Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 12 de julho de 2014

Baixista de (free) jazz, Charlie Haden sai de cena - nos EUA - aos 76 anos

Charles Edward Haden (6 de agosto de 1937 - 11 de junho de 2014) - o baixista norte-americano conhecido no mundo do jazz como Charlie Haden - foi nome proeminente no gênero de música que abraçou desde os anos 1950. Ao integrar quarteto comandado pelo saxofonista Ornete Coleman, um dos líderes do movimento rotulado como free jazz, Haden se fez notar nas décadas de 1950 e 1960 pelo toque lírico de um baixo que evocava por vezes o som de uma guitarra. Nos anos 70, Haden - que saiu ontem de cena, nos Estados Unidos, a menos de um mês de completar 77 anos - conduziu a Liberation Music Orchestra com a pianista norte-americana de jazz Carla Bley. Como solista, Haden gravou álbuns com certa regularidade dos anos 1970 aos anos 2000, sendo que, de 1987 a 1999, o baixista registrou discos sobretudo como líder do Quartet West. Com musicalidade ampla, originada de seu contato com a música folk norte-americana, Haden tocou com nomes do universo pop como o britânico Ringo Starr. Charlie Haden foi um defensor da liberdade em todos os níveis, sobretudo no exercício do jazz.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Charles Edward Haden (6 de agosto de 1937 - 11 de junho de 2014) - o baixista norte-americano conhecido no mundo do jazz como Charlie Haden - foi nome proeminente no gênero de música que abraçou desde os anos 1950. Ao integrar quarteto comandado pelo saxofonista Ornete Coleman, um dos líderes do movimento rotulado como free jazz, Haden se fez notar nas décadas de 1950 e 1960 pelo toque lírico de um baixo que evocava por vezes o som de uma guitarra. Nos anos 70, Haden - que saiu ontem de cena, nos Estados Unidos, a menos de um mês de completar 77 anos - conduziu a Liberation Music Orchestra com a pianista norte-americana de jazz Carla Bley. Como solista, Haden gravou álbuns com certa regularidade dos anos 1970 aos anos 2000, sendo que, de 1987 a 1999, o baixista registrou discos sobretudo como líder do Quartet West. Com musicalidade ampla, originada de seu contato com a música folk norte-americana, Haden tocou com nomes do universo pop como o britânico Ringo Starr. Charlie Haden foi um defensor da liberdade em todos os níveis, sobretudo no exercício do jazz.