Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 13 de maio de 2013

'Crossfire hurricane' conta história oficial dos Stones ao longo de 50 anos

Em 1990, o documentário 25 x 5 - The continuing adventures of the Rolling Stones contou - sob a direção de Nigel Finch - a história oficial do grupo The Rolling Stones de 1962 a 1989 exibido na TV europeia e posteriormente editado em VHS. Como as aventuras continuam e já totalizaram 50 anos em 2012, outro filme de caráter documental foi produzido com o aval da banda. Crossfire hurricane - o documentário ora lançado em DVD no Brasil pela ST2 neste mês de maio de 2013 - reconta a mesma grande história sob o mesmo prisma oficial, desta vez abrangendo obviamente as cinco décadas. Os depoimentos de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Ron Wood - e os dos ex-integrantes Bill Wyman e Mick Taylor - costuram a narrativa, amarrada pelo diretor Brett Morgen com imagens de várias épocas da banda entre takes de shows e entrevistas. Algumas dessas imagens já foram rebobinadas em recentes DVDs como Charlie is my darling e Stone in exile. Outras são mais raras, caso das cenas de show feito pelo grupo na Alemanha em 1965. Com título extraído da letra de Jumpin' Jack FlashCrossfire hurricane foge da fórmula habitual dos documentários porque a câmera não foca os entrevistados. Ouve-se a voz que conta detalhes de uma história que, ao que parece, ainda terá mais alguns capítulos, já que, entre tapas e beijos, os Stones permanecem em cena.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em 1990, o documentário 25 x 5 - The continuing adventures of the Rolling Stones contou - sob a direção de Nigel Finch - a história oficial do grupo The Rolling Stones de 1962 a 1989 exibido na TV europeia e posteriormente editado em VHS. Como as aventuras continuam e já totalizaram 50 anos em 2012, outro filme de caráter documental foi produzido com o aval da banda. Crossfire hurricane - o documentário ora lançado em DVD no Brasil pela ST2 neste mês de maio de 2013 - reconta a mesma grande história sob o mesmo prisma oficial, desta vez abrangendo obviamente as cinco décadas. Os depoimentos de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Ron Wood - e os dos ex-integrantes Bill Wyman e Mick Taylor - costuram a narrativa, amarrada pelo diretor Brett Morgen com imagens de várias épocas da banda entre takes de shows e entrevistas. Algumas dessas imagens já foram rebobinadas em recentes DVDs como Charlie is my darling e Stone in exile. Outras são mais raras, caso das cenas de show feito pelo grupo na Alemanha em 1965. Com título extraído da letra de Jumpin' Jack Flash, Crossfire hurricane foge da fórmula habitual dos documentários porque a câmera não foca os entrevistados. Ouve-se a voz que conta detalhes de uma história que, ao que parece, ainda terá mais alguns capítulos, já que, entre tapas e beijos, os Stones permanecem em cena.