Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 1 de julho de 2012

Simon volta no tempo e à África para documentar impacto de 'Graceland'

Em 1986, em pleno reinado desumano do Apartheid na África do Sul, Paul Simon lançou um dos mais aclamados álbuns de sua carreira solo, Graceland, de inspiração africana. Gestado em viagem do cantor e compositor norte-americano à África do Sul, Graceland teve tamanha força política e musical que vendeu 14 milhões de cópias em todo o mundo e se transformou num dos discos mais emblemáticos da década de 80.  O que justifica a 25th Anniversary Edition do álbum, lançada em escala mundial pela Sony Music em junho de 2012 e já disponível no Brasil. A rigor, os 25 anos já são 26, mas a edição compensa o atraso de um ano. Além de passado por novo processo de remasterização (a última tinha sido feita em 2004), o álbum original volta ao catálogo acrescido de material adicional - demos de Homeless, You Can Call Me Al e Crazy Love, além de takes alternativos de faixas como Diamonds on the Soles of Her Shoes - contextualizado por Simon na narrativa faixa-bônus The Story of Graceland. Mas o supra-sumo da edição dupla lançada no Brasil - há uma caixa de tiragem limitada para colecionadores vendida somente no exterior - é o DVD Under African Skies. Além de clipes das músicas You Can Call Me Al, The Boy in the Buble e Diamonds on the Soles of Her Shoes (vista e ouvida também em registro ao vivo captado em 22 de novembro de 1986 na apresentação de Simon no programa norte-americano de TV Saturday Night Love), o vídeo exibe o documentário Under African Skies. No filme do diretor Joe Berlinger, Simon volta à África do Sul - 25 anos após sua primeira visita ao país - para reavaliar o impacto musical e sócio-político de Graceland. A audição da 25th Anniversary Edition do álbum ressalta que, ao contrário do já derrubado Apartheid, a qualidade do repertório de Graceland continua de pé.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em 1986, em pleno reinado desumano do Apartheid na África do Sul, Paul Simon lançou um dos mais aclamados álbuns de sua carreira solo, Graceland, de inspiração africana. Gestado em viagem do cantor e compositor norte-americano à África do Sul, Graceland teve tamanha força política e musical que vendeu 14 milhões de cópias em todo o mundo e se transformou num dos discos mais emblemáticos da década de 80. O que justifica a 25th Anniversary Edition do álbum, lançada em escala mundial pela Sony Music em junho de 2012 e já disponível no Brasil. A rigor, os 25 anos já são 26, mas a edição compensa o atraso de um ano. Além de passado por novo processo de remasterização (a última tinha sido feita em 2004), o álbum original volta ao catálogo acrescido de material adicional - demos de Homeless, You Can Call Me Al e Crazy Love, além de takes alternativos de faixas como Diamonds on the Soles of Her Shoes - contextualizado por Simon na narrativa faixa-bônus The Story of Graceland. Mas o supra-sumo da edição dupla lançada no Brasil - há uma caixa de tiragem limitada para colecionadores vendida somente no exterior - é o DVD Under African Skies. Além de clipes das músicas You Can Call Me Al, The Boy in the Buble e Diamonds on the Soles of Her Shoes (vista e ouvida também em registro ao vivo captado em 22 de novembro de 1986 na apresentação de Simon no programa norte-americano de TV Saturday Night Love), o vídeo exibe o documentário Under African Skies. No filme do diretor Joe Berlinger, Simon volta à África do Sul - 25 anos após sua primeira visita ao país - para reavaliar o impacto musical e sócio-político de Graceland. A audição da 25th Anniversary Edition do álbum ressalta que, ao contrário do já derrubado Apartheid, a qualidade do repertório de Graceland continua de pé.