 anos dos discos, muito mais recheada de novidades, com encarte expressivo e discos extras, o que não aconteceu com as edições de 40 anos.