Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 22 de maio de 2013

João volta a obter pela Justiça as matrizes de seus três primeiros álbuns

João Gilberto obteve novamente na Justiça o direito de ficar com as matrizes de seus três primeiros álbuns - Chega de saudade (1958), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961) - e do compacto João Gilberto cantando as músicas do film Orfeu do Carnaval (1959). Na semana passada, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, da 7ª Câmara Cível, tinha revogado liminar que determinava que a gravadora EMI Music desse ao cantor - em foto de Marcos Hermes - as masters originais dos LPs Chega de saudade (1958), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961). A alegação foi a de que as fitas poderiam ter sua preservação comprometida se estiverem em posse do artista. No entanto, o desembargador reconsiderou sua decisão por aceitar o argumento - feito pela defesa de João - de que o artista contratou o serviço de uma empresa especializada na manutenção das fitas. Contudo, a decisão definitiva sobre a posse das matrizes somente vai ser tomada pela Justiça após parecer sobre o estado das masters dos discos por especialistas do mercado fonográfico.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

João Gilberto obteve novamente na Justiça o direito de ficar com as matrizes de seus três primeiros álbuns - Chega de saudade (1958), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961) - e do compacto João Gilberto cantando as músicas do film Orfeu do Carnaval (1959). Na semana passada, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, da 7ª Câmara Cível, tinha revogado liminar que determinava que a gravadora EMI Music desse ao cantor - em foto de Marcos Hermes - as masters originais dos LPs Chega de saudade (1958), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961). A alegação foi a de que as fitas poderiam ter sua preservação comprometida se estiverem em posse do artista. No entanto, o desembargador reconsiderou sua decisão por aceitar o argumento - feito pela defesa de João - de que o artista contratou o serviço de uma empresa especializada na manutenção das fitas. Contudo, a decisão definitiva sobre a posse das matrizes somente vai ser tomada pela Justiça após parecer sobre o estado das masters dos discos por especialistas do mercado fonográfico.

Maria disse...

João Gilberto é figura fundamental para a música brasileira.
Será que ainda realizo meu sonho de assistir um show dele?
acho quase impossível.

Eduardo Cáffaro disse...

Gente da as másters pro Artista, é a obra dele, que absurdo isso né ? Enquanto isso não acontece não é possível remasterizar, relançar os álbuns ...fica essa disputa de poder. bem Brasil isso.

Alan James disse...

Acho que sou o único que vai ser a favor da posição que vou falar agora: se a gravadora foi quem bancou o disco, acho que eles devem sim ser os donos das masters. O João não gastou nada pra produzir esses discos e agora ele tem os direitos sobre as fitas? Se é pra ter que então relance os mesmos.

Eduardo Cáffaro disse...

O que a gravadora bancou, já ganhou muitas vezes em cima. Agora o direito sobre a obra, é do artista. Ele quer evitar que lancem os álbuns de qualquer jeito.

noca disse...

Essas obras ja cumpriram,e muito bem,a tarefa de revolucionar a música.O resto e a polêmica de agora é fruto de vaidades.Principalmente de um artista que julga que o fruto um trabalho fonográfico é virtude apenas dele.O papel desempenhado por Jobim nesses trabalhos,por ex. é fundamental,tanto na elaboração quanto no fornecimento de repertório.Quanto ao direito do artista,que sempre julgou genial e muito esperto,que não assinasse o contrato naqueles moldes.

Márcio disse...

Não adianta espernear: João Gilberto é gênio e merece ser tratado com todo o respeito, o que a EMI certamente não está fazendo. Torço muito para que o maior artista vivo do Brasil (é isso mesmo: maior artista brasileiro vivo, levando em conta todas as artes, não só a música) possa ter em vida esses três trabalhos essenciais lançados em CD, com todos os devidos cuidados que merecem.
Também torço para que você realize esse sonho, Maria. Garanto que será inesquecível!

Maria disse...

Valeu, Márcio!

ADEMAR AMANCIO disse...

Apesar de não ser fã de João gilberto,tua obra ééé tua,simples assim.