Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 11 de maio de 2013

'Los momentos' preserva identidade de Venegas com alto teor eletrônico

Resenha de CD
Título: Los momentos
Artista: Julieta Venegas
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *

Sexto álbum de estúdio de Julieta Venegas, Los momentos é o disco em que a estrela mexicana mais se permite o uso de beats eletrônicos. As programações pilotadas por Yamil Rezc - coprodutor do CD ao lado de Venegas - saltam aos ouvidos logo na primeira das onze faixas autorais do álbum, Hoy. E elas, as programações, se impõem em outras músicas, como Nada importanteVerte otra vez e Tuve para dar. Contudo, o alto teor de eletrônica de Los momentos jamais apaga a assinatura autoral da compositora. Venegas é cantora celebrizada por sua obra autoral. Traços marcantes dessa obra soam nítidos no disco. A influência das tradições da música mexicana ecoa em Por que?, tema pontuado pelo acordeom da artista. A firma da autora também é reconhecível em Te vi, a faixa mais pop do disco, com refrão pegajoso. Com alta dose de crítica social, Vuelve - tema tenso turbinado com as vozes de Ana Tojoux e Rubén Albarrán - também se impõe no repertório autoral. É nesse tom moderninho que Los momentos versa sobre a necessidade de driblar desilusões e decepções - sobretudo amorosas - para seguir adiante. É este, em última análise, o mote de faixas como No creí (cujo arranjo harmoniza ao fim o acordeom de Venegas com as triviais programações de Yamil), Volver a empezar (canção embasada pelo piano da artista), Un poco de paz (faixa turbinada com o mesmo coro que entra ao fim de Hoy) e a música-título Los momentos. Enfim, Los momentos pode não ser o disco mais inspirado de Julieta Venegas, e não é mesmo, mas preserva a identidade da compositora, garantindo alguns bons momentos para os ouvintes.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Sexto álbum de estúdio de Julieta Venegas, Los momentos é o disco em que a estrela mexicana mais se permite o uso de beats eletrônicos. As programações pilotadas por Yamil Rezc - coprodutor do CD ao lado de Venegas - saltam aos ouvidos logo na primeira das onze faixas autorais do álbum, Hoy. E elas, as programações, se impõem em outras músicas, como Nada importante, Verte otra vez e Tuve para dar. Contudo, o alto teor de eletrônica de Los momentos jamais apaga a assinatura autoral da compositora. Venegas é cantora celebrizada por sua obra autoral. Traços marcantes dessa obra soam nítidos no disco. A influência das tradições da música mexicana ecoa em Por que?, tema pontuado pelo acordeom da artista. A firma da autora também é reconhecível em Te vi, a faixa mais pop do disco, com refrão pegajoso. Com alta dose de crítica social, Vuelve - tema tenso turbinado com as vozes de Ana Tojoux e Rubén Albarrán - também se impõe no repertório autoral. É nesse tom moderninho que Los momentos versa sobre a necessidade de driblar desilusões e decepções - sobretudo amorosas - para seguir adiante. É este, em última análise, o mote de faixas como No creí (cujo arranjo harmoniza ao fim o acordeom de Venegas com as triviais programações de Yamil), Volver a empezar (canção embasada pelo piano da artista), Un poco de paz (faixa turbinada com o mesmo coro que entra ao fim de Hoy) e a música-título Los momentos. Enfim, Los momentos pode não ser o disco mais inspirado de Julieta Venegas, e não é mesmo, mas preserva a identidade da compositora, garantindo alguns bons momentos para os ouvintes.