Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 26 de maio de 2013

Elias às vezes evoca estado de espírito de Baker em 'I thought about you'

Resenha de CD
Título: I thought about you - A tribute to Chet Baker
Artista: Eliane Elias
Gravavadora: Concord Music / Universal Music
Cotação: * * *

A música de Chet Baker (1929 - 1988) é, em última instância, um estado de espírito. Um som de clima cool, interiorizado, por vezes lírico. Em seu tributo ao trompetista norte-americano de jazz que ganhou fama como cantor nos anos 50, I thought about you, a pianista paulista (radicada nos EUA) Eliane Elias - que também se assumiu cantora de pop jazz - persegue esse estado de espírito. Por vezes, Elias o roça, como em Embraceable you (George Gershwin e Ira Gershwin), em You don't know what love is (Don Raye e Gene DePaul) e em I get along without you very well (Hoagy Carmichael). Na maioria das vezes, contudo, a pianista aborda os standards sem sair de seu universo particular, mostrando apurado senso rítmico na alta velocidade de Just in time (Jule Styne, Betty Comden e Adolph Green) e acertando o tom pop jazzístico de temas como I've never been in love before (Frank Loesser), destaque de I thought about you. De todo modo, o disco é bom e até se impõe na discografia vocal de Elias, embora, no mais das vezes, a pianista não reproduza o estado de espírito da música do artista que celebra - proeza alcançada pela cantora brasileira Luciana Souza em seu recente The Book of Chet (2012) - clique aqui para ler a resenha deste álbum, à qual remete esta análise de I thought about you. Há mais sutilezas no canto de Souza do que nas interpretações de Elias. Mas cabe ressaltar o link com a bossa nova feito por Elias em There will never be another you (Harry Warren e Mack Gordon), faixa arranjada como um samba de estirpe bossa-novista. Repetida em Let's get lost (Frank Loesser e Jimmy McHugh), a conexão faz certo sentido pelo argumento de que Baker teria influenciado a moldura do canto revolucionário de João Gilberto. Seja como for, entre o jazz e o pop, I thought about you - A tribute to Chet Baker é o disco em que a eficaz cantora Eliane Elias mais roça o virtuosismo da pianista Eliane Elias. Vale ouvir!

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A música de Chet Baker (1929 - 1988) é, em última instância, um estado de espírito. Um som de clima cool, interiorizado, por vezes lírico. Em seu tributo ao trompetista norte-americano de jazz que ganhou fama como cantor nos anos 50, I thought about you, a pianista norte-americana de jazz Eliane Elias - que também se assumiu cantora de pop jazz - persegue esse estado de espírito. Por vezes, Elias o roça, como em Embraceable you (George Gershwin e Ira Gershwin), em You don't know what love is (Don Raye e Gene DePaul) e em I get along without you very well (Hoagy Carmichael). Na maioria das vezes, contudo, a pianista aborda os standards sem sair de seu universo particular, mostrando apurado senso rítmico na alta velocidade de Just in time (Jule Styne, Betty Comden e Adolph Green) e acertando o tom pop jazzístico de temas como I've never been in love before (Frank Loesser), destaque de I thought about you. De todo modo, o disco é bom e até se impõe na discografia vocal de Elias, embora, no mais das vezes, a pianista não reproduza o estado de espírito da música do artista que celebra - proeza alcançada pela cantora brasileira Luciana Souza em seu recente The Book of Chet (2012) - clique aqui para ler a resenha deste álbum, à qual remete esta análise de I thought about you. Há mais sutilezas no canto de Souza do que nas interpretações de Elias. Mas cabe ressaltar o link com a bossa nova feito por Elias em There will never be another you (Harry Warren e Mack Gordon), faixa arranjada como um samba de estirpe bossa-novista. Repetida em Let's get lost (Frank Loesser e Jimmy McHugh), a conexão faz certo sentido pelo argumento de que Baker teria influenciado a moldura do canto revolucionário de João Gilberto. Seja como for, entre o jazz e o pop, I thought about you - A tribute to Chet Baker é o disco em que a eficaz cantora Eliane Elias mais roça o virtuosismo da pianista Eliane Elias. Vale ouvir!

Unknown disse...

Mauro, a Eliane Elias é brasileira, nascida em São Paulo. Ela apenas mora nos Estados Unidos.

Mauro Ferreira disse...

Claro, Douglas. Falha minha! Erro já corrigido! Grato pelo toque. Abs, MauroF

KL disse...

como é que uma artista de prestígio internacional permite uma foto/capa de tal 'envergadura'? E pior: ainda pagaram por isso.
Eu faria de graça e bem melhor. Na próxima, entrem em contato comigo.