Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de março de 2013

Orquestra Revelia saúda Jorge Amado em disco avalizado por Gismonti

A obra literária do escritor baiano Jorge Amado (1912 - 2001) já inspirou filmes, novelas e músicas. Formada em 7 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro (RJ), a Orquestra Revelia mergulhou no universo do escritor para idealizar e gravar seu primeiro CD, Músicas para saudar Jorge Amado, lançado de forma independente neste mês de março de 2013. Em texto entusiasmado, escrito para o encarte do disco, Egberto Gismonti avaliza o repertório composto majoritariamente por Luiz Potter - diretor musical da orquestra - sozinho (como em Itabuna e No Rio Vermelho) e com parceiros como Renato Frazão (coautor de Obá, tema inspirado por Navegação de cabotagem, o livro de memórias de Amado) e Pedro Araújo (parceiro de Ojuobá, música batizada com o apelido de Pedro Archanjo, personagem do romance Tenda dos milagres). Fora da seara autoral da Revelia, o repertório traz releitura de É doce morrer no mar, a parceria bissexta de Amado com o compositor baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008).

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

A obra literária do escritor baiano Jorge Amado (1912 - 2001) já inspirou filmes, novelas e músicas. Formada em 7 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro (RJ), a Orquestra Revelia mergulhou no universo do escritor para idealizar e gravar seu primeiro CD, Músicas para saudar Jorge Amado, lançado de forma independente neste mês de março de 2013. Em texto entusiasmado, escrito para o encarte do disco, Egberto Gismonti avaliza o repertório composto majoritariamente por Luiz Potter - diretor musical da orquestra - sozinho (como em Itabuna e No Rio Vermelho) e com parceiros como Renato Frazão (coautor de Obá, tema inspirado por Navegação de cabotagem, o livro de memórias de Amado) e Pedro Araújo (parceiro de Ojuobá, música batizada com o apelido de Pedro Archanjo, personagem do romance Tenda dos milagres). Fora da seara autoral da Revelia, o repertório traz releitura de É doce morrer no mar, a parceria bissexta de Amado com o compositor baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008).