Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 25 de maio de 2013

will.i.am se joga na pista pop do DJ David Guetta no irregular '#willpower'

Resenha de CD
Título: #willpower
Artista: will.i.am
Gravadora: Interscope Records / Universal Music
Cotação: * * 1/2

Quarto álbum solo de will.i.am, #willpower iria se chamar Black Einstein quando começou a ser gravado em 2011 durante recesso do grupo norte-americano Black Eyed Peas. Adiado sucessivas vezes, o álbum foi refeito pelo rapper dos Estados Unidos e, enfim, foi apresentado ao universo pop neste primeiro semestre de 2013, seis anos após Songs about girls (2007). Em #willpower, will.i.am se joga na pista pop e festiva do DJ David Guetta. Nesse sentido, as ótimas faixas Hello (com cordas que se harmonizam com a batida eletrônica do tema), This is love (tema inebriante em que figura a cantora holandesa Eva Simons) e Scream & shout (música gravada com Britney Spears que se tornou hit nos EUA) dão a pista certeira do disco após Good morning, a primeira (bela) faixa do álbum, formatada com serenidade e vocais melodiosos que destoam do  agitado tom eletrônico de #willpower. O rap entra forte a partir de Let's go - faixa da qual participa Chris Brown - sem alterar substancialmente a energia pop dance do álbum. Gettin' dumb soa menos sedutora, ainda que prime por agregar apl.de.ap (colega de will.i.am no grupo Black Eyed Peas) e o grupo sul-coreano de k-pop e rap 2ne1 - certamente convocado para a faixa no rastro do sucesso mundial do rapper coreano Psy. Faixa de tom mecânico, Geekin' embute rap que aparece com mais pegada na robótica música seguinte, Freshy, na qual figura Juicy J. Ecos da revolução eletrônica do Kraftwerk são ouvidos nestas duas faixas. #thatPOWER retoma o tom mais pop dance do disco, acenando para as pistas jovens por conta da presença do astro teen Justin Bieber (Fall down também flerta três faixas depois com o universo pop teen com a participação de Miley Cirus). Great times are coming baixa de início a pressão de #willpower ao reciclar Great times sem elevar o nível do repertório. The world is crazy - faixa na qual figura Dante Santiago, companheiro da pré-história musical de will.i.am - também não chega a empolgar. A propósito, a segunda metade de #willpower é bem inferior à primeira. Impressão reforçada pela balada eletrônica Love bullets. Ao fim da 15ª faixa, Ghetto ghetto, gravada com a rapper Baby Kaelly, paira a sensação de que  #willpower somente decola quando will.i.am se joga na pista pop de Guetta.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Quarto álbum solo de will.i.am, #willpower iria se chamar Black Einstein quando começou a ser gravado em 2011 durante recesso do grupo norte-americano Black Eyed Peas. Adiado sucessivas vezes, o álbum foi refeito pelo rapper dos Estados Unidos e, enfim, foi apresentado ao universo pop neste primeiro semestre de 2013, seis anos após Songs about girls (2007). Em #willpower, will.i.am se joga na pista pop e festiva do DJ David Guetta. Nesse sentido, as ótimas faixas Hello (com cordas que se harmonizam com a batida eletrônica do tema), This is love (tema inebriante em que figura a cantora holandesa Eva Simons) e Scream & shout (música gravada com Britney Spears que se tornou hit nos EUA) dão a pista certeira do disco após Good morning, a primeira (bela) faixa do álbum, formatada com serenidade e vocais melodiosos que destoam do agitado tom eletrônico de #willpower. O rap entra forte a partir de Let's go - faixa da qual participa Chris Brown - sem alterar substancialmente a energia pop dance do álbum. Gettin' dumb soa menos sedutora, ainda que prime por agregar apl.de.ap (colega de will.i.am no grupo Black Eyed Peas) e o grupo sul-coreano de k-pop e rap 2ne1 - certamente convocado para a faixa no rastro do sucesso mundial do rapper coreano Psy. Faixa de tom mecânico, Geekin' embute rap que aparece com mais pegada na robótica música seguinte, Freshy, na qual figura Juicy J. Ecos da revolução eletrônica do Kraftwerk são ouvidos nestas duas faixas. #thatPOWER retoma o tom mais pop dance do disco, acenando para as pistas jovens por conta da presença do astro teen Justin Bieber (Fall down também flerta três faixas depois com o universo pop teen com a participação de Miley Cirus). Great times are coming baixa de início a pressão de #willpower ao reciclar Great times sem elevar o nível do repertório. The world is crazy - faixa na qual figura Dante Santiago, companheiro da pré-história musical de will.i.am - também não chega a empolgar. A propósito, a segunda metade de #willpower é bem inferior à primeira. Impressão reforçada pela balada eletrônica Love bullets. Ao fim da 15ª faixa, Ghetto ghetto, gravada com a rapper Baby Kaelly, paira a sensação de que #willpower somente decola quando will.i.am se joga na pista pop de Guetta.

Daniel disse...

Por Scream And Shout esperava um album melhor, mas por mim só se salvam ela e mais umas duas como Fall Down. Mesmo assim, nem essas conseguem ser consideradas para mim obras de arte da pista de dança, hits epicos ou algo assim. Ficou algo bem previsivel, o mesmo tipo de batidas dos albuns do black eyed peas. Letras rasas e som farofento, misturnado hip hop com eletro.

Vinicius Valente disse...

Na verdade, o fato das 2ne1 estarem no álbum do Will, não tem nada a ver com o rastro do Psy. Will é empresário delas e elas almejam conquistar o mercado norte-americano bem antes de Psy ser alguma coisa nos EUA.