Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Álbum que pôs o Soundgarden no 'mainstream' ganha edição de 20 anos

 Formado em 1984, em Seattle (Washington, EUA), o grupo norte-americano Soundgarden já estava há uma década na estrada quando lançou seu quarto álbum, Superunknown, editado originalmente em março de 1994 pelo selo A & M. Mesmo assim, para muitos, Superunknown foi a porta de entrada para o som desta banda - dissolvida em 1997, mas reativada em 2010 - associada à cena grunge capitaneada pelo Nirvana, outro grupo formado em Seattle na década de 1980. Lançado um mês antes do suicídio de Kurt Cobain (1967 - 1994), Superunknown já estreou no topo da parada da revista norte-americana Billboard - desde sempre a principal referência do mercado fonográfico nos Estados Unidos - e pôs o Soundgarden no mainstream. Por isso mesmo, a aditivada edição dupla que comemora os 20 anos de Superunknown - recém-lançada no Brasil pela gravadora Universal Music - vai fisgar admiradores do grupo. Como de hábito em produtos do gênero, o CD 1 reapresenta o disco original em edição remasterizada - com adição de She likes surprises, faixa-bônus das edições europeia e japonesa do álbum - enquanto o CD 2 agrupa demos, mixes alternativos e outras raridades associadas ao repertório do disco. Spoonman é ouvida em versão alternativa do remix de Steve Fisk. The day I tried to love reaparece em take de ensaio e em alternate mix. Black hole sun figura em versão demo. Há versões instrumentais de 4th of july e da música-título Superunknown, além de take acústico de Like suicide, entre outras iscas para fãs do CD.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Formado em 1984, em Seattle (Washington, EUA), o grupo norte-americano Soundgarden já estava há uma década na estrada quando lançou seu quarto álbum, Superunknown, editado originalmente em março de 1994 pelo selo A & M. Mesmo assim, para muitos, Superunknown foi a porta de entrada para o som desta banda - dissolvida em 1997, mas reativada em 2010 - associada à cena grunge capitaneada pelo Nirvana, outro grupo formado em Seattle na década de 1980. Lançado um mês antes do suicídio de Kurt Cobain (1967 - 1994), Superunknown já estreou no topo da parada da revista norte-americana Billboard - desde sempre a principal referência do mercado fonográfico nos Estados Unidos - e pôs o Soundgarden no mainstream. Por isso mesmo, a aditivada edição dupla que comemora os 20 anos de Superunknown - recém-lançada no Brasil pela gravadora Universal Music - vai fisgar admiradores do grupo. Como de hábito em produtos do gênero, o CD 1 reapresenta o disco original em edição remasterizada - com adição de She likes surprises, faixa-bônus das edições europeia e japonesa do álbum - enquanto o CD 2 agrupa demos, mixes alternativos e outras raridades associadas ao repertório do disco. Spoonman é ouvida em versão alternativa do remix de Steve Fisk. The day I tried to love reaparece em take de ensaio e em alternate mix. Black hole sun figura em versão demo. Há versões instrumentais de 4th of july e da música-título Superunknown, além de take acústico de Like suicide, entre outras iscas para fãs do CD.