Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Gal idealiza segundo disco de estúdio com Moreno na linha de 'Recanto'

Gal Costa arquiteta disco de estúdio no estilo de Recanto, álbum de 2011 que repôs a cantora na linha de frente da MPB. A artista - em foto de André Schiliró - pretende que o disco seja produzido por Moreno Veloso, um dos pilotos de Recanto. Já houve inclusive uma conversa preliminar de Gal com Moreno nesse sentido. A ideia é que o CD seja feito neste ano de 2014.

69 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Gal Costa arquiteta disco de estúdio no estilo de Recanto, álbum de 2011 que repôs a cantora na linha de frente da MPB. A artista - em foto de André Schiliró - pretende que o disco seja produzido por Moreno Veloso, um dos pilotos de Recanto. Já houve inclusive uma conversa preliminar de Gal com Moreno nesse sentido. A ideia é que o CD seja feito neste ano de 2014.

Maria disse...

O show de Gal Costa aqui em Salvador no Ano Novo foi muito ruim!
Gal desafinava pacas uma pena realmente.
Nem sequer lembrava os tempos áureos do "Cantar".

Fabio disse...

Ótima notícia! Qual cantora que não tem um dia ruim e desafina? Até Marisa Monte às vezes não alcança a nota e isso eu presenciei! Quem não desafina é porque usa autotune.

Maria disse...

Desafinar uma vez ou outra é uma coisa mas a maior parte show todo terrível! não agradou ninguém.

Maria disse...

O local e o tipo de público também não ajudou

Anônimo disse...

Como querer que a Gal seja como foi no Cantar? Ela mudou, todos mudamos.

Unknown disse...

'Quem desafina é porque não usa autotune'. Disse tudo! Gal aos 68 tá batendo o maior bolão! Salve Gal! E sim: ótima notícia!

Unknown disse...

'Quem não desafina é porque usa autotune'. Disse tudo! Gal aos 68 bate o maior bolão! Ótima notícia! Salve Gal!

Catarina B Santos disse...

Excelente notícia!

Catarina B Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Notícia maravilhosa, o disco "Recanto" me agradou bastante, agora fico no aguardo!

Pedro Progresso disse...

notícia boa e suspeita ao mesmo tempo. pode ser que Gal continue a linha moderna de Recanto que foi um dos discos/shows mais importantes de sua carreira. ao mesmo tempo pode ser que se limite muito ao círculo de Moreno (a saber: os queridinhos do Rio - Orquestra imperial, Kassin etc).

seria pedir demais um envolvimento com a galera pesada de SP também? Gal com Metá Metá, Bixiga 70, Passo Torto... é um alcance que eu não vejo acontecendo.

em compensação pode vir Tono e outros muito bons na bagagem de Moreno.

Yuri Duarte disse...

Querida,gal é conhecida por não desafinar,e mesmo que sim ela é a maior cantora do Brasil faz o que quer.

Bruno Cavalcanti disse...

Concordo com o Pedro. Espero que a Gal não tente seguir um som muito muderninho. O "Recanto" teve ótimas canções e ótimos arranjos e é louvável que ela continue se arriscando, tomando como exemplo maior o Ney Matogrosso e seu disco-show "Atento aos Sinais". Espero também que, tal qual fez com o disco "Aquele Frevo Axé", ela não aborte o projeto no meio da turnê - ou das gravações - para se dedicar ao repertório já batido na sua voz. Aguardar pra ouvir!

Leo-MT disse...

De novo aquela batidinha chata eletrônica, assim não dá. Depois do Sorriso do Gato de Alice, Gal vem ladeira abaixo. Recanto não comprei e nem assisti. O pouco que vi e ouvi na TV não gostei. Até hoje não entendi como um disco chato como aquele ganhou prêmios. Falo com propriedade, pois sou fã a muito tempo, tenho a discografia 60,70 e 80 completa. Os dos anos 90 quando lançados, eu comprava pra ver se eram bons, mas me decepcionava sempre. Esse canto quadrado, grave e inexpressivo dela em foco principalmente nos últimos 14 anos é pra chorar. E Caetano Veloso em seus últimos discos esta uma lástima, nem de graça eu pego.

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Garrido disse...

Luiz-SSA. O show de Gal, aqui, em Salvador, foi entediante demais! Essa história de deixar a Gal, cheia de recursos eletrônicos, parendo um robô, é muito chata. Gal não precisa nada disso. Ela, por si só, acontece. Gal precisa apenas cantar, gravar compositores novos, antigos, se preocupar com arranjos bem cuidados, elaborados, sem precisar se vender à batida entediante e cansativa, de música eletrônica. Fazer um segundo disco, na linha de Recanto, é simplesmente, ignorar, as mais puras, simples e sofisticadas nuances da voz de Gal.

Fabio disse...

Brasil é conservador mesmo! "O tipo de público não ajudou". Qual tipo? Preconceito gritante aí. Gal não é só elite e sim pra uma virada de ano o show Recanto poderia ter sido editado.

Marcello disse...

Maria e Luiz Garrido
por acaso vcs viram Recanto quando apresentado na concha acústica de Salvador com luz, som e roteiro completo?
se não viram perderam um dos mais importantes e melhores shows de Gal e de toda a sua carreira.
Melhor notícia do ano.
Gal, continue a derramar o leite bom de Recanto e sua estética impar.

Pedro Progresso disse...

não dá pra começar uma discussão com quem não entendeu a importância de Recanto pra carreira de Gal. nem que seja apenas o show.

essa situação define:

http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2012/03/26/caetano-veloso-a-mulher-caraplegica-437669.asp

Pedro Progresso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vladimir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vladimir disse...

Acho muito bacana que mesmo com a crise da indústria fonográfica, artistas ainda continuam gravando CD!

Sou maior apoiador pois ainda compro, coleciono!!

Posso ser ultrapassado, mas não se pode achar que tudo é virtual, como muitos artistas pensam...

Anônimo disse...

Engraçado, a Gal tem que ter a voz do 'CANTAR', essa não...Querida, as pessoas mudam, a voz mudar. A Gal tem razão, a cantora mais cobrada do Brasil!

Anônimo disse...

Faça-me um favor querida, Gal tinha que ter a voz do 'CANTAR', as pessoas mudam, a voz muda. Não gostou, problema é seu. Tem gente que gostou e daí?

Luis Eduardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Eduardo disse...

Gal sempre causando, isso apenas testifica sua identidade contracultural. Eu gosto de debates, mas com pessoas que entendem o projeto, o trabalho, a intenção. Sinto pena de quem nunca entendeu recanto, a história da maior cantora do Brasil sendo contada, e gente que se diz fã de anos, não entendeu. An? Que venha Gal com seu novo projeto. Chuva do mesmo bom sobre os caretas. A tigresa possa mais que o leão.

Matheus Nascimento disse...

É interessante a Gal seguir a linha de Recanto ou pelo menos não voltar ao que estava fazendo antes deste. Acho que ela tem consciência do quão prejudicial isso seria pra ela agora.
Sobre desafinar: ela desafina o tempo todo. Gal era uma cantora de voz perfeita. Hoje é uma ótima cantora, mas o tempo passou. O negócio é ela não ficar olhando pro passado.

Maria disse...

Marcello, eu vi o Recanto no Teatro Castro Alves na sala principal e nem acreditei que foi o mesmo show apresentado por Gal Costa aqui no Réveillon por isso resolvi fazer esse comentário.
Aliás, o teatro é o local mais adequado para um show desses.

Fabio disse...

Qd Gal canta Tom Jobim ela está estacionada, se repetindo. Qd Gal canta Recanto ela está em campo minado. Acho que Gal devia mostrar os peitos de novo pra esse povo careta! Vaca Profana neles!

Luis Eduardo disse...

Nem precisa dizer que é melhor Gal não olhar pro passado. Quer dizer isso pra ela? que nunca olha! Ela continua sendo uma excelente cantora, e seu lado intérprete está mais aflorado com a maturidade, apesar de ser uma cantora. Com 68 anos faz mais barulho que essas menininhas.

ADEMAR AMANCIO disse...

Eu também acho incrível alguém ainda quere gravar CD,ainda mais uma cantora que já fez tudo que podia e devia.O leite bom da Gal ela já derramou até a última gota,afinal ela é a cantora mais longeva da nossa história.até o início dos anos 90 a Gal foi perfeita.Eu acho que nem a Elis (Deusa maior) duraria tanto.

jb disse...

GAL É GAL E PRONTO!!, A MAIOR CANTORA DO BRASIL ASSISTI RECANTO AQUI NO RIO PERFEITO.

jb disse...

GAL E GAL E PRONTO ELE PODE TUDO , POR TUDO QUE JÁ FEZ E FAZ PELA M P B

marcogou@gmail.com disse...

O que significa um CD na "linha" Recanto,caro Mauro?

Gabriel disse...

Adoro o cd Recanto.
Agora, convenhamos, colocar o o show do cd recanto na rua, em plena festa de reveillon, é pra querer levar pedrada do público - este mesmo público que ainda canta a Gal dos anos 70 e 80. Recanto é para teatros, para silêncios e não para o povo embriagado numa virada de ano, ali eles querem o balancê.

Mauro Ferreira disse...

Marco e demais leitores, "Na linha de 'Recanto' " significa um disco feito com a adesão de músicos do estilo e da geração de Kassin, Domenico Lancellotti (não necessariamente eles, deixo claro, mas músicos dessa turma). Sei que o CD deverá vir por aí. Ouvi também - de fontes extra-oficiais - que Gal poderia dar voz a compositores do universo 'indie' carioca (e, fora desse universo, eu aposto que haverá ao menos uma música de Caetano Veloso). Mas, na boa, tudo por ora é especulação. O que existe de concreto, até o momento, é uma conversa preliminar de Gal com Moreno sobre a decisão de fazer o disco. Nada mais. Vamos aguardar. Grato a todos pela participação. Abs, Mauro Ferreira

Estalactites hemorrágicas disse...

Então.




Ricardo Sérgio

Estalactites hemorrágicas disse...

Então.




Ricardo Sérgio

Karina de Buenos Aires disse...

Adoro Gal! não paro de admira-la, tudo o que ela canta é um encanto na sua voz de filigrana. Conquista com sua voz , talento , e trabalhos inteligentes. Sucesso pra Ela!

André disse...

Vai em frente Gal, pois este seu último trabalho está maravilhoso. Assisti o show e fiquei feliz, maravilhado com tanto talento no palco. Quem dera se todas as cantoras atingirem esta perfeição!

Unknown disse...

hahaha não tem jeito, é até engraçado ver o que o mínimo de especulação sobre essa cantora incrível já causa.
Sou muito fã, mas não sou bobo (nem surdo), Gal estava numa linha "paradinha" desde o projeto cantando Tom Jobim, Recanto foi um marco e confio muito nesse caminho que ela está escolhendo trilhar. Nunca tivemos uma cantora tão ousada, drástica e com tanto sucesso. Vida longa A Voz.

Unknown disse...

Curioso, o hoje badalado "Cantar", passou quase que em brancas nuvens quando lançado nos 70's....
#fica a dica

Adoro o recanto disco, assisti ao show 2 vezes aqui em Sampa e gostei. Gal saiu do lugar comum...e nunca irá agradar a todos, lei da vida. Estou contente com a noticia!

Ypondah disse...

Amo a Gal! Tudo o que ela faz é soberbo e está acima da mediocridade reinante. Tomara que esse novo disco saia logo e que ela possa continuar a trajetória brilhante reiniciada com RECANTO. Ave Gal!

Marcello disse...

O Projeto Recanto, disco & show, ´e um marco na carreira de Gal. Sem duvida um dos cinco trabalhos fundamentais de toda a sua carreira. E foi com esse projeto que Gal obteve críticas consagradoras e levou premios como o multishow de melhor show de 2012 e o Personalidade Cultural de 2012 do Jornal O Globo, além de ter tanto o disco como o show encabeçado as listas de melhores do ano em praticamente todos os veiculos de mídia do país.
Que Gal continue no caminho estético arrojado, contemporaneo e desconcertante aberto por Recanto.

Tudo foi feito ... disse...

Ela é foda. A cantora que mais badala esse espaço. GAL SEMPRE GAL.

Rhenan Soares disse...

Há algum tempo Gal já diz em entrevistas que quer seguir a linha "Recanto" e, em palavras dela, fazer algo mais focado no publico jovem.

Marcelo disse...

Tenho certeza que Gal se diverte muito por aqui...:)

Anônimo disse...

Gostaria de uma Gal alegre, festiva radiante, mas não a jovem que ela um dia foi, porque seria idiota querer isso. Recanto é lindo, mas um tanto sombrio, denso, teatral. Gal me parece mais desencanda.

Flávio disse...

Réveillon ao som de "Tudo Dói" ou "Recanto Escuro"? Como é que eu não pensei nisso antes? Gal é maravilhosa, mas esse "Recanto" é tão moderno quanto chato e depressivo. Espero que o novo trabalho traga novos ares.

Flávio

noca disse...

De todas as grandes cantoras vivas deste pais,Gal foi quem perdeu mais na qualidade da voz.Isso e fato indiscutivel!Concordo com a Maria e devemos respeitar a opiniao dela.O show Recanto alem de ser bem inferior ao CD,nao tem o mesmo padraoem todas apresentacoes.Gal sendo o que e e o que foi,deveria ser mais bem orientada ao inves e ser tao poupada e endeusada.Nao vejo com bons olhos essa admiracao e defesas gratuita.Quem ama de verdade quer o melhor e pode ser critica sim.P.S.como Maria sou grande fa de Gal.

Unknown disse...

Outro disco no formato de RECANTO? minha nossa, desculpe, mas o disco é muito ruim. Péssimo. Melhor ficar sem gravar nada. Já não sou muito fã de Gal, e seguindo a linha de RECANTO então, sem comentários, melhor ficar calada, principalmente que de uns anos pra cá vem desafinando cada dia mais.

Rafael disse...

Querer que Gal cante como na época de "Cantar" já é pedir demais, né? A pessoa envelhece, a voz também. Realmente a Gal tem andado dando umas desafinadas, mas ainda assim é uma das maiores cantoras deste país. Mil vezes melhor que uma Anitta da vida, né? Mas não gosto quando o artista fica se repetindo sempre. Isso acaba soando chato e sem criatividade. "Recanto" é um disco inovador e interessante, porém acho que ela não deveria focar o seu trabalho em um "novo replay" de seu último disco. Quer inovar? Que tal cantar canções de Dani Black, Criolo, Filipe Catto, entre tantos outros novos bons compositores da atual MPB?

lurian disse...

Eu espero que Gal cante e não pare. Apenas!

Leo-MT disse...

Certo faz Bethania, segue a mesma linha desde do começo da carreira. Mesmo com regravações ela tem um público enorme e a critica é sempre ótima. Gravar compositor novo ta difícil, a qualidade está baixa...então fica no Gonzaguinha mesmo porque da certo. Agora Gal sempre foi considerada inovadora, impactante. EU DISCORDO! Ela sempre manteve a mesma linha, a Gal Profana é tão impactante como os gritos em Canta Caymmi, Tropical, Ou Gal (1969), Cantar é a mesma coisa, ouçam e percebam, ha uma mesma diretriz até na nudez da Índia em 73. Arranjos e estilos diferentes, mas sempre agressiva, querendo mostrar a "cara", nas 3 décadas: 60,70 e 80. Sempre foi coerente, Mas nunca mudou da água para o vinho como fez nesta batidinha chata, AGORA PELA PRIMEIRA VEZ ELA INOVOU E IMPACTOU , E EU NÃO GOSTEI! Neguinho não quer isso, neguinho não quer saber daquilo...como ela canta agora com um arranjo tosco. ASSIM NÃO DÁ!!! MEU VIZINHO FAZ ESTAS BATIDINHAS COM O EQUIPAMENTO DELE AQUI AO LADO, NA SUA GARAGEM.

anônimo disse...

Notícia boa, tenho Recanto e assisti ao show duas vezes, vida longa a Gal!

Eduardo Cáffaro disse...

Mauro e aquela noticia de serem lançados em cd os shows India, cantar e Gal com caymmi ? Sabe alguma coisa ou foi abortado ?

Mauro Ferreira disse...

Até onde sei, Cáffaro, o projeto do Rodrigo Faour ainda está de pé. Mas projetos deste tipo dependem de dezenas de fatores (autorizações, a concordância do artista etc etc.). Abs, MauroF

Luis Eduardo disse...

Vem com tudo, Gal! Que toda vez que você brilha no cenário musical do país, é um orgulho, pois nossa música precisa de artistas como você, nossa maior cantora. Morri de rir com o comentário do ''Art de Simone''.. uma cantora que adoro, mas que sempre trilhou caminhos discutíveis, ao contrário de Gal, sempre a frente, na vanguarda. Vem, Galzinha!

Luan Reis disse...

Não entendi qual o problema de fazer uma música fácil? Que ótimo que haja vizinhos que façam barulho com um aparelho eletrônico, que a era da reprodutibilidade técnica tenha chego aos lares, como previra Walter Benjamin no começo do século passado e, o melhor de tudo: bom que tenhamos artistas como Gal Costa que deram conta disso e intelectualizam a respeito em sua obra, tanto em estética, quanto em conteúdo; sendo coesa com seu princípio de nunca se repetir, buscando no simples e no popular a releitura, o arrojo.

Ainda bem que os 68 anos de Gal só fazem ela olhar para frente, enquanto muitos aqui não chegaram aos 30 e só podem olhar para trás.

E digo mais: que a voz dela se acabe, mas que se acabe em sua morada, que se acabe em cima de um palco!

Unknown disse...

Gal não tem mais voz...(pra cantar)Ela desafinou bastante na apresntação do VMB da Mtv... estava muito ofegante e forçando a voz...
Recanto é um bom disco.

luodartes disse...

"Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu... Palavras de Tom Jobim, Gal é Gal e sempre sera, se desafinou sim e dai... Vai deixar de ser a interprete com sua voz de cristal onde sempre teve atitude em seus cd's. Estava no show em salvador na virada. So achei que ela poderia mudar o repertorio acrescentar algumas musicas que marcar sua obra.Pois era um show em largo,como vez Gil e Caetano. Mais estou muito feliz lindos shows

Ypondah disse...

Gal desafinou? E quem nunca desafinou? Quem está na chuva é pra se molhar, e Gal Costa continua a ter o timbre mais belo da história da música brasileira. Ela sabe o que faz, e só faz o que gosta. Se quiser fazer um disco "moderninho" como disseram aqui, que faça - tenho certeza de que será um puta disco "moderninho", como só ela é capaz de fazer. Por uma questão de coerência, é natural que queira fazer outro(s) trabalho(s) na linha do Recanto. Não se mexe em time que está ganhando. A trajetória de Gal é brilhante e ela sempre nos presenteia com o que há de melhor. Só vai ficar faltando lançar 2 discos simultaneamente - coisa que ainda não fez. Aguardemos, pois.

Marcelo disse...

A mesma ditadura da época de Gal parece voltar na fúria de alguns fãs fanáticos. A pessoa que não gosta ou não se identifica com o "Recanto" vira careta e ultrapassada, a que critica o repertório do show do ano novo é considerada uma pessoa sem visão...enfim... a ditadura do TEM que gostar é impressionante. Eu por aqui fico com Gal cantando A Linha e o Linho e Canto Triste. Essa é a Gal que curto!! Sem rótulos!!!

Marcelo disse...

As três maiores cantoras, pra mim é claro, são Gal, Bethânia e Simone, nesta ordem afetiva pra mim. Ótimo saber que elas estão na ativa lançando discos bons ou fracos, mas estão na ativa. Gal normalmente faz discos mais ousados, Bethânia faz discos com o mesmo roteiro música/poesia/texto e Simone faz discos românticos com a regravação de um ou outro samba; mesmo assim é preferível ouvi-las do que as Anittas, Paulas Fernandes, Sandys e outras tantas não é mesmo...

Fernando Lima disse...

Como essa mulher ainda é importante!! 65 posts na notícia!! Gal sempre!!!

Robert Quaresma disse...

Ebaaaaa, mais um CD de Gal Costa. Que novo desafio nos trará, que novo cantar, som, roupagem? Poucas e parcos nos fazem questionar e ansiar por abrir o pacotinho de CD e ouvir tudo ao mesmo tempo - se possível fosse. Gal é assim, uma após a outra, nada igual, tudo diferente, e daquelas cordas vocais. Gal sabe que é ímpar, importante, mas muito brasileiro não sabe quem foi e é Gal costa - que pena... eu sei sobre a carreira dessa diva.

Robert Quaresma disse...

Mais um CD de Gal Costa!!!!! Demorô. Essa diva imcomparável quando desafinou em SP disseram à época um show cartático...Gal é assim, plural, desafio, talento em voz ou rouquidão,não existe outra, é ímpar e ponto final. Vejam os discos, CDs a trajetória artística/musical. Me deixa mais que na expectativa. Salve Gal!!!

Ypondah disse...

Certamente será um dos lançamentos musicais mais importantes de 2014. Já gostei antes de ouvir!