Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DVD 'Live in France 1961' exibe show que abriu porta da Europa para Ray

Em 1961, Ray Charles (1930 - 2004) já era rei nos Estados Unidos, mas ainda não havia conquistado a Europa. Sua estreia no território europeu aconteceu de 18 a 22 de julho de 1961, datas em que The Genius se apresentou no Antibes Jazz Festival, na França. Perdidos há 50 anos, os registros audiovisuais dessas apresentações foram descobertos em 2011, restaurados (a partir dos filmes originais de 16mm) e remasterizados para edição no DVD Ray Charles - Live in France 1961, recém-lançado no mercado brasileiro via ST2. O DVD exibe nove números do show de 18 de julho de 1961, cinco da apresentação do dia 19, um (a balada I Wonder) do show de 21 de julho e onze da apresentação do dia 22, totalizando cerca de 1 hora e 45 minutos de gravação. Tais apresentações abriram as portas do mercado europeu para Ray. Sem a big band que o acompanhava nos shows feitos pelos Estados Unidos, o cantor aportou no festival francês com grupo mais reduzido, integrado pela nata dos músicos - Bruno Carr (bateria), Edgar Willis (baixo), John Hunt (trompete) Philip Guilbeau (trompete) e o trio de saxofonistas formado por Hank Crawford, David Fathead Newman e Leroy Hog Cooper - que gravaria com o cantor os discos feitos por Charles em sua fase na Atlantic Records. Na companhia de suas Raelettes (Darlene McCrea. Gwen Berry, Margie Hendrix, Pat Lyles e Darlene McCrea), Charles passeia por jazz e soul com a habitual maestria em roteiro que rebobina clássicos como Georgia on my Mind, What'd I Say (tema que pode ser ouvido no DVD em três apresentações distintas), Let The Good Times Roll, I Believe To My Soul e Ruby. Luxo!

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em 1961, Ray Charles (1930 - 2004) já era rei nos Estados Unidos, mas ainda não havia conquistado a Europa. Sua estreia no território europeu aconteceu de 18 a 22 de julho de 1961, datas em que The Genius se apresentou no Antibes Jazz Festival, na França. Perdidos há 50 anos, os registros audiovisuais dessas apresentações foram descobertos em 2011, restaurados (a partir dos filmes originais de 16mm) e remasterizados para edição no DVD Ray Charles - Live in France 1961, recém-lançado no mercado brasileiro via ST2. O DVD exibe nove números do show de 18 de julho de 1961, cinco da apresentação do dia 19, um (a balada I Wonder) do show de 21 de julho e onze da apresentação do dia 22, totalizando cerca de 1 hora e 45 minutos de gravação. Tais apresentações abriram as portas do mercado europeu para Ray. Sem a big band que o acompanhava nos shows feitos pelos Estados Unidos, o cantor aportou no festival francês com grupo mais reduzido, integrado pela nata dos músicos - Bruno Carr (bateria), Edgar Willis (baixo), John Hunt (trompete) Philip Guilbeau (trompete) e o trio de saxofonistas formado por Hank Crawford, David Fathead Newman e Leroy Hog Cooper - que gravaria com o cantor os discos feitos por Charles em sua fase na Atlantic Records. Na companhia de suas Raelettes (Darlene McCrea. Gwen Berry, Margie Hendrix, Pat Lyles e Darlene McCrea), Charles passeia por jazz e soul com a habitual maestria em roteiro que rebobina clássicos como Georgia on my Mind, What'd I Say (tema que pode ser ouvido no DVD em três apresentações distintas), Let The Good Times Roll, I Believe To My Soul e Ruby. Luxo!