Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 20 de julho de 2014

Aos 50, Tori Amos recupera boa forma no denso 'Unrepentant geraldines'

Resenha de CD
Título: Unrepentant geraldines
Artista: Tori Amos
Gravadora: Mercury Classics / Universal Music
Cotação: * * * *

Já a caminho dos 51 anos, a serem completados em 22 de agosto de 2014, Tori Amos não sente o peso da idade em seu 14º álbum de estúdio, Unrepentant geraldines, recém-lançado no Brasil via Universal Music. Em 16 shades of blue, uma das melhores músicas do disco produzido pela própria Tori Amos, a cantora, compositora e pianista norte-americana encara os 50 anos com otimismo e leveza. Com 14 composições inéditas criadas por Amos sem parceiros, Unrepentant geraldines flagra a artista com fôlego renovado. Neste disco, Amos recupera a boa forma dos anos 1990, década de seu apogeu artístico e comercial. Sem inventar moda, a cantautora apresenta série de canções que dialogam de forma refinada com o pop folk, com a música clássica, com o universo celta e com a música barroca. As letras quase sempre densas - que versam sobre questões femininas sob prisma pessoal e ao mesmo tempo universal - contribuem para a coesão do álbum. Músicas como WeathermanWild way, Trouble's lament e Wedding day se irmanam com as melhores criações da artista, cuja voz de registro mezzo-soprano conserva o viço da juventude. Canção gravada por Amos em dueto com sua filha adolescente Tash Hawley, em harmoniosa aliança vocal, Promise tangencia os limites máximos de glicose permitidos em uma música. Contudo, jamais borra o belo quadro pintado por Tori Amos neste incisivo CD Unrepentant geraldines. Há inspiração depois dos 50.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Já a caminho dos 51 anos, a serem completados em 22 de agosto de 2014, Tori Amos não sente o peso da idade em seu 14º álbum de estúdio, Unrepentant geraldines, recém-lançado no Brasil via Universal Music. Em 16 shades of blue, uma das melhores músicas do disco produzido pela própria Tori Amos, a cantora, compositora e pianista norte-americana encara os 50 anos com otimismo e leveza. Com 14 composições inéditas criadas por Amos sem parceiros, Unrepentant geraldines flagra a artista com fôlego renovado. Neste disco, Amos recupera a boa forma dos anos 1990, década de seu apogeu artístico e comercial. Sem inventar moda, a cantautora apresenta série de canções que dialogam de forma refinada com o pop folk, com a música clássica, com o universo celta e com a música barroca. As letras quase sempre densas - que versam sobre questões femininas sob prisma pessoal e ao mesmo tempo universal - contribuem para a coesão do álbum. Músicas como Weatherman, Wild way, Trouble's lament e Wedding day se irmanam com as melhores criações da artista, cuja voz de registro mezzo-soprano conserva o viço da juventude. Canção gravada por Amos em dueto com sua filha adolescente Tash Hawley, em harmoniosa aliança vocal, Promise tangencia os limites máximos de glicose permitidos em uma música. Contudo, jamais borra o belo quadro pintado por Tori Amos neste incisivo CD Unrepentant geraldines. Há inspiração depois dos 50.

Bruno disse...

Mauro, faça um poste sobre a cantora Soccoro Lira. Ela gravou o show de sabado passado em São Paulo para transformar em DVD. Acho que merece uma publicação aqui. É uma excelente cantora.

Atelier de Encadernação disse...

Concordo!
O CD é maravilhoso. Tori e brilhante!!!
Parabéns pelo post

Rubens de Andrade
anrade.rubens@gmail.com