Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 13 de julho de 2014

Com balanço de Bebeto, Clube recai no suingue no CD 'Menina da Janela'

Resenha de CD
Título: Menina da janela
Artista: Clube do Balanço
Gravadora: YB Music
Cotação: * * * 1/2

Coletivo formado em 1999 em São Paulo (SP), Clube do Balanço procurou transferir o clima de seus bailes-shows para Menina da janela, álbum gravado em estúdio com dez inéditas autorais. Por mais que seja impossível reproduzir de forma plena no estúdio a atmosfera de um baile calcado no samba-rock, o disco se impõe pelo suingue de repertório que se integra com unidade no CD recém-lançado pela gravadora paulistana YB Music. Isoladas, as músicas talvez passassem despercebidas. Alocadas lado a lado no disco, formam um todo coeso. É fato que em algumas dessas músicas, sobretudo em Dolores Gabriela (Marco Mattoli, Renato Dias e Edu Salmaso), o Clube parece meramente decalcar o balanço do cantor e compositor paulista Paulo Roberto Tadeu de Souza, o Bebeto. Embora seja em essência um diluidor do suingue do mestre Jorge Ben Jor, Bebeto conseguiu um balanço característico que lhe garantiu fama, hits e bailes lotados entre a segunda metade dos anos 1970 e a primeira da década de 1980. A influência de Bebeto salta aos ouvidos neste álbum em que a música-título Menina da janela á parceria de Marco Mattoli com Luis Vagner, outro nome do samba-rock da década de 1970. Contudo, sem se afastar do balanço do samba-rock, o Clube também amalgama outras boas referências ao longo das dez músicas do disco, aberto com o efervescente tema instrumental La nave va (Tiquinho). Se Baby não mora mais lá (Marco Mattoli) evoca a era do swing no jazz dos Estados Unidos, Vício perfeito (Marco Mattoli) tem toque de soul. Mais para samba do que para rock, Time contra (Marco Mattoli, Nei Lopes e Magnu Sousá) e De chinelo (Tereza Gama e Gringo Pirrongelli) são faixas - gravadas com a adesão do pandeiro e do surdo de Wilson Fumaça - que também trilham caminhos ligeiramente distintos. Produzido por Jesus Sanchez, em parceria com o próprio Clube do Balanço, Menina da janela é disco pautado pela leveza, mote de composições como (Marco Mattoli e Roberta Gomes). Desenvolvido entre 2012 e 2013, o processo de criação do repertório - que inclui Don Bocato (Gringo Pirrongelli), tema instrumental composto em tributo ao trombonista Bocato - foi franqueado ao público em ensaios abertos feitos pelo coletivo no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo (SP). Ao vivo deve ser melhor, mas o CD tem seus encantos e seu balanço.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Coletivo formado em 1999 em São Paulo (SP), Clube do Balanço procurou transferir o clima de seus bailes-shows para Menina da janela, álbum gravado em estúdio com dez inéditas autorais. Por mais que seja impossível reproduzir de forma plena no estúdio a atmosfera de um baile calcado no samba-rock, o disco se impõe pelo suingue de repertório que se integra com unidade no CD recém-lançado pela gravadora paulistana YB Music. Isoladas, as músicas talvez passassem despercebidas. Alocadas lado a lado no disco, formam um todo coeso. É fato que em algumas dessas músicas, sobretudo em Dolores Gabriela (Marco Mattoli, Renato Dias e Edu Salmaso), o Clube parece meramente decalcar o balanço do cantor e compositor paulista Paulo Roberto Tadeu de Souza, o Bebeto. Embora seja em essência um diluidor do suingue do mestre Jorge Ben Jor, Bebeto conseguiu um balanço característico que lhe garantiu fama, hits e bailes lotados entre a segunda metade dos anos 1970 e a primeira da década de 1980. A influência de Bebeto salta aos ouvidos neste álbum em que a música-título Menina da janela á parceria de Marco Mattoli com Luis Vagner, outro nome do samba-rock da década de 1970. Contudo, sem se afastar do balanço do samba-rock, o Clube também amalgama outras boas referências ao longo das dez músicas do disco, aberto com o efervescente tema instrumental La nave va (Tiquinho). Se Baby não mora mais lá (Marco Mattoli) evoca a era do swing no jazz dos Estados Unidos, Vício perfeito (Marco Mattoli) tem toque de soul. Mais para samba do que para rock, Time contra (Marco Mattoli, Nei Lopes e Magnu Sousá) e De chinelo (Tereza Gama e Gringo Pirrongelli) são faixas - gravadas com a adesão do pandeiro e do surdo de Wilson Fumaça - que também trilham caminhos ligeiramente distintos. Produzido por Jesus Sanchez, em parceria com o próprio Clube do Balanço, Menina da janela é disco pautado pela leveza, mote de composições como Nó (Marco Mattoli e Roberta Gomes). Desenvolvido entre 2012 e 2013, o processo de criação do repertório - que inclui Don Bocato (Gringo Pirrongelli), tema instrumental composto em tributo ao trombonista Bocato - foi franqueado ao público em ensaios abertos feitos pelo coletivo no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo (SP). Ao vivo deve ser melhor, mas o CD tem seus encantos e seu balanço.