Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Visi saúda Clara em CD com Daniela, Paula, Péricles, Thiaguinho e Xande

Eis a capa de Pura claridade - Um tributo a Clara Nunes, CD em que a cantora baiana Carla Visi saúda Clara Nunes (1942 - 1983) nos 30 anos de morte da cantora mineira. Como a capa já informa, o disco foi gravado com as participações de Daniela Mercury, Paula Fernandes, Péricles, Pinha, Thiaguinho e Xande de Pilares. O CD chega às lojas neste mês de maio de 2013.

28 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Eis a capa de Pura claridade - Um tributo a Clara Nunes, CD em que a cantora baiana Carla Visi saúda Clara Nunes (1942 - 1983) nos 30 anos de morte da cantora mineira. Como a capa já informa, o disco foi gravado com as participações de Daniela Mercury, Paula Fernandes, Péricles, Pinha, Thiaguinho e Xande de Pilares. O CD chega às lojas neste mês de maio de 2013.

Marcelo disse...

Carla Visi é uma ótima cantora mas esse time de convidados é pra zoar o cd bem longe... Credo Cruz...

Marcelo disse...

Com exceção do Péricles , que é um bom cantor!!!!

Marcelo Barbosa disse...

Alguns convidados são de quinta, mas ao menos cantarão um repertório de qualidade.

Celuzo disse...

Clara deve estar se revirando na tumba com essas "homenagens" toscas. Cadê o material original que a EMI promete botar nas lojas desde 2012? Álbuns de carreira em edições de luxo, o box que já está fora de catálogo há um bom tempo. Os dvds inéditos? Cadê?

Celuzo disse...

Clara deve estar se revirando na tumba com essas "homenagens" toscas. Cadê o material original que a EMI promete botar nas lojas desde 2012? Álbuns de carreira em edições de luxo, o box que já está fora de catálogo há um bom tempo. Os dvds inéditos? Cadê?

Eduardo Cáffaro disse...

Nossa, errou feio nos convidados heim ? A única que tem a ver é Daniela Mercury e olhe lá. Paula Fernandes quando tentou cantar : Canta Brasil no tal especial da Globo, foi um desastre, imagina um repertoria da Clara ???? Por enquanto (para mim ) o da Mariene ta ganhando longe de tudo que ouvi desses tributos até agora.

Raffa disse...

Coitada da Clara! Ela não merecia isso!

Acho releituras pertinentes quando saem do lugar comum, como foi o caso da Roberta Sá e do Trio Madeira Brasil em relação à obra do Roque Ferreira (mesmo este não aprovando o ótimo trabalho realizado). Quando as mesmas ficam apenas na homenagem da regravação, como foi o caso da Mariene de Castro e, espero que não o seja o da Fabiana Cozza, acho desnecessário, ainda mais quando tais cantoras possuem pequena discografia. Parece preguiça e oportunismo.

Dona Emengarda disse...

Da-lhe Clara!

@Marlene_Amaior disse...

Péssima arte gráfica.

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: todos os produtos anunciados pela EMI estão prontos. A questão é que, por conta da fusão da gravadora com a Universal Music, muitos lançamentos estão em compasso de espera. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

E vão lançar quando, Mauro? Quando completar 71 anos de idade e 34 de morta? É cada idéia dessas gravadoras.....

Anônimo disse...

Homenagem é que nem voto, rapaziada.
Não se nega.
Venha de onde vier.

Mauro Ferreira disse...

Esses lançamentos sempre atrasam mesmo. A caixa da Nana, que festejaria seus 70 anos em abril de 2011, saiu somente no fim de 2012. Abs, MauroF

Anônimo disse...

Pensando bem, é bacana, se estivesse esquecida estaríamos reclamando, todas estas homenagens provam como Clara ainda é uma referência, até maior que Elis.

Unknown disse...

Todo mundo gosta de homenagens, um ótimo exemplo é a Ro Ro ter adorado esse disco com gravaram com as músicas dela, que é fraquinho fraquinho.

Se Clara estivesse viva sentiria orgulho de três cantoras "novas" lhe prestando tributo. O problema não é fazerem homenagens. O questão é três discos na mesma época sobre o mesmo tema... e olha que gosto muito da Mariene e da Fabiana Cozza.

Mas enfim.

noca disse...

Tenho certeza que vai surpreender.Carla é ótima e tem mais ritmo,suingue e fluidez que todas que estão homenageando Clara.Todos os cantores convidados cantam bem e são afiados.O Xande de Pilares tem voz linda e é um grande cantor.Aguardem antes de criticarem tanto.

Anônimo disse...

Marcelo, vulgo "Sweet kiwi", revoltadíssimo! kkkk

Anônimo disse...

O que seria fluidez, para uma cantora?

noca disse...

A turma que curte samba de raiz e o samba-mpb é muito rígida e preconceituosa.Uma reunião assim de artistas vindos do axé,do pagode e do sertanejo é muito corajosa.Além de proporcionar aos puristas a evidencia do talento imenso desses artistas mais populares quando enveredam por um repertorio classico acompanhado de grandes musicos e arranjos.O que ouvi me soou bem contenporaneo.Carlos Eduardo,fluidez no caso é indicativo de diferenciação em relação as outras que estão se propondo a homenagiar Clara,jamais superioridade.Fluidez ai é mais ginga,maleabilidade,flexibilidade.Clara era cantora que tinha isso,mas também era densa quando queria,fator que a põe em um patamar mais elevado que uma grande maioria.

Fernando Lima disse...

Enquanto o disco não chega pra que eu possa conferir o resultado, fico aqui curtindo as críticas negativas ao registro ainda desconhecido. Um barato. Rs

Gill Sampaio Ominirò disse...

Pois é, mas esse é o lema do preconceito: falar do que não se conhece. E as pessoas, principalmente os puristas de plantão, assumem esse preconceito com a maior cara de pau. E vão dizer que é "opinião", "liberdade de expressão". Enfim, homenagem é homenagem e Clara se estiver se revirando em algum lugar, será de alegria, pois nunca foi tão homenageada. As pessoas, os puristas que se dizem amantes da MPB e da música, na verdade amam mesmo é a si próprios, suas vontades e desejos e não pensam nem por um segundo que um disco como este, ainda que não seja bom, pode levar Clara aos mais jovens, aos amantes do pagode, do axé, do sertanejo. Nesta perspectiva, Carla não só acerta como merece louvor. O mais importante não é o que achamos do disco e sim que alcance ele terá diante da juventude. Se a juventude não conhecer Clara, Noel, Elizeth, Elis, Nara etc etc etc. Que futuro terá a MPB sem seus ancestrais. Toda homenagem nesse sentido é válida. Os jovens podem querer beber na fonte e conhecer os discos de Clara que estão pra sair. Vejam que maravilha será se eles entrarem em contato com Clara por conta de Carla e de Mariene que juntas não chegam aos pés da original homenageada. Para mim, a melhor homenagem que Clara teve foi de Alcione e muitos jovens que sequer sabiam da existência de Clara passaram a ouvi-la por conta da Marrom. Pensem antes de escrever, pensem antes de pensar.

Galex disse...

Por que tantas cantoras homenageando a CLARA? A resposta é simples: o povo ama CLARA NUNES (embora muitos críticos torçam o nariz) e essas cantoras ganham projeção nunca antes tidas em suas carreiras individuais. Publicidade fácil e sucesso mais do que certo. Vejam, no youtube, a imensidão de cantoras anônimas da grande mídia homenageando a CLARA, de norte a sul desse país que a Diva imortal CLARA NUNES tanto amou.

Fabiana disse...

Carlos Eduardo, todo meu respeito à sua pessoa e ao Canto e a imagem de Clara Nunes, mas a Elis... Deus do Céu!Elis SEMPRE será Elis!!!

Oz Eventos e Cerimonial disse...

Realmente a arte gráfica ficou um lixo!
Clara será sempre Clara, assim como Elis será sempre Elis.
Mas confesso sim, que foi um fiasco essa lista de convidados especiais. Paula Fernandes com sua voz forçada de locutora de rádio AM...
Thiaguinho e Péricles???!?!?! oi?
A homenagem da Mariene de Castro bate de 10 nesse. Inclusive com os convidados.
Carla Visi tem uma voz linda, maravilhosa, presença de palco, mas pecou demais na escolha dos colegas pro trabalho.

THIAGO BOLS disse...

Não to dizendo que axei uma maravilha e seleção dos convidados, mas falam de sair do óbvio e criticam uma sertaneja cantando um samba canção.... eu não gosto de Paula Fernandes e nem tenho que gostar pra reconhecer o valor conceitual de cada convidado...então seriam sempre os mesmos a participarem das homenagens? Incoerente.... Falam de sair do óbvio e gostam do tributo de Mariene que mais parece uma tentativa de cópia da Clara Nunes...não entendo! A fotografia e a arte do disco ta um desacerto mesmo!!!! E pra quem não perguntou oq era fluidez pra uma cantora/cantor... bem sou cantor erudito...isso é exatamente do q eu posso falar com mais legitimidade... a fluidez é percebida ou não através da dinâmica...é um canto com elasticidade, sem costuras...isso Carla Visi tem de sobra! Só não entendi pq o meu comentário anterior foi apagado.... Grande Abraço a todos!

THIAGO BOLS disse...

Desculpa...Ng apagou nada!!! Eram postagens diferentes!

Juarez Silva disse...

Não sou crítico, mas apenas um consumidor de música com gosto bem variado que vai de Billie Holiday até cantores regionais, passando por música latina e africana.

Sou fã da Clara Nunes desde antes dela morrer, gostei do disco da Visi e é uma bela homenagem, ouvir Paula Fernandes cantando um samba independente da sua atuação está dentro do espírito de homenagem, todo e qualquer brasileiro pode curtir e cantarolar sucessos de Clara Nunes, ao seu estilo com suas vantagens e deficiências musicais ou no ritmo, o resultado final para quem só quer ouvir boa música está muito bom, todos convidados "mandam bem", só não gostei do Tiaguinho, pois não suporto o jeito de cantar desses "sambanovistas" (se é que se pode chamar esse tipo de "chororô pagoderista" de Samba... , mas a moçada nova deve ter curtido...