Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 18 de março de 2013

Nana transforma tema de Caymmi em fado ao celebrar centenário do pai

Nana Caymmi deu ar de fado a uma das músicas menos ouvidas do cancioneiro magistral de seu pai, Dorival Caymmi (1914 - 2008). Trata-se de Francisca Santos das Flores (Dona Chica), música gravada pelo compositor no álbum Caymmi (Odeon, 1972). A releitura faz parte do CD Caymmi - 100 anos, dividido por Nana com seus irmãos Danilo e Dori Caymmi para festejar o centenário do nascimento do patriarca da família. O centenário vai ser celebrado em 2014, mas o disco - gravado em janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), e já em fase de finalização - vai ser lançado neste ano de 2013 numa edição da gravadora Som Livre. A foto foca Nana no estúdio.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nana Caymmi deu ar de fado a uma das músicas menos ouvidas do cancioneiro magistral de seu pai, Dorival Caymmi (1914 - 2008). Trata-se de Francisca Santos das Flores (Dona Chica), música lançada pelo compositor no álbum Caymmi (Odeon, 1972). A gravação faz parte do CD Caymmi - 100 anos, dividido por Nana com seus irmãos Danilo e Dori Caymmi para festejar o centenário do nascimento do patriarca da família. O centenário vai ser celebrado em 2014, mas o disco - gravado em janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), e já em fase de finalização - vai ser lançado neste ano de 2013 numa edição da gravadora Som Livre. A foto foca Nana no estúdio.

Eulalia Moreno disse...

Olá Mauro, tudo bem? Obrigada pelo destaque que voce sempre dá a música de Portugal. Esse Fado que a incrível, maravilhosa Nana vai regravar, foi originalmente gravado por Paula Ribas, uma fadista portuguesa, em 1971, no álbum "Fados Brasileiros", uma pérola que aguarda reedição.Compositores brasileiros como Caymmi, Vinicius, Ivan Lins, Chico, Caetano, e outros tantos compuseram obras-primas de Fados. Dentre todas, "Barco fantasma" de Victor Martins e Ivan é uma preciosidade, um hino aos Emigrantes que saindo de Portugal engrandeceram os países que os adotaram e mimaram, como o Brasil. Muito obrigada, Mauro!!

Anônimo disse...

Tenho, e gosto muito, o disco dos três manos em homenagem aos 90 anos do véio Caymmi.
Tomara que esse em homenagem aos 100 traga músicas menos óbvias, como essa Dona Chica.
E já tô no aguardo do terceiro em homenagem aos 110 anos do genial Caymmi.

PS: Tem cantora famosa por aí que tem confundido simplicidade com banalidade. Simplicidade genuína e relevante tá na obra do Baiano.
Faz bem um mês que "Caymmi e Seu Violão" é meu disco de cabeceira.
Discaço!

Mauro Ferreira disse...

Grato, Eulália, pela informação. abs, MauroF

Dona Emengarda disse...

Zé Henrique, vamos dar nome aos bois! Rs!

Eduardo Cáffaro disse...

bem legal, mas Nana podia fazer um cd só dela ... com canções pouco conhecidas do pai ... seria um discaço !!!

Anônimo disse...

Ok, Dona Emengarda, vou ser menos explícito. :-)
Boia, boiada, boiada.
A boidada seca... rsrsrs

PS: Ontem fui ouvir a música Dona Chica, não conhecia, bonita.
Caymmi é f***!

lurian disse...

Eulália esse disco da Paula Ribas é o mesmo em que ela canta alguns poemas de Cecilia Meireles musicados? Se for, eu o tenho, mas há tempos não o ouço, é de fato um bom disco!

noca disse...

Nana podia fazer um cd so dela em que desse um tempo de bolero,de Caymmi.Inéditas,com bastante Milton,Toninho Horta,Sueli Costa,Ivan Lins,Djavan e o Chico Buarque que ultimamente tem feito canções que ficariam perfeitas na voz dela.O projeto de um disco so com musicas de Jobim para o cinema,que ela algum dia sinalizou,também deveria acontecer.Mas um Caymmi obscuro,com a família,esta valendo.Ainda mais que é o Dori quem esta produzindo e isso é atestado de competência e apuro musical.

PONTES BUSTILHO disse...

Pora favor, me tirem uma dúvida, a Francisca Santos das Flores existiu? Foi amor do Caymmi? Tenho imensa curiosidade de saber.
Grata