Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 12 de janeiro de 2014

Gravação de Ana para tributo a Vinicius vira o tema de abertura de novela

Não vai ser surpresa se o sexto álbum de inéditas de Ana Carolina, #AC (2013), vier a ser reeditado pela gravadora Sony Music neste ano de 2014 trazendo como bônus a gravação de Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959) feita pela cantora e compositora mineira para o CD Vinicius de Moraes - A vida tem sempre razão (2013), produzido por José Milton para a mesma Sony Music para festejar o centenário de nascimento do poeta e compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980). É que a  gravação da artista - em foto de Leonardo Aversa - foi escolhida para ser o tema de abertura da nova novela das 21h da TV Globo, Em família, cuja estreia está programada para 3 de fevereiro. Emoldurada por cordas e pelo piano de Eduardo Souto Neto, arranjador do fonograma, a sóbria gravação de Eu sei que vou te amar por Ana Carolina é um dos poucos destaques de disco formado por registros apáticos, preguiçosos, feitos por elenco que inclui grandes nomes da MPB e do samba.

16 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Não vai ser surpresa se o sexto álbum de inéditas de Ana Carolina, #AC (2013), vier a ser reeditado pela gravadora Sony Music neste ano de 2014 trazendo como bônus a gravação de Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959) feita pela cantora e compositora mineira para o CD Vinicius de Moraes - A vida tem sempre razão (2013), produzido por José Milton para a mesma Sony Music para festejar o centenário de nascimento do poeta e compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980). É que a gravação da artista - em foto de Leonardo Aversa - foi escolhida para ser o tema de abertura da nova novela das 21h da TV Globo, Em família, cuja estreia está programada para 3 de fevereiro. Emoldurada por cordas e pelo piano de Eduardo Souto Neto, arranjador do fonograma, a sóbria gravação de Eu sei que vou te amar por Ana Carolina é um dos poucos destaques de disco formado por registros apáticos, preguiçosos, feitos por elenco que inclui grandes nomes da MPB e do samba.

Unknown disse...

Realmente não vai ser surpresa se o álbum ser reeditado...

Só de curiosidade, gostaria de saber o número de cópias vendidas desse album e se é um número significativo!!

Acho um album muito fraco, uma edição especial com material extra seria legal!

Mas isso já é estratégia guardada, vocês vão ver...

Mauro Ferreira disse...

Leonardo, desconheço a vendagem de "#AC". Abs, Mauro Ferreira

Estalactites hemorrágicas disse...

Combinamos assim:
"Eu Sei Que Vou Te Amar"?

Ana Carolina, entendeu? Pára de compor e canta.

Ricardo Sérgio

Marcelo Barbosa disse...

Ridículo! E quem comprou o cd como eu? Isso que eu acho uma PUTA sacanagem!!
No mais, Samba é o ritmo MAIS POPULAR BRASILEIRO e o nosso caro crítico entrou nessa de diferenciar por conta do elitismo musical. Deve ser por conta dos colegas de profissão, até porque nunca o fez. Vida que segue!

Bruno Cavalcanti disse...

Discordo do Leonardo, acho o #AC o melhor disco da Ana desde "Estampado" - apesar de não ser tão bom quanto os primeiros álbuns, é melhor do que os anteriores.

E, olha, as novelas do Manoel - eu acho - são chatíssimas, não seria nenhuma surpresa se houvessem outros fonogramas daquele disco do Vinicius na novela - que deve dar tanto sono quanto o tributo ao poetinha. Espero que, se for para incluir fonogramas, coloquem um ou outro do tributo feito por Calcanhotto com a Arca de Noé, aquele sim, um tributo cheio de vida.

Francisco Frankson de Freitas Franco disse...

Com tanta cantora maravilhosa no mercado como Joyce, Wanda Sá ou até mesmo Ná Ozzetti; o Brasil tem que suportar o argouro dessa voz horrorosa, pelos menos é melhor do que Daniel gritando VIDA, VIDA, VIIIIIIIIIDA...

noca disse...

Projeto em que Ana Carolina consegue surpreender,Nana Caymmi(burocrática e muito distante da cantora moderna que sempre foi)Mõnica Salmaso(extremamente previsível apesar de estar no seu auge)...Coisas de de produtor bem mediano.

Rhenan Soares disse...

A gravação é belíssima, puro luxo. Um imenso privilégio aos tantos brasileiros que acompanham novelas, hahaha!

Seria uma super sacada a reedição do #AC, com a inclusão de mais esta canção como bônus. Daria novo fôlego às vendas (que também não sei a quantas andam).

Nem de longe #AC é o melhor disco da Ana, mas é um disco surpreendente e competente; muitíssimo bem feito. Um disco para os fãs, para as rádios... sem ser forçado, entretanto. Com certeza resultará em um show para grandes plateias e em um ótimo produto audiovisual.

Mas talvez sejam os primeiros passos para o encerramento de um ciclo...

Daniel disse...

Com o ostracismo e grau de chatice das novelas do Manoel Carlos, nao se podia esperar que mesmo quando fosse escolher uma voz atual para a abertura de uma novela, seria essa voz cantando musica batida. Enfim, pelo menos teremos a linda voz da Ana na abertura, melhor que o VIDA VIDA VIDA na gravaçao insuportável do Daniel.

Marcelo disse...

Não sou fã da Ana. Mas a gravação é muito bonita mesmo. Ela não grita e não faz aquelas manobras vocais chatérrimas que costuma fazer nas suas gravações.

Unknown disse...

A gravação é belíssima, puro luxo mesmo. Ana não só canta, como também encanta!Aos que falam mal, façam melhor e tentem chegar até onde ela chegou. Beijos na alma ! ;)

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Primeira vez que AC figura como tema de abertura novela nesses 15 anos de carreira. Houve a sua aparição em Vila Madalena, na qual dividia a semana com a Xuxa e outros cantores. Dessa vez é apenas ela, a maior voz do Brasil, todos os dias. Merecidíssimo!

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade

Essa canção já tem outras vozes definitivas. Ana será mais um lugar comum. Gritando ou não, preferia a música instrumental como sempre há estilos assim nas novelas do Maneco. Ou a voz de Nana etc. Haja Jabá nessa globo ou esquemão de amizade. Ouuu pra fazer valer as relações amorosas que a novela vai trazer, tudo a ver com Ana.

Unknown disse...

"Puta que susseso
é a melhor cantora do universo"

A Diva é demais não importa se a musíca é dela ou deixa de ser o importante é que todos os dias eu vou escutar essa voz maravilhosa.

Já o resto é o resto

ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO

Unknown disse...

"PUTA QUE SUSSESO
É A MELHOR CANTORA DO UNIVERSO'

Parabéns diva não importa se a musíca é sua ou deixa de ser eu só sei que vc vai arrasar na abertura da novela como sempre.
Vc é e sempre será uma das melhores cantoras do país e do mundo te amo

ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO
ANA EU TE AMO