Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 1 de julho de 2012

Em 'A Joyful Noise', Gossip dilui seu rock numa sintetizada solução pop

Resenha de CD
Título: A Joyful Noise
Artista: Gossip
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * 

A vocalista do Gossip, Beth Ditto, revelou que passou o ano inteiro ouvindo o som do quarteto sueco ABBA durante a gestação do quinto álbum de estúdio do trio norte-americano, A Joyful Noise. A julgar pelo decepcionante resultado das onze faixas do disco, recém-lançado no Brasil pela Sony Music, Ditto deveria ter preferido ouvir o eletrizante álbum anterior do próprio Gossip, Music for Men (2009). Escalado para produzir A Joyful Noise, Brian Higgins - mais conhecido por trabalhos com o grupo Pet Shop Boys e com a cantora Kylie Minogue - diluiu o indie rock do Gossip em trivial solução pop que evoca os sintetizados sons dos anos 80 em faixas como Melody Emergency, Casualties of War - balada pop com ecos dos piores momentos de Madonna - e Into the Wild. Como a safra de inéditas autorais de A Joyful Noise não é das mais inspiradas do grupo, como já sinalizara o single Perfect World, o álbum se revela o mais fraco da discografia da banda. Entre tema que remete à batida da disco music (Get Lost) e faixa dance que joga o Gossip em pista assumidamente pop (Get a Job), A Joyful Noise deixa a irônica sensação de que o grupo está mais próximo de Lady Gaga - artista que "faz música para quem tem cinco anos", na opinião da desbocada Beth Ditto - do que do saudoso ABBA. Pelo visto e ouvido neste álbum chato, Ditto perdeu seu tempo ouvindo o grupo.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

A vocalista do Gossip, Beth Ditto, revelou que passou o ano inteiro ouvindo o som do quarteto sueco ABBA durante a gestação do quinto álbum de estúdio do trio norte-americano, A Joyful Noise. A julgar pelo decepcionante resultado das onze faixas do disco, recém-lançado no Brasil pela Sony Music, Ditto deveria ter preferido ouvir o eletrizante álbum anterior do próprio Gossip, Music for Men (2009). Escalado para produzir A Joyful Noise, Brian Higgins - mais conhecido por trabalhos com o grupo Pet Shop Boys e com a cantora Kylie Minogue - diluiu o indie rock do Gossip em trivial solução pop que evoca os sintetizados sons dos anos 80 em faixas como Melody Emergency, Casualties of War - balada pop com ecos dos piores momentos de Madonna - e Into the Wild. Como a safra de inéditas autorais de A Joyful Noise não é das mais inspiradas do grupo, como já sinalizara o single Perfect World, o álbum se revela o mais fraco da discografia da banda. Entre tema que remete à batida da disco music (Get Lost) e faixa dance que joga o Gossip em pista assumidamente pop (Get a Job), A Joyful Noise deixa a irônica sensação de que o grupo está mais próximo de Lady Gaga - artista que "faz música para quem tem cinco anos", na opinião da desbocada Beth Ditto - do que do saudoso ABBA. Pelo visto e ouvido neste álbum chato, Ditto perdeu seu tempo ouvindo o grupo.