Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 15 de maio de 2013

'Lugar comum', disco em que o som de Donato ganha letra, volta ao vinil

Lançado originalmente em 1975 pela gravadora Philips, Lugar comum - segundo álbum em que as músicas de João Donato ganharam letras, no caso feitas por compositores do quilate Caetano Veloso, Gilberto Gil (coautor de oito das 12 faixas) e Guarabyra - está sendo reeditado no formato de LP neste mês de maio de 2013. Produzida pela Polysom, a reedição em vinil de 180 gramas chega às lojas dentro da série Clássicos em vinil. Um dos títulos mais populares da discografia de Donato, Lugar comum  alcançou projeção por conta de músicas como Bananeira (João Donato e Gilberto Gil), Emoriô (João Donato e Gilberto Gil) e a faixa-título Lugar comum (João Donato e Gilberto Gil). Oitavo álbum de Donato, Lugar comum foi o primeiro disco inteiramente composto e arranjado pelo pianista e maestro acreano. É luxo só!

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Lançado originalmente em 1975 pela gravadora Philips, Lugar comum - segundo álbum em que as músicas de João Donato ganharam letras, no caso feitas por compositores do quilate Caetano Veloso, Gilberto Gil (coautor de oito das 12 faixas) e Guarabyra - está sendo reeditado no formato de LP neste mês de maio de 2013. Produzida pela Polysom, a reedição em vinil de 180 gramas chega às lojas dentro da série Clássicos em vinil. Um dos títulos mais populares da discografia de Donato, Lugar comum alcançou projeção por conta de músicas como Bananeira (João Donato e Gilberto Gil), Emoriô (João Donato e Gilberto Gil) e a faixa-título Lugar comum (João Donato e Gilberto Gil). Oitavo álbum de Donato, Lugar comum foi o primeiro disco inteiramente composto e arranjado pelo pianista e maestro acreano. É luxo só!

lurian disse...

João Donato!!! sempre fantástico de se ouvir. Esse é mestre!
Nesse mesmo ano e cantando Emoriô e Naturalmente, 2 músicas desse disco de João Donato surgia Fafá de Belém, na época com repertório de alto nível.

KL disse...

muito legal esse relançamento, inclusive para esfregar na cara de quem relançou no Brasil o álbum em CD com a capa grotescamente adulterada, sem justificativa plausível - o que resultou numa mancha azul pálida.
Detalhe do magnífico projeto gráfico original: o lettering foi desenhado pelo artista plástico Rogério Duarte.

André Queiroz disse...

KL,

O ideal seria se a Universal Music relançasse dentro da série Tons junto com os álbuns Muito À Vontade e A Bossa Muito Moderna, ambos também com as capas originais.

KL disse...

André,

Concordo com você, aliás eu já tinha pensado em como seria bacana a trilogia dele na Phillips-Polydor sair na série Tons. Lugar Comum e A Bossa Muito Moderna saíram em cd no Japão com as capas milimetricamente iguais às dos lps (tenho o primeiro). O Muito Á Vontade (excelente também) permanece com aquela edição do referido selo, que esculhamba com a arte gráfica original de tudo o que ele resolve relançar em cd.