Mauro Ferreira no G1

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terça-feira, 5 de julho de 2011

Álbum em que Paulo e Toquinho 'modernizam' Vinicius patina em pista trivial

Resenha de álbum
Título: Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius
Artista: Paulo Ricardo e Toquinho
Gravadora: Building Records
Cotação: * *

 Em 2000, Bebel Gilberto era a pessoa certa, no lugar certo (Nova York, EUA) e na hora certa quando - com o auxílio luxuoso de Suba (1961 - 1999) - repaginou a música brasileira em clima eletrônico e conquistou o mundo com álbum, Tanto tempo, promovido com antológica regravação do Samba da benção (Vinicius de Moraes e Baden Powell, 1966) que soou, de fato, moderna. Onze anos depois, o mesmo Samba da benção reaparece em registro modernoso de Paulo Ricardo e Toquinho - com direito à inserção de vocais de Vinicius de Moraes (1913 - 1980). A faixa dá o tom de Paulo Ricardo e Toquinho cantam Vinicius, álbum recém-editado pela Building Records, gravadora especializada em música eletrônica. A ideia de revestir doze clássicos do cancioneiro poético de Vinicius com trajes eletrônicos em tese é interessante. Contudo, o álbum resulta apático, patinando em pista modernosa por conta das programações triviais de Waldo Denuzzo, multi-instrumentista escalado para fazer a produção e (alguns) arranjos do disco. Através de samples, a voz de Vinicius é ouvida em seis das 13 faixas. Entre os vocais forçosamente lânguidos de Paulo Ricardo em Eu sei que vou te amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), ouve-se - por exemplo - trecho do Soneto de separação na voz do Poetinha. Mas nem tal inserção consegue dar alguma emoção à faixa. Aliás, Paulo Ricardo e Toquinho cantam Vinicius é disco desprovido de qualquer emoção. Toda a nostalgia melancólica da Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1974) se esvai em registro que rebobina os vocais de gravação do grupo Quarteto em Cy. De modo geral, os sentimentos do cancioneiro de Vinicius são diluídos em favor de beats eletrônicos pouco vibrantes que dão outra pulsação às músicas sem torná-las minimamente atraentes dentro dessa atmosfera contemporânea. Contudo, verdade seja dita: Paulo e Toquinho jamais desfiguram as músicas. Todas continuam com seu formato melódico intacto. A dupla tampouco se lambuza com os recursos eletrônicos. O violão de Toquinho é identificável em temas como Tarde em Itapuã (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971) entre programações e efeitos de vocoder. Além do violão, a voz do parceiro de Vinicius na última década de vida do poeta também se faz ouvir com clareza em entre os vocais femininos de Sei lá... A vida tem sempre razão (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971), samba incluído no disco na última hora para pegar carona na exposição do tema na abertura da novela Viver a vida (TV Globo, 2009).  Ainda assim, nenhuma faixa cativa de fato. Há músicas que reaparecem sem chegar a constranger - casos de Água de beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1961) e Pra que chorar? (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1964). Mas Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) chega a constranger pela total anulação da beleza do samba. Da mesma forma, Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1963) poucas vezes soou tão sem sal e não merecia ganhar a anêmica batucada supostamente fashion para gringo ver que se insinua na faixa e dá as caras para valer no Samba de Orly (Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque, 1970). Já a música inédita de Toquinho e Vinicius que agrega valor documental ao disco - Romeu e Julieta, cujo manuscrito da letra escrita pelo poeta é reproduzido no encarte - quase passa despercebida porque a melodia de Toquinho não se mostra especialmente sedutora. Já os versos de Vinicius dialogam com o tom passional do desfecho da peça de Shakespeare (1564 - 1616) que emprestou o nome ao tema. Enfim, no momento em que o RPM volta à cena com a formação clássica e com excelente safra de músicas inéditas, o álbum Paulo Ricardo e Toquinho cantam Vinicius tira o foco da banda no momento em que o RPM está sob os holofotes e - pior!! - nada acrescenta de realmente relevante à imortal obra de Vinicius de Moraes.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2000, Bebel Gilberto era a pessoa certa, no lugar certo (Nova York, EUA) e na hora certa quando - com o auxílio luxuoso de Suba (1961 - 1999) - repaginou a música brasileira em clima eletrônico e conquistou o mundo com álbum, Tanto Tempo, promovido com antológica regravação do Samba da Benção (Vinicius de Moraes e Baden Powell, 1967) que soou, de fato, moderna. Onze anos depois, o mesmo Samba da Benção reaparece em registro modernoso de Paulo Ricardo e Toquinho - com direito a vocais de Vinicius de Moraes (1913 - 1980). A faixa dá o tom do CD Paulo Ricardo e Toquinho Cantam Vinicius, recém-editado pela Building Records, gravadora especializada em música eletrônica. A ideia de revestir doze clássicos do cancioneiro poético de Vinicius com trajes eletrônicos em tese é interessante. Contudo, o álbum resulta apático, patinando em pista modernosa por conta das programações triviais de Waldo Denuzzo, multi-instrumentista escalado para fazer a produção e (alguns) arranjos do disco. Através de samples, a voz de Vinicius é ouvida em seis das 13 faixas. Entre os vocais forçosamente lânguidos de Paulo Ricardo em Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), ouve-se - por exemplo - trecho do Soneto de Separação na voz do Poetinha. Mas nem tal inserção consegue dar alguma emoção à faixa. Aliás, Paulo Ricardo e Toquinho Cantam Vinicius é disco desprovido de qualquer emoção. Toda a nostalgia melancólica da Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1974) se esvai em registro que rebobina os vocais de gravação do grupo Quarteto em Cy. De modo geral, os sentimentos do cancioneiro de Vinicius são diluídos em favor de beats eletrônicos pouco vibrantes que dão outra pulsação às músicas sem torná-las minimamente atraentes dentro dessa atmosfera contemporânea. Contudo, verdade seja dita: Paulo e Toquinho jamais desfiguram as músicas. Todas continuam com seu formato melódico intacto. A dupla tampouco se lambuza com os recursos eletrônicos. O violão de Toquinho é identificável em temas como Tarde em Itapuã (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971) entre programações e efeitos de vocoder. Além do violão, a voz do parceiro de Vinicius na última década de vida do poeta também se faz ouvir com clareza em entre os vocais femininos de Sei Lá... A Vida Tem Sempre Razão (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971), samba incluído no disco na última hora para pegar carona na exposição do tema na abertura da novela Viver a Vida (2009). Ainda assim, nenhuma faixa cativa de fato. Há músicas que reaparecem sem chegar a constranger - casos de Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1961) e Pra que Chorar? (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1962). Mas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) chega a constranger pela total anulação da beleza do samba. Da mesma forma, Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1963) poucas vezes soou tão sem sal e não merecia ganhar a anêmica batucada supostamente fashion para gringo ver que se insinua na faixa e dá as caras para valer no Samba de Orly (Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque, 1970). Já a música inédita de Toquinho e Vinicius que agrega valor documental ao disco - Romeu e Julieta, cujo manuscrito da letra escrita pelo poeta é reproduzido no encarte - quase passa despercebida porque a melodia de Toquinho não se mostra especialmente sedutora. Já os versos de Vinicius dialogam com o tom passional do desfecho da peça de Shakespeare (1564 - 1616) que emprestou seu nome ao tema. Enfim, no momento em que o RPM volta à cena com sua formação original e com excelente safra de inéditas, o CD Paulo Ricardo e Toquinho Cantam Vinicius tira o foco da banda e - pior - nada acrescenta de realmente relevante à obra de Vinicius de Moraes.

Eduardo Cáffaro disse...

Para mim isso já era óbvio desde o princípio. Paulo Ricardo não é interprete com dotes vocais para esse repertório, que aliás, já foi gravado e regravado inúmeras vezes. Cada macaco no seu galho e olhe lá ! Tem galho que quebra só com o próprio peso ...

Eduardo Cáffaro disse...

PS : fora a capa né ? parece de revistinha pornô dos anos 70. Como diria um grande músico amigo meu : Um erro !

Luca disse...

Muito me admira o Toquinho ter embarcado nessa canoa furada...

Marcelo disse...

Eu gosto da gravação de Insensatez do Paulo Ricardo em outro projeto, mas esse cd aí, realmente ficou muito ruim!!!

Lausimar Soccol disse...

Desculpe mas não concordo sobre o fato que não acrescentou à obra de Vinícius pois eu tenho um álbum duplo dele e de Toquinho e não continha a maioria destas músicas, e só isso já basta terem reproduzido o trabalho. Além do mais pra ouvidos apurados a voz do Paulo Ricardo deu um toque especial a todas as músicas e como você mesmo falou eles não extrapolaram com os recursos eletrônicos e mantiveram a melodia. Também não concordo com o fato de tirar o foco da banda RPM, pois eles estão bombando, e seus shows estão encantando jovens e emocionando seus antigos fãs.
Para mim e para muitos que troquei idéias foi um trabalho louvável.

helomaria73 disse...

Não concordo que não é importante. É uma homenagem muito bonita de dois grandes músicos: Toquinho que sempre acompanhou Vinícius, e Paulo Ricardo, que mesmo não sendo da MPB, estudou o suficiente para baixar os tons de seus vocais, conseguindo assim a sonoridade necessária para um trabalho tão bem preparado. Acho que acrescenta sim, é uma prova de admiração pelo grande Vinícius feita pelos dois, até mesmo pela inédita "Romeu e Julieta", que, não fosse por eles, talvez nunca se tornaria conhecida do público.

Anônimo disse...

Eu comprei o cd, e achei que o trabalho e a parceria foram de muito bom gosto. A meu ver Paulo Ricardo conseguiu se adequar, e mostrou ser um cantor versátil. Outro aspecto relevante que julgo fundamental para que faça do trabalho uma autentica homenagem, foi a essência melódica ter sido mantida e o não abuso de recursos eletrônicos, possibilitando assim a não desconfiguração das músicas em sua forma original (como você também citou). E a mim, particularmente, o trabalho acrescenta sim, pois é sempre muito válido exaltar a genialidade de um ícone como o Vinícius de Moraes, e a regravação de parte do seu repertório, mostra tamanha admiração de ambos os músicos á um dos fundadores da bossa nova.

Vera Lucia Motta disse...

Acho que pessoas estão atreladas a certas convenções e preconceitos e muitas vezes não valorizam um trabalho original, bem feito e acima de tudo com alto valor poético.Vamos abrir a cabeça galera!!!! Abraço.