Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Alta patente do samba, Nelson Sargento chega firme e forte aos 90 anos

 O nome de batismo é Nelson Mattos, mas todo mundo o conhece como Nelson Sargento fora e dentro do universo da música. O sobrenome artístico é condizente com o status de Sargento, uma das mais altas potentes do samba. Além de cantor e compositor (é autor do imortal samba Agoniza, mas não morre), o multimídia Sargento - que chega hoje aos 90 anos, firme e forte, com planos de gravar mais um álbum - é também artista plástico, escritor e eventual ator. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 25 de julho de 1924, Sargento foi criado no Morro do Salgueiro, mas tem sua vida e obra associadas à Estação Primeira de Mangueira, a escola de samba do subúrbio carioca que deu frutos nobres como os cancioneiros de Cartola (1908 - 1980) e Nelson Cavaquinho (1911 - 1986). Sargento é dessa turma de bambas. Artista que esbanja vida, sem jamais ter agonizado na carreira, Nelson Sargento merece as flores em vida.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ O nome de batismo é Nelson Mattos, mas todo mundo o conhece como Nelson Sargento fora e dentro do universo da música. O sobrenome artístico é condizente com o status de Sargento, uma das mais altas potentes do samba. Além de cantor e compositor (é autor do imortal samba Agoniza, mas não morre), o multimídia Sargento - que chega hoje aos 90 anos, firme e forte, com planos de gravar mais um álbum - é também artista plástico, escritor e eventual ator. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 25 de julho de 1924, Sargento foi criado no Morro do Salgueiro, mas tem sua vida e obra associadas à Estação Primeira de Mangueira, a escola de samba do subúrbio carioca que deu frutos nobres como os cancioneiros de Cartola (1908 - 1980) e Nelson Cavaquinho (1911 - 1986). Sargento é dessa turma de bambas. Artista que esbanja vida, sem jamais ter agonizado na carreira, Nelson Sargento merece as flores em vida.

ADEMAR AMANCIO disse...

Nelson Sargento me agrada até como cantor.

Anderson Nascimento disse...

Eu o entrevistei há alguns anos... sujeito incrível!