Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

PERSPECTIVA 2014 – Notas musicais que podem soar ao longo do ano novo

 Alceu Valença estreia em festivais o filme A luneta do tempo, cuja trilha sonora inclui músicas inéditas do cantor e compositor pernambucano, que é o diretor e roteirista do filme.

♪ Ana Carolina vai fazer a gravação ao vivo de #AC, show dirigido por Monique Gardenberg e inspirado no sexto álbum de estúdio da cantora, para a edição de CD, de DVD e de blu-ray.

 Os 70 anos de Chico Buarque inspiram revisão de obra musical e literária do artista, que vai incorporar outro romance, a ser lançado em setembro, através da Companhia das Letras.

 O Brasil comemora com discos e shows o centenário de nascimento do compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008). Está previsto um grande show com a reunião de ídolos da MPB.

 A cantora e compositora mineira Fernanda Takai lança pela Deck, entre março e abril, o terceiro CD de sua carreira solo, disco feito com patrocínio obtido no projeto Natura Musical.

 Marisa Monte festeja os 25 anos do primeiro álbum, MM (1989), e lança DVD com o registro ao vivo do belo espetáculo da última turnê, Verdade, uma ilusão, gravado no Rio de Janeiro.

♪ Após álbum pautado pelo suingue singular de Djavan, escalado para produzir Não tente compreender (2012), Mart'nália volta ao (nobre) quintal do samba carioca no próximo disco.

♪ Com Digão como vocalista e Canisso de volta ao baixo, o grupo brasiliense Raimundos lança já no início deste ano novo de 2014 o primeiro CD de inéditas em 11 anos, Cantigas de roda.

 O grupo Skank lança o primeiro álbum de inéditas desde Estandarte (2008). Gravado desde 2013, o disco tem parcerias de Samuel Rosa com Nando Reis no repertório inédito e autoral.

 Três anos após A coruja e o coração (2011), a cantora e compositora paulista Tiê lança o terceiro disco de repertório autoral e idealiza álbum com (regravações de) músicas infantis.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

* Alceu Valença estreia em festivais seu filme A luneta do tempo, cuja trilha sonora inclui músicas inéditas do cantor e compositor pernambucano (o diretor e o roteirista do filme).

* Ana Carolina faz a gravação ao vivo de #AC, show dirigido por Monique Gardenberg e inspirado no sexto álbum de estúdio da cantora, para a edição de CD e de DVD / blu-ray.

* Os 70 anos de Chico Buarque inspiram revisão de sua obra musical e literária, que vai incorporar outro romance, a ser lançado em setembro através da Companhia das Letras.

* O Brasil comemora com discos e shows o centenário de nascimento do compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008). Está previsto grande show com a reunião de ídolos da MPB.

* A cantora e compositora mineira Fernanda Takai lança pela Deck, entre março e abril, o terceiro CD de sua carreira solo, feito com patrocínio obtido no projeto Natura Musical.

* Marisa Monte festeja os 25 anos de seu primeiro álbum, MM (1989), e lança DVD com o registro ao vivo do espetáculo de sua última turnê, Verdade, uma ilusão, gravado no Rio.

* Após disco pautado pelo suingue black de seu produtor Djavan, Não tente compreender (2012), Mart'nália vai voltar ao nobre quintal do samba carioca em seu décimo álbum.

* Com Digão como vocalista e Canisso de volta ao baixo, o grupo brasiliense Raimundos lança já no começo de 2014 seu primeiro disco de inéditas em 11 anos, Cantigas de roda.

* O grupo Skank lança seu primeiro disco de inéditas desde Estandarte (2008). Gravado desde 2013, o CD inclui parcerias de Samuel Rosa com Nando Reis no repertório inédito.

* Três anos após A coruja e o coração (2011), a cantora e compositora Tiê lança o seu terceiro álbum de repertório autoral e prepara CD com regravações de músicas infantis.

Unknown disse...

e o discos que Maria Rita e Maria Bethânia gravaram?

Unknown disse...

e o disco que Maria Rita já gravou e o disco que Maria Bethânia está gravando?

Mauro Ferreira disse...

Alison, o disco de Maria Rita já foi noticiado em Notas Musicais em dezembro de 2013. Abs, MauroF

Fabio disse...

Fiquei meio decepcionado com as notas que serão dadas em 2014. Esperava mais :(

Maria disse...

Mauro, só pra lembrar o Cor de Rosa e Carvão completará 20 anos também este ano
Abs e Feliz Ano Novo.

Fabio disse...

E o "Mais"? Qts anos? Rsrsrsrs

Felipe dos Santos disse...

Blogueiros, eu sei, eu tô enchendo o saco (paráfrase para homenagear Reginaldo Rossi). Mas vou fazer o que sempre faço no primeiro post de cada ano: avaliar as perspectivas que Mauro deu no início, para ver se rolaram ou não.

"Ana Carolina lança CD de inéditas, o primeiro da cantora desde N9ve, editado em 2009" - Curiosamente, "#AC" passou meio em brancas nuvens. Não causou o frisson que os trabalhos da juizforana normalmente causam.

"Arnaldo Antunes festeja 20 anos de carreira solo com reedição de seus álbuns em caixa" - Pelos embaços jurídicos que projetos do tipo trazem, fica para 2014. Assim como a caixa d'Os Paralamas do Sucesso.

"Caetano Veloso estreia o show Abraçaço, que ganha registro em DVD até o fim de 2013" - Estreou, DVD já está gravado, capa já revelada - aliás, bonita a foto em que Caetas e a Banda Cê reproduzem Shiva. Mas fica para agora, em janeiro. E é bem verdade que nem precisamos procurar para saber a grande polêmica envolvendo o dito cujo em 2013.

"Com público ampliado após turnê pelo Brasil, Filipe Catto lança o seu primeiro DVD" - Tudo bem, gravou, lançou etc. Mas não me parece que Catto emplacou como outros contemporâneos. Teve música em novela e coisa e tal, mas não é tão falado. Marcelo Jeneci, por exemplo, está muito mais "na cara do gol" para virar sucesso.

"Jota Quest grava o primeiro CD de inéditas em cinco anos, sucessor de La plata (2008)" - E Mauro derreteu-se em elogios a "Funky Funky Boom Boom", como sabemos.

"Em turnê pelo Brasil e pelo mundo, Marisa Monte grava o show 'Verdade uma ilusão'" - Gravou, e lança em 2014, como Mauro disse.

"Ney Matogrosso grava em estúdio disco baseado no show em que canta Criolo e Lenine" - E "Atento aos sinais", disco e show, foram outros trabalhos elogiados por Mauro. E por todos os blogueiros. E quer saber? É mais do que merecido. Ney segue exemplar na condução da carreira e no frescor da obra.

"Orquestra Imperial vai lançar seu primeiro registro ao vivo de show em CD e em DVD" - Lançar, lançou. Agora, que "Fazendo as pazes com o suingue", o disco de estúdio, foi mais falado, ah, foi.

"Há cinco anos sem lançar repertório, grupo Skank prepara enfim um disco de inéditas" - E continua preparando. Mais uma que fica para 2014.

"O Brasil celebra em discos e shows o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes" - Sinceramente, não saberia dizer se o centenário do Poetinha foi comemorado com a pompa que merecia. Às vezes acho que sim. Às vezes, que não. Uma hora me decido.

Um 2014 cheio de música que todo mundo gosta para todos. Vamos continuar!

Felipe dos Santos Souza

Mauro Ferreira disse...

Felipe, feliz 2014! Grato por todos os toques ao longo de 2013. Abs, MauroF

Vladimir disse...

Já prometido para o ano passado o lançamento de CD e DVD "Tudo se Transformou" de Zizi Possi, ficou para 2014 o lançamento de somente o CD, gravado ao vivo no Tom Jazz, onde por sinal também foi gravado o "Cantos e Contos". Zizi Possi resolveu, por essa razão, não levar adiante o projeto do DVD.