Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 31 de julho de 2014

O álbum perdido 'Out among the stars' dá tons suaves ao 'preto' de Cash

Resenha de CD
Título: Out among the stars
Artista: Johnny Cash
Gravadora: Columbia / Sony Music
Cotação: * * * *

Ícone do rock e do country projetado na década de 1950, Johnny Cash (26 de fevereiro de 1932 - 12 de setembro de 2003) mergulhou na escuridão das drogas - inclusive as lícitas como o álcool - até meados dos anos 1960. Foi preso várias vezes, mas, mesmo antes de descer ao inferno, já se tornara uma das vozes dos presos com sucessos como Folson prison blues (Johnny Cash, 1955). Quando decidiu sair da escuridão, conheceu a cantora June Carter (1929 - 2003) - com quem se casou em 1968 - e passou a se vestir de preto, ganhando então o epíteto de Homem de preto. E foi nessa fase mais saudável que Cash se reabilitou na carreira. Álbum perdido do artista, Out among the stars - encontrado por John Carter Cash (único filho de Johnny e June) em 2013 e editado em escala mundial pela Sony Music neste ano de 2014 - imprime tons mais suaves ao preto de Cash. O álbum foi produzido por Billy Sherrill com a reunião de 12 músicas gravadas por Cash em estúdio em 1981 e em 1984. Restauradas, tais gravações - até então inéditas - deram origem a um álbum com surpreendente unidade, calcado no country e com duas músicas compostas por Cash, Call your mother e I came to believe. Somente a música-título, Out among the stars (Adam Mitchell), já vale o disco, cujas faixas foram todas gravadas com os mesmos músicos - o pianista Hargus Pig Robbins, o baixista Henry Strzelecki, o violonistas Jerry Kennedy e o guitarrista Pete Drake - o que contribui para a coesão do álbum. Músicas como o country I drove her out of my mind (Gary Gentry e Hillman Hall) e a canção She used to love me a lot (Rhenda Fleming, Dennis Morgan e Charles Quillen) não têm cara de sobras e, a rigor, não são mesmo sobras, pois foram feitas com o mesmo objetivo. Afinal, dez das 12 músicas foram captadas entre abril e junho de 1984 em sessões de estúdio agendadas para a gravação de álbum que acabou arquivado por Cash. Gravadas em 18 de março de 1981, as exceções são Tennessee (Rick Scott) - boa canção em que se ouve um coro, quase em clima de disco ao vivo - e Don't you thing it's come our time (Tommy Collins), um dos duetos de Johnny Cash com June Carter. O outro, Baby ride easy (Richard Dobson), é um dos grandes destaques do repertório deste achado. A balada After all (Sandy Masson e Charles Cochran) também sobressai no disco, reiterando a ótima qualidade de Out among the stars, álbum que suaviza o Homem de preto sem trair a sua ideologia musical.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Ícone do rock e do country projetado na década de 1950, Johnny Cash (26 de fevereiro de 1932 - 12 de setembro de 2003) mergulhou na escuridão das drogas - inclusive as lícitas como o álcool - até meados dos anos 1960. Foi preso várias vezes, mas, mesmo antes de descer ao inferno, já se tornara uma das vozes dos presos com sucessos como Folson prison blues (Johnny Cash, 1955). Quando decidiu sair da escuridão, conheceu a cantora June Carter (1929 - 2003) - com quem se casou em 1968 - e passou a se vestir de preto, ganhando então o epíteto de Homem de preto. E foi nessa fase mais saudável que Cash se reabilitou na carreira. Álbum perdido do artista, Out among the stars - encontrado por John Carter Cash (único filho de Johnny e June) em 2013 e editado em escala mundial pela Sony Music neste ano de 2014 - imprime tons mais suaves ao preto de Cash. O álbum foi produzido por Billy Sherrill com a reunião de 12 músicas gravadas por Cash em estúdio em 1981 e em 1984. Restauradas, tais gravações - até então inéditas - deram origem a um álbum com surpreendente unidade, calcado no country e com duas músicas compostas por Cash, Call your mother e I came to believe. Somente a música-título, Out among the stars (Adam Mitchell), já vale o disco, cujas faixas foram todas gravadas com os mesmos músicos - o pianista Hargus Pig Robbins, o baixista Henry Strzelecki, o violonistas Jerry Kennedy e o guitarrista Pete Drake - o que contribui para a coesão do álbum. Músicas como o country I drove her out of my mind (Gary Gentry e Hillman Hall) e a canção She used to love me a lot (Rhenda Fleming, Dennis Morgan e Charles Quillen) não têm cara de sobras e, a rigor, não são mesmo sobras, pois foram feitas com o mesmo objetivo. Afinal, dez das 12 músicas foram captadas entre abril e junho de 1984 em sessões de estúdio agendadas para a gravação de álbum que acabou arquivado por Cash. Gravadas em 18 de março de 1981, as exceções são Tennessee (Rick Scott) - boa canção em que se ouve um coro, quase em clima de disco ao vivo - e Don't you thing it's come our time (Tommy Collins), um dos duetos de Johnny Cash com June Carter. O outro, Baby ride easy (Richard Dobson), é um dos grandes destaques do repertório deste achado. A balada After all (Sandy Masson e Charles Cochran) também sobressai no disco, reiterando a ótima qualidade de Out among the stars, álbum que suaviza o Homem de preto sem trair a sua ideologia musical.