Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 8 de julho de 2014

Em turnê com Milton, de quem já é parceiro, Criolo lança inédita no Recife

Em turnê nacional com Milton Nascimento, com quem já abriu parceria, Criolo continua compondo músicas sem ter um terceiro álbum de estúdio à vista. O rapper paulista lançou a inédita Sangue no cais, em recente evento no Cais José Estelita, no Recife (PE). A música foi inspirada pela manifestação social #OcupeEstelita. Paralelamente, o artista apresenta sua primeira parceria com Milton Nascimento - Dez anjos, cuja melodia foi criada pelo compositor carioca a partir de versos do rapper - no show da turnê Linha de frente - Milton Nascimento convida Criolo. A propósito, a parceria de Milton com Criolo foi concretizada a pedido de Gal Costa. A música Dez anjos foi feita para o álbum que a cantora prepara em São Paulo (SP) para lançar neste segundo semestre de 2014, em data ainda incerta. Dez anjos está no álbum.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em turnê nacional com Milton Nascimento, com quem já abriu parceria, Criolo continua compondo músicas sem ter um terceiro álbum de estúdio à vista. O rapper paulista lançou a inédita Sangue no cais, em recente evento no Cais José Estelita, no Recife (PE). A música foi inspirada pela manifestação social #OcupeEstelita. Paralelamente, o artista apresenta sua primeira parceria com Milton Nascimento - Dez anjos, cuja melodia foi criada pelo compositor carioca a partir de versos do rapper - no show da turnê Linha de frente - Milton Nascimento convida Criolo. A propósito, a parceria de Milton com Criolo foi concretizada a pedido de Gal Costa. A música Dez anjos foi feita para o álbum que a cantora prepara em São Paulo (SP) para lançar neste segundo semestre de 2014, em data ainda incerta. Dez anjos está no álbum.

Unknown disse...

Nada contra o Criolo, mas ele é tão tem sal e sem açucar...escutei várias vezes o disco "Nó na orelha" de 2011, achei muito fraco e chato,eu realmente não entendi o "buxixo" que criaram com este disco e com ele,certamente foi jaba da gravadora. Agora o Milton é todo sentimento,voz divina...com arranjos celestiais e discos com referenciais de qualidade ímpar. Eu também não entendi esta parceria mas prefiro ouvir antes do que comentar sem base nenhuma, mas que da medo esta notícia, isso dá...eu confesso.

Marcos disse...

Mauro,acredito que se tenha uma característica nesse disco, com total certeza não é de ser sem sal e nem açúcar.Eu tenho total certeza que esse disco será lembrado daqui a muitos anos como um clássico e o reconhecimento de artistas como Chico,Caetano,Milton,Djavan e Gal só reforçam o meu pensamento.
Quando que um "rapper" ,que em suas próprias palavras não faz rap e sim música brasileira, conseguiu tal projeção ?
O mais fácil a se pensar é que seu staff manipulou sua subida,mais ao se estudar a história do artista você perceberá que esse disco chegou a quase não existir e por força de amizades feitas durante sua carreira,muita gente boa se reuniu para fazer algo acontecer.
Quando você percebe que críticos que teriam um pé atrás de resenhar um disco de rap e quando ouvem percebem que aquilo não é algo comum , que ali tem o rap sim, tem samba sim,tem brega sim e tem mpb sim, você entende a grandeza desse disco.Tudo é muito bem feito e arranjado em consonância com letras de um bom poeta urbano.
Esse disco prova que a MPB ainda chega a todos os lugares e isso é motivo de felicidade.
Infelizmente por ouvirmos tanto coisa ruim por ai a fora,criamos um filtro que é difícil passar alguém novo.Mais se existe um artista brasileiro dessa nova geração,se quiser considerá-lo, que tem algo a dizer é o Criolo.

alittlemoreblue disse...

Sim, o Marcos tem toda razão. Concordo com ele.
Abraço
alittlemoreblue

"Mauro,acredito que se tenha uma característica nesse disco, com total certeza não é de ser sem sal e nem açúcar.Eu tenho total certeza que esse disco será lembrado daqui a muitos anos como um clássico e o reconhecimento de artistas como Chico,Caetano,Milton,Djavan e Gal só reforçam o meu pensamento.
Quando que um "rapper" ,que em suas próprias palavras não faz rap e sim música brasileira, conseguiu tal projeção ?
O mais fácil a se pensar é que seu staff manipulou sua subida,mais ao se estudar a história do artista você perceberá que esse disco chegou a quase não existir e por força de amizades feitas durante sua carreira,muita gente boa se reuniu para fazer algo acontecer.
Quando você percebe que críticos que teriam um pé atrás de resenhar um disco de rap e quando ouvem percebem que aquilo não é algo comum , que ali tem o rap sim, tem samba sim,tem brega sim e tem mpb sim, você entende a grandeza desse disco.Tudo é muito bem feito e arranjado em consonância com letras de um bom poeta urbano.
Esse disco prova que a MPB ainda chega a todos os lugares e isso é motivo de felicidade.
Infelizmente por ouvirmos tanto coisa ruim por ai a fora,criamos um filtro que é difícil passar alguém novo.Mais se existe um artista brasileiro dessa nova geração,se quiser considerá-lo, que tem algo a dizer é o Criolo."

Unknown disse...

Não Marcos, se tem um artista brasileiro dessa nova geração que leva nossa música bem brasileira, como um lindo cartão postal, esse artista desta nova e sofrida geração é o Filipe Catto.Enquanto o Criolo canta...o bagulho é louco...(Trecho de Subirusdoistiuzin), o Catto canta "Saga" letra inteligente,divertida e escrita por ele mesmo. Ah! Tem o Otto que é maravilhoso e muito brasileiro também,tem o Vander Lee talentosíssimo! Mas eles não são tãooo da nova geração assim. Mas certamente o Criolo é fachada enquanto o Catho é essência :)

Marcos disse...

Mauro,muito interessante seu ponto de vista.Também considero o Catto um bom cantor e que merece os devidos créditos.
Mas, mesmo você tentando descaracterizar um artista se utilizando de fragmentos,atitude típica de tantos ( tome como base a própria entrevista do Criolo para o programa do Lázaro Ramos no Canal Brasil, aonde alguns pegaram seus pensamentos na integra e editaram para torna-lo um doido),Felipe nunca vai dialogar com as diferentes classes do nosso país como o Criolo faz.
Assista essa apresentação na praça Rosevelt www.youtube.com/watch?v=MNPpDslLttw( imagina como seria bom se os jovens saíssem dos shoppings e se sentissem mais acolhidos em uma praça) onde todos se reúnem para cantar de peito aberto a canção "Não existe amor em SP".Essa sim,uma canção que nas próprias palavras de Caetano, gostaria de ter escrito.
Sinceramente,não imagino alguém para chegar nesse nível de representatividade com apenas dois discos.
É trágico reclamar de Representatividade sonora em uma nova geração e tentar anular qualquer ato de quem está chegando com "qualidade", sem apelar,só trazendo crônicas e palavras utilizadas no seu dia a dia.
Tire os filtros do seu coração.
Abraço !

Unknown disse...

Marcos, como você leva pro lado pessoal? No meu primeiro texto eu escrevi, que não tenho nada contra o Crilo, só acho ele fraco, fraquíssimo. Eu não perco um programa do Lazaro Ramos(Espelho) no Canal Brasil e assisti o Criolo, e pra mim nada mudou...ele é aquela fachada, com demasia de Leite C e texto decorado sobre fatos e culturas já exploradas, ele não é original em nada.E daí que o Caetano fala isso ou aquilo ? Eu gosto muito da música do Caetano(Amo),tenho quase todos os cd's, mas o Caetano gosta e defende o funk carioca e defende a senhora Ivete sangalo, que ele teve a "pachorra" de gravar um DVD com esta cidadã matando as músicas da Elis, eu não gosto e não concordo com ele, tenho minha opinião. Eu não vou falar de uma coisa que eu não conheço, eu conheci o trabalho do Criolo, o disco, as entrevistas e ele é isso, se você gosta, que bom ! Eu e muita, mas muita gente ao meu redor detesta! Qual o problema ? Que bom que é assim, somos diferentes. Meu coração é perfeito e sabe do gosta e ele gosta do Catho, do Otto, do Milton, do Caetano e de "otras cositas más"...curta o seu som que eu curto o meu. ponto :)

Carlos Cardoso disse...

Marcos!

Você tem toda razão e sabe defender seu ponto de vista sem preconceitos musicais. Acho esse album simplismente GENIAL. Criolo está está no TOP da Nova Geração.Ele tem que ser reverenciado e por ser GENIAL ainda não pode ser entendido por muitos!!